Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 22 de agosto de 2016. Atualizado às 22h55.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 23/08/2016. Alterada em 22/08 às 21h40min

Cordialidade e descontração

Encontro de candidatos à prefeitura promovido pelo projeto Desafio Porto Alegre Resiliente

Encontro de candidatos à prefeitura promovido pelo projeto Desafio Porto Alegre Resiliente


FREDY VIEIRA/JC
Provisoriamente. Como todo o início de campanha eleitoral, os candidatos a prefeito de Porto Alegre trocam afagos mútuos e gestos de cordialidade como no debate de ontem de manhã no loteamento Santa Terezinha (antiga Vila dos Papeleiros). Sebastião Melo (PMDB) e Raul Pont (PT) foram além: até cantaram e dançaram com as crianças. Até porque campanha sem beijo de político em criancinha não é campanha. Já na véspera da votação, da cintura para baixo é canela.

A fila não anda

A propriedade intelectual tem sofrido grande descrédito devido à demora no processo de obtenção do registro. A avaliação é do diretor da Mário de Almeida Marcas e Patentes, Custódio Cesar Castro. Em relação a marcas, o acúmulo na aquisição de certificado de registro ou de carta-patente chegou a 452.358 processos até junho. Pudera. O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) só julga entre 8 mil e 20 mil processos por mês.

As tetas do fundo

Partido Novo faz ação contra o fundo partidário
Partido Novo faz ação contra o fundo partidário
PARTIDO NOVO/DIVULGAÇÃO/JC
No sábado passado, a Praça da Encol foi palco de uma ação inusitada. O Partido Novo levou a escultura gigante que ficou famosa em Porto Alegre por simbolizar todos mamando na teta do governo. A iniciativa tem como objetivo reforçar a campanha contra o fundo partidário, com a coleta de assinaturas para modificação da Lei nº 9.096/95.

Debate em São Gabriel

O Sindicato Rural de São Gabriel definiu que irá realizar três encontros com os associados e a classe rural para questionar e ouvir as propostas dos três candidatos à prefeitura de São Gabriel. Inocêncio Gonçalves (PP/PSB/DEM/PPS/PEN/Pros/Rede), Roque Montagner (PT/PCdoB/PTdoB) e Rossano Gonçalves (PDT).

Pedro Américo

Faleceu ontem o ex-vereador e ex-deputado estadual Pedro Américo Leal (PP), 92 anos. Teve atuação polêmica, mas marcante, ao longo da sua carreira como coronel do Exército e depois como parlamentar pela Arena (matéria nesta edição).

Foi bom pra você também?

O Brasil certamente não fez feio no quesito medalhas. Vá lá que a Rússia não veio com força total, mas obter a 13ª colocação é uma bela façanha. Ganhamos ouros não previstos, mas das oito primeiras colocações que eram projetadas para o Brasil, só ganhamos em três, segundo o Estadão. No fundo, é a velha questão do copo meio vazio ou meio cheio.

Por falar em ouros...

...os nadadores norte-americanos envolvidos no não assalto ganharam ouro na modalidade Fiasco. E Ryan Lochte ganhou uma segunda medalha na modalidade Tiro no Pé. Perdeu uma grana preta em patrocínios. Recorde-se que, pela moral calvinista, a mentira é o pecado maior.

A velhinha amarelinha

Se existem empresas longevas, é natural que elas tenham produtos longevos. Caso da Maisena, que está há 130 anos nas despensas. Quando nasceu, o Brasil ainda era Império. A marca da Refinações de Milho Brasil tem mil e uma utilidades. Não se precisou nem adaptar para os celíacos, porque já nasceu sem glúten. E em assaduras de bebês substituiu o hypoglós com vantagem.

Novidades na Previdência...

Duas novidades ofuscadas pela Olimpíada: na sexta-feira passada, entrou em vigor o novo regime de Previdência Complementar no Rio Grande do Sul. Os novos servidores poderão planejar seus benefícios, optando pela Previdência Complementar. É um grande avanço.

...e nas mortes sem violência

A segunda novidade é que, nos casos de morte sem violência, no Rio Grande do Sul, os corpos não serão mais encaminhados ao Departamento Médico Legal, passando para a área da Saúde. O procedimento vai evitar demora na investigação policial, desafogando órgãos da Segurança.

Miúdas

  • PARA largar foguetes de verdade para a Olimpíada, só se não se descobrir mal havidos nas obras. Rola?
  • ANIVERSÁRIO ilustre nesta semana: Lufthansa comemora 60 anos de voo regular entre Brasil e Europa.
  • DUAS datas tradicionalmente ligadas a enchentes: Santa Rosa (30 de agosto) e São Miguel (30 de setembro).
  • LEITORA se manifesta contrária ao funcionamento dos zoológicos, citando o caso de Buenos Aires, que terminou com o seu.

Finais

  • CLUBE Criação/CDN Sul promovem, quinta-feira/19h/auditório da APP, palestra com o arquiteto austríaco Markus Tomaselli sobre processo criativo e design urbano.
  • UNIMED Porto Alegre estará presente na 39ª Expointer 2016 como serviço médico oficial do evento.
  • CASE Megastore Cameron será apresentado hoje por Arlene Lubianca no Latam Retail Show, em São Paulo.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia