Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 18 de agosto de 2016. Atualizado às 13h28.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 18/08/2016. Alterada em 18/08 às 13h29min

Zoológico eletrônico

Camelôs e ambulantes ocupam a Rua da Praia e outras áreas do Centro Histórico

Camelôs e ambulantes ocupam a Rua da Praia e outras áreas do Centro Histórico


FREDY VIEIRA/JC
As complicações no Centro Histórico vão muito além dos camelôs e ambulantes que não ambulam, as bancas de hortigranjeiros a céu aberto aspirando monóxido de carbono, os varais com roupas ao longo da Rua da Praia e transversais, esse mercado persa sem brilho. O pedestre ainda precisa driblar trenzinhos e bichinhos que atravessam seu caminho. E vá pisar numa dessas geringonças para ver o que é bom para a tosse.

Esqueceram de mim. Mesmo.

A União, o Estado do Rio Grande do Sul e o município de São Jerônimo terão que pagar R$ 50 mil de indenização a uma gestante que foi esquecida dentro de uma ambulância. A decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) manteve sentença de primeiro grau. A ambulância que a levaria para o hospital percorreu alguns quilômetros e depois parou. Por três horas. Neste tempo, a paciente ficou sem eira nem beira, sem saber o que estava acontecendo.

Há vagas

Uma parceria entre o Sebrae-RS e o Hospital Bruno Born, de Lajeado, com apoio da Univates, oportunizará um programa para que as micro e pequenas empresas desenvolvam produtos e serviços inovadores relacionados às necessidades do hospital. O Desafio Hospital Bruno Born selecionará 30 projetos para integrar, durante quatro meses, três segmentos de trabalho.

Câmbio a domicílio

Entra no ar, nos próximos dias, o site gaúcho Supercâmbio, a primeira plataforma on-line de comparação e compra de moedas para o câmbio turismo. O interessado coloca uma data limite e o valor que se pretende por qualquer moeda; se o preço baixar, ele é avisado. A compra é realizada no próprio site, e a moeda pode, inclusive, ser entregue em casa.

Os onipresentes

Depois que prenderam um dirigente do Comitê Olímpico Internacional acusado de atuar como cambista, está na hora da rendição. Em todo o mundo, os cambistas são onipresentes, olímpicos, atrevidos e indestrutíveis. Está na hora de erguer um Monumento em Homenagem ao Cambista Desconhecido.

30 anos na Noite

Capa da edição de 30 anos do Jornal da Noite
Capa da edição de 30 anos do Jornal da Noite
REPRODUÇÃO/JC
Como acontece todos os meses, há 30 anos, saiu a nova edição do Jornal da Noite. A capa traz um dos últimos textos do jornalista Danilo Ucha, fundador, diretor e editor do mensário, até sua morte, há um mês. Ucha deixou a edição especial praticamente fechada. Na capa, ele assina um texto sobre a proeza que é manter um jornal pequeno por todo esse tempo.

Mais homenagens

A edição dos 30 anos do Jornal da Noite tem ainda matérias sobre os temas que tradicionalmente publica: arte, turismo, negócios e imprensa. A diferença é que foi incluída reportagem sobre a trajetória de Ucha, que, além de colunista do Jornal do Comércio, foi autor de 17 livros-reportagem. Também há textos sobre Ucha dos jornalistas Elmar Bones, Kenny Braga, Sérgio Lagranha e Valter Todt.

Compro ouro

Cuba, quem te viu, quem te vê na Olimpíada 2016. O país, que incomodava potências olímpicas no número de ouros, hoje está atrás até do segundo time. É o legítimo ouro velho.

Ação e reação

Interessante o comportamento do pedestre ante os tempos violentos que vivemos. A sensação de insegurança diminui um pouco quando existe comércio de rua e quando se passa por paradas de ônibus com muitos usuários. Em compensação, quando existe um muro longo e sem entrada/saída, o pedestre se sente bem desconfortável.

Miúdas

  • ESTUDO da americana Lutron mostra que, no Brasil, as residências gastam, por dia, até uma hora e meia de consumo inútil de energia.
  • COISAS que irritam: parar em fila dupla sem ligar o pisca alerta ou ligá-lo quando o carro já parou.
  • DESAGRAVO ao ator José Abreu no programa do Faustão foi maior que a cobertura dos 90 anos da Rainha Elizabeth.
  • PREVISÃO de 11 graus de amanhã para quinta-feira. Será o primeiro "frio" do ano. E o primeiro a gente não esquece.
  • VOCÊS podem não estar interessados na guerra, mas a guerra está interessada em vocês. (Leon Trotsky)

Finais

  • AES Sul promove o curso de Aprendiz Administrativo para pessoas com deficiência auditiva, parceria com o Senai de Esteio/Escola Padre Reus.
  • SHOPPING Total vai realizar, no dia 28/19h, a 1ª edição 2016 do Happy Total, com Tania Carvalho e Luciano Braga.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia