Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 17 de agosto de 2016. Atualizado às 01h17.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 17/08/2016. Alterada em 16/08 às 21h35min

O Aedes no celular I

Armadilha Zumba para capturar o Aedes, criada por meio de uma parceria entre a Isca Tecnologias e a USP

Armadilha Zumba para capturar o Aedes, criada por meio de uma parceria entre a Isca Tecnologias e a USP


Fotos ISCA TECNOLOGIAS/DIVULGAÇÃO/JC
A empresa Isca Tecnologias, de Ijuí, e a Universidade de São Paulo (USP) venceram a competição global "Usaid combatendo o zika e futuras ameaças", que financiará o desenvolvimento, testes e implementação de uma "armadilha inteligente para aprimorar a vigilância do zika". A isca partiu do conceito de que a população, além do governo, precisa se engajar nesta guerra.

Primeiro carro nacional...

Automóvel Democrata deveria ser o primeiro genuinamente nacional, fabricado no anos 1960
Automóvel Democrata deveria ser o primeiro genuinamente nacional, fabricado no anos 1960
MUSEU DO AUTOMÓVEL DE CANELA/DIVULGAÇÃO/JC
Este carro não existe. Ou melhor, existe como protótipo, o único que restou. O Democrata deveria ser o primeiro automóvel genuinamente nacional, fabricado nos anos 1960 pela Indústria Brasileira de Automóveis Presidente (Ibap), de São Paulo. Está exposto no novo Museu do Automóvel de Canela, dos empreendedores de Passo Fundo Rogério e Róberson Azambuja, na Praça das Nações, 281.

O Aedes no celular II

A armadilha, batizada de Zumba, atrai e captura Aedes adultos e automaticamente os classifica em espécies e sexos. Faz a contagem e finalmente a conecta com dispositivos móveis, com estimativas de densidades locais de população de mosquitos. O aplicativo instrui os usuários para controlar possíveis agregações de mosquitos em criadouros em suas residências.

Centro de eventos

A Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), que defende uma Parceria Público-Privada (PPP) para a construção de um centro de eventos de grande porte na Capital, passou a integrar o grupo de trabalho para a gestão geral da implantação do projeto pela Secretaria Municipal de Turismo. A ACPA é representada pelo conselheiro Norton Lenhart e pelo diretor João Luiz Moreira (suplente).

...o Democrata não vingou

A história da Ibap é complicada. O empresário Nelson Fernandes se propôs a construir o primeiro carro de luxo do Brasil. Atraiu 90 mil investidores, mas depois tudo foi para o brejo. Sofreu processos, devassas do Banco Central, da Federal e até uma CPI. Com design baseado no Corvair da GM, tinha motor italiano traseiro de 120 cavalos. Era um carro interessante.

Nota fiscal animal

Entidades de defesa e proteção animal poderão agora ser beneficiadas no programa Nota Fiscal Gaúcha. O projeto de lei, de autoria da deputada estadual Manuela d'Ávila (PCdoB), foi aprovado ontem pela Assembleia Legislativa. A proposta abrange ainda a inclusão de entidades ligadas ao esporte e lazer. As instituições não podem ter fins lucrativos.

Time completo

O Partido Ecológico Nacional (PEN) garante que é o único a concorrer com nominata completa em Porto Alegre e ultrapassar o percentual das mulheres, com 40,75%. Todos os 54 candidatos participam pela primeira vez de uma eleição.

Pedágio na Borges

Uma senhora que mora no Centro Histórico de Porto Alegre caminhava pela calçada do Viaduto Otávio Rocha quando foi abordada por um dos tantos com-teto do viaduto. Com a maior cara de pau, disse que sabia onde ela morava e recomendou que, da próxima vez, desse a ele uma "gorjetinha". E, de fato, ele sabia. De forma que agora chegamos ao pedágio urbano criminoso.

Miúdas

  • QUANDO as traças começavam a se alegrar com a volta de roupas pesadas aos armários, lá vem frio de novo.
  • DILMA Rousseff (PT) errou no timing ao divulgar a sua famosa carta. Deveria ter esperado o fim da Olimpíada.
  • AGORA, todo mundo diz o que já se sabia quando mudaram as leis eleitorais. Os caixas-2 tomaram anabolizante.
  • COMO já dizia um antigo secretário da Receita Federal, lei boa é lei velha.

Finais

  • SISTEMA Secovi promove, dias 22 e 23/Centro de Eventos Plaza São Rafael, o 9º Encontro Gaúcho de Condomínios.
  • ESCRITÓRIO Xavier Advogados, de Porto Alegre, completa hoje 32 anos de atuação.
  • MUNDO unido pela vida é tema de campanha mundial da Associação Latino-Americana de Cemitérios e Serviços Funerários, parceria com o Grupo Cortel. Domingo, no Parque Germânia.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia