Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 08 de Agosto de 2016 às 02:28

Projeto Cabra I


TFS/DIVULGAÇÃO/JC
Um carro que pode se mover na água, pântanos e na terra é a proposta do Carro Anfíbio Brasileiro (Cabra). O primeiro protótipo foi testado em 1984 (foto) nas águas do Rio Caí, em Montenegro. O inventor, o engenheiro agrônomo Telmo Flores de Siqueira, explica que o veículo usará motor VW flex de 2 mil cilindradas para tracionar o carro em conjunto ou isoladamente com o hélice. E ainda terá a opção vela.
Um carro que pode se mover na água, pântanos e na terra é a proposta do Carro Anfíbio Brasileiro (Cabra). O primeiro protótipo foi testado em 1984 (foto) nas águas do Rio Caí, em Montenegro. O inventor, o engenheiro agrônomo Telmo Flores de Siqueira, explica que o veículo usará motor VW flex de 2 mil cilindradas para tracionar o carro em conjunto ou isoladamente com o hélice. E ainda terá a opção vela.

Projeto Cabra II

Minucioso, o projeto prevê o uso de compósitos como fibra de aramida e carbono, leves e resistentes, que o deixarão com 650 quilos, o que o tornará bem veloz na água. Telmo visitou a Embraer para conhecer estes materiais, além de cursos acadêmicos específicos. Como todo inventor, Telmo tem um problema: recursos. Ele sugere troca por exposição publicitária no Cabra. Seus telefones: (51) 3273-2723 e 9104-3845.

A outra ponte começo de conversa

A ponte sobre o Rio Uruguai ligando Brasil e Argentina será em Porto Xavier. Quem garante é o deputado federal gaúcho Darcísio Perondi (PMDB), após encontros com os ministros da área de infraestrutura e Itamaraty. O estudo de viabilidade foi feito pelos dois países sob coordenação do Dnit. Custará entre R$ 50/60 milhões, menos da metade do que custaria em Itaqui ou Porto Mauá, as outras duas opções.

Mesmo pacote

O cheiro de mofo no ar nas imediações da avenida Ceará, no final da avenida Farrapos, soma-se à queixa de um leitor de que o mesmo odor é registrado nas imediações da ponte do Guaíba e da Avenida da Legalidade. Recorde-se que na Ceará passa um duto de captação do Dmae. Parece óbvio que faz parte do mesmo pacote da água com esse cheiro.

Por falar em cheiro...

...a grande concentração de moradores de rua no Centro Histórico criou um problema óbvio. Em vários pontos é forte o cheiro de urina e dejetos, especialmente embaixo do Viaduto Otávio Rocha. Além de o espaço das calçadas ser reduzido, o pedestre ainda tem que suportar o incômodo odorífero. Parece até que não existem esgotos, como antigamente.

Pais e filhos

Os shoppings estão dando tratos à bola para estimular as vendas do Dia dos Pais. O Total colocou o antigo jogo Fla-Flu e um game em que fotos de pais e filhos foram misturadas. Quem acertar o maior número de pais correspondentes aos filhos ganha um prêmio.

Rio a um pila

Passar os próximos dois fins de semana no Rio de Janeiro das Olimpíadas pagando apenas R$ 1,00 de aluguel por um apartamento decorado é a promoção da home store carioca Etna. Os sortudos poderão levar até três acompanhantes e terão direito a drinks e o que antigamente se chamava de salgadinhos.

As inesquecíveis

Foi muito bonita a abertura das Olimpíadas do Rio, não tem como não concordar. Mas é interessante observar que é o detalhe que torna uma edição inesquecível. Caso do ursinho Mischa vertendo uma lágrima no encerramento da Olimpíada de Moscou, em 1980; e da abertura de Barcelona, em 1992, com a flecha de um arqueiro "acendendo" a Chama Olímpica.

Vamos ficar nus?

Foi com essa provocação que a diretora de mídia da agência W3haus, Patrícia Angeletti, deu início, sábado, à palestra do Grupo de Mídia durante o 1º Encontro ARP de Grupos. A ideia era debater sobre o tema "Como ser novo de novo?", e a publicitária propôs o questionamento para mostrar que é necessário "desvestir" algumas verdades para se reinventar.

Miúdas

  • EMPRESÁRIO Belmiro Zaffari deixa a gestão da Unesul para se dedicar "a projetos pessoais, familiares e profissionais".
  • MULTINACIONAL Procter & Gamble vai fechar a fábrica do sabão em pó Ariel. Agora, só a versão líquida.
  • NÃO é pelo viés político que a Venezuela não pode assumir o Mercosul. Deixou de cumprir mais de 100 cláusulas obrigatórias.
  • NOVE empresas participaram da licitação da Área Azul em Porto Alegre, realizada na semana passada.

Finais

PAULO Afonso Pereira, presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, faz o Papo Amigo da ACDE dia 11/12h/Restaurante Laçador. ASSOCIAÇÃO dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos promove, dias 25 e 26, em Bento Gonçalves, o 2º Congresso Estadual Aearv. PHILIPP Schiemer, CEO da Mercedes-Benz Brasil, fala sobre o cliente do futuro para a Câmara Brasil-Alemanha dia 18/12h/Centro de Convenções Fiergs.