Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 30 de agosto de 2016. Atualizado �s 19h22.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

FESTIVAL DE GRAMADO

Not�cia da edi��o impressa de 31/08/2016. Alterada em 30/08 �s 16h42min

Transcender fronteiras: Festival de Gramado segue exibi��es

Coprodu��o entre Brasil e Argentina, longa Esteros conta uma hist�ria originada em Paso de Los Libres

Coprodu��o entre Brasil e Argentina, longa Esteros conta uma hist�ria originada em Paso de Los Libres


FESTIVAL DE GRAMADO/DIVULGA��O/JC
Continua a corrida pelos Kikitos. Nesta noite, no Palácio dos Festivais, em Gramado, a partir das 19h, será exibido o curta Lembrança do fim dos tempos, de Rafael Câmara, e o longa estrangeiro Campaña Antiargentina, de Ale Parysow. Na segunda parte da mostra competitiva, o título curto Memória da pedra, de Luciana Lemos, precede a projeção de El Mate, de Bruno Kott.
Selecionado para a competição de longas-metragens nacionais do 44º Festival de Cinema de Gramado, El Mate mostra uma noite na vida de Armando, assassino de aluguel portenho, que vive sozinho numa estranha casa no Centro de São Paulo.
É nesse lugar que Armando mantém sua encomenda: um russo que aguarda, amarrado e vendado, os mandantes de seu sequestro. Tudo vai mal para o russo e bem para Armando até que Fábio, um jovem evangélico, toca a campainha e acaba trazendo não só a palavra de Deus, mas uma estranha mudança no rumo dos personagens.
O filme foi rodado em 2015 e traz no elenco Fabio Marcoff, no papel de Armando, e o diretor Bruno Kott, como Fábio. O roteiro também é assinado pelos dois, que já haviam trabalhado juntos na série televisiva No divã do dr. Kurtzman, exibida pelo Canal Brasil.
Ator, diretor e roteirista, o estreante no cinema Bruno Kott integrou montagens teatrais como ator, dramaturgo e assistente de direção. O diretor e ator argentino Fabio Marcoff ainda participou das series 9 mm, da Fox; Passionais, no Globosat; Família Imperial, no Canal Futura; e Magnifica 70, na HBO. Ele está em outro filme na competição dos brasileiros do Festival de Gramado em 2016: O roubo da taça, de Caito Ortiz, exibido no sábado.
A obra dramatiza o episódio real do furto do troféu de ouro que levava o nome de Jules Rimet, ocorrido em 1983, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que teve seu desfecho meses depois com a prisão dos ladrões confessos. O protagonista é interpretado por Paulo Tiefenthaler, mas o elenco tem ainda nomes consagrados, como Taís Araujo, Milhem Cortaz e Stepan Nercessian. Apesar de ser uma parceria com a Netflix, a produção estreia primeiro nos cinemas brasileiros, a partir de 8 de setembro.
Já a película do país vizinho tem como protagonista Leo J, um cantor e ator que recebe uma casa de herança. Remexendo nas coisas antigas do lugar, encontra documentos de uma estranha "Campaña Antiargentina", de responsabilidade de um grupo maçônico. É uma comédia ácida, de atmosfera conspiratória, intercalando materiais de arquivo com cenas de ficção.
Amanhã, é a vez de Esteros, coprodução entre Brasil e Argentina, ser apresentado na mostra latina. O filme de Papu Curotto se passa na fronteira. Matias e Jeronimo cresceram juntos em Paso de Los Libres, região folclórica, ecológica e com um Carnaval parecido com o brasileiro. Na adolescência, surge uma atração entre os dois, vivida com curiosidade entre ambos. Depois de anos separados, cada um lida com esse passado de forma diferente. Quando eles se reencontram na cidade, o sentimento renascerá e se confrontará com todos os tipos de conflitos morais.
O longa brasileiro a ser exibido na quinta-feira é Tamo junto, de Matheus Souza. O elenco conta com nomes conhecidos: Sophie Charlotte, Fábio Porchat, Antonio Tabet, Fernanda Souza, Augusto Madeira e Dida Camero. Na trama, Felipe termina o namoro de anos para curtir a vida, mas acaba descobrindo que a situação de solteiro é mais dura do que ele esperava.
O evento segue na serra gaúcha até o próximo sábado, com a cerimônia de premiação dos vencedores. Mais informações em www.festivaldegramado.net.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia