Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 20 de Julho de 2016 às 13:11

May anuncia que Reino Unido abdica da presidência da UE no 2º semestre de 2017

Agência Estado
A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, afirmou hoje que o país irá abdicar da presidência rotativa da União Europeia, que estava agendada para assumir no segundo semestre de 2017.
A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, afirmou hoje que o país irá abdicar da presidência rotativa da União Europeia, que estava agendada para assumir no segundo semestre de 2017.
Ela comunicou a decisão na noite de ontem ao presidente do conselho europeu, Donald Tusk, e informou que tomou a decisão para priorizar as negociações da saída britânica do bloco.
May começa nesta quarta-feira sua primeira rodada de viagens como líder do Reino Unido. Primeiro, ela deve se encontrar no fim do dia com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, um figura chave das negociações do Brexit. De Berlim, ela viaja a Paris, onde tem reunião com o presidente François Hollande.
Segundo o escritório em Londres, as visitas têm como objetivo forjar "as relações pessoais que irão pavimentar o caminho para discussões abertas e francas nos próximos meses".
A premiê deve ser questionada sobre quando irá invocar o Artigo 50 da Constituição Europeia, que inicia o processo de dois anos de retirada do bloco. Ela já declarou não planejar iniciar esse processo antes do fim do ano, mas líderes europeus pressionam por um processo mais ágil.
A discussão mais difícil deve girar em torno dos trade-offs entre o acesso ao mercado único europeu, do qual a economia britânica depende, e o controle da imigração. Líderes europeus dificilmente entregarão esse acesso aos britânicos sem que eles garantam a livre movimentação de pessoas entre Estados membros.
Em uma sessão com parlamentares nesta quarta-feira, May evitou adiantar o que pensa sobre esse assunto, mas afirmou que o plebiscito deixou claro que "as pessoas querem controles sobre a livre movimentação da União Europeia". Por outro lado, ela afirmou, "precisamos negociar o melhor acordo para os bens e serviços do povo britânico.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO