Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 04 de Julho de 2016 às 08:30

Bolsas asiáticas sobem com aposta em novos estímulos monetários

Agência Estado
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam em alta nesta segunda-feira, em meio a expectativas de que grandes bancos centrais adotarão novas medidas de estímulo monetário e à valorização de papéis de mineradoras e petrolíferas, favorecidas por ganhos nos preços das commodities.
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam em alta nesta segunda-feira, em meio a expectativas de que grandes bancos centrais adotarão novas medidas de estímulo monetário e à valorização de papéis de mineradoras e petrolíferas, favorecidas por ganhos nos preços das commodities.
Na China, o índice Xangai Composto subiu 1,9%, a 2.988,60 pontos, encerrando o dia no maior nível em dois meses. Em média, as produtoras de carvão tiveram alta de 4,4% em Xangai e as mineradoras de metais, de 4,3%. O Shenzhen Composto, que tem menor abrangência, registrou ganho de 1,6%, a 2.001,69 pontos.
No mercado japonês, o Nikkei avançou 0,6% em Tóquio, a 15.775,80 pontos, enquanto em Hong Kong, o Hang Seng mostrou ganho de 1,27%, a 21.059,20 pontos, depois de não operar na sexta-feira devido a um feriado local.
Os investidores na Ásia compram ações com a esperança de que os principais BCs, em especial o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), logo voltem a relaxar ainda mais suas políticas monetárias, seja por meio de cortes de juros ou da expansão de programas de compras de ativos, segundo o diretor-gerente da Parry International Trading, Gavin Parry.
Na semana passada, o Banco da Inglaterra (BoE) previu que também terá de adotar novos estímulos nos próximos meses para sustentar a economia do Reino Unido, após a recente decisão dos britânicos de votarem por sua saída da União Europeia. Além disso, há especulação de que o Federal Reserve (Fed, o BC norte-americano) não deverá elevar juros este ano.
Relaxamento monetário adicional seria positivo para as ações, notou Parry, uma vez que os custos de empréstimos das empresas diminuem quando entra liquidez no sistema financeiro.
Entre bolsas asiáticas menores, o sul-coreano Kospi avançou 0,4% em Seul, a 1.995,30 pontos, enquanto o Taiex mostrou alta marginal em Taiwan, de 0,26%, a 8.760,58 pontos, assim como o filipino PSEi, que subiu 0,21% em Manila, a 7.846,54 pontos.
Na Austrália, onde fica o principal mercado da Oceania, o bom desempenho das commodities garantiu o tom positivo do S&P/ASX 200, que terminou a sessão com alta de 0,7%, a 5.281,80 pontos, a máxima do dia. Os ganhos entre mineradoras australianas variaram de 2,3% a 7,2%, enquanto as petrolíferas subiram entre 0,6% e 2,6%. Com isso, ficou em segundo plano o fato de resultados preliminares indicarem que nenhum dos dois principais partidos do país conquistou maioria na eleição parlamentar do fim de semana.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO