Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 04 de julho de 2016. Atualizado às 12h13.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

aviação

Notícia da edição impressa de 04/07/2016. Alterada em 04/07 às 12h13min

Azul inaugura voo direto de Porto Alegre para Montevidéu em quatro dias da semana

Aeronave turboélice ATR 72-600 tem capacidade para 70 passageiros

Aeronave turboélice ATR 72-600 tem capacidade para 70 passageiros


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Bruna Oliveira
A neblina baixou e o sol até abriu no final da manhã para o voo inaugural entre Porto Alegre e Montevidéu, nesta sexta-feira (1°). A decolagem marcou o início das operações entre a Capital gaúcha e a uruguaia pela Azul Linhas Aéreas, que vai realizar as viagens na frequência de quatro voos semanais: às segundas, quartas e sextas-feiras e aos domingos. Após passar pelo tradicional rito de batismo, sob jatos d'água do Corpo de Bombeiros, a aeronave ATR 72-600, de capacidade para 70 passageiros, deixou o Aeroporto Internacional Salgado Filho lotada para retomar as operações no trecho, que estavam suspensas desde fevereiro.
Além de se conectar a outras rotas, o voo atende a uma importante demanda de turismo e de negócios entre as duas regiões. Com a grande procura, a intenção da companhia, inclusive, é de tornar a frequência do voo diária, afirmou o diretor de Planejamento e Alianças da Azul, Marcelo Bento. "A demanda já existe, então para a Companhia é muito mais fácil do que operar novos mercados que ainda não eram explorados". A capital uruguaia é o segundo destino regular internacional servido pela empresa na América do Sul.
O trecho entre Porto Alegre e Montevidéu foi a primeira rota internacional operada por uma companhia brasileira, lançada em 1942, pela Varig. De lá para cá, foi explorada por diversas companhias, até ser suspensa, no início do ano, após cancelamento das operações da Gol. 
Presente na cerimônia de inauguração de hoje, o vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli, destacou a parceria com a empresa e afirmou que "o povo gaúcho é quem ganha" com a retomada dos voos, pelo desenvolvimento econômico que gera ao Estado. A retomada das viagens também foi comemorada pela consulesa do Uruguai no Rio Grande do Sul, Karla Beszkidnyak, que destacou a possibilidade de estreitar os vínculos de cooperação entre os dois países, sobretudo pela possibilidade de unir os povos.
No interior gaúcho, a Azul opera voos para Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo, Caxias do Sul, Uruguaiana e, em breve, Santo Ângelo. Conforme anunciado hoje pela companhia, o início das viagens para Santo Ângelo depende apenas das adequações finais no aeroporto do município. Ainda sem data marcada, o início das operações no noroeste do Estado está previsto para ocorrer entre setembro e outubro. Com a confirmação, serão 15 os destinos da Azul partindo do Salgado Filho, nacionais e internacionais.
A Azul também anunciou que já solicitou autorização para retomar os voos no trecho entre Porto Alegre e Punta del Este durante o verão. As viagens regulares temporárias seriam às quintas-feiras e aos domingos, de 15 de dezembro a 29 de janeiro. A empresa pretende colocar à disposição, ainda, ligações extras no Réveillon e Carnaval.
 
O avião recebeu jatos d'água na tradicional cerimônia de batismo
Aeronave turboélice ATR 72-600 tem capacidade para 70 passageiros
Autoridades como o vice-governador Cairoli (e) participaram da cerimônia
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia