Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 20 de julho de 2016. Atualizado às 14h53.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Danilo Ucha

Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 20/07/2016. Alterada em 19/07 às 18h50min

Enólogo italiano acredita no terroir brasileiro

Roberto Cipresso conduz vinhedos da Bueno Wines

Roberto Cipresso conduz vinhedos da Bueno Wines


DANILO UCHA/JN/ESPECIAL/JC
O empreendimento Bueno Bella Vista Estate, do narrador esportivo Galvão Bueno, em Candiota, na Campanha Gaúcha, está passando por um processo de replanejamento do negócio, que antes envolvia criação de gado, ovinos e cavalos crioulos e produção de vinhos e, agora, vai focar mais no vinho, inclusive com uma unidade na Toscana, na Itália. Segundo o diretor comercial, Márcio Marson, os executivos criaram dois projetos, o Projeto Brasil, com o objetivo de qualificar ainda mais os vinhos já existentes e lançar novos ícones, visando aos mercados nacional e internacional - EUA, Ásia e Europa; e o Projeto Itália, destinado a ampliar a produção dos clássicos vinhos Brunello di Montalcino e aumentar sua distribuição para os mercados dos EUA e do Brasil. O responsável técnico pelas mudanças e qualificação dos vinhos é o viticultor e enólogo italiano Roberto Cipresso, considerado um dos mais talentosos do mundo, que passou alguns dias no Rio Grande do Sul, vinificando a atual safra e orientando a condução dos vinhedos e que falou com exclusividade para esta coluna. "Perguntam-me se há terroir no Brasil. Há, o que é preciso é descobri-lo", comentou.
 

Mercosul

"Esta é a hora perfeita para o Brasil fazer o seu próprio Brexit (saída da Grã-Bretanha da União Europeia) e encaminhar sua saída do Mercosul, bloco que desde seu nascimento sempre foi prejudicial para a economia brasileira, em especial a do Rio Grande do Sul, que, em 30 anos de bloco, viu o fechamento da maioria das suas cooperativas tritícolas, por exemplo." A proposta está sendo defendida pelo vice-presidente da Farsul e presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira.

iGUi

A iGUi Piscinas, franquia brasileira líder global na fabricação de piscinas em fibra de vidro, inaugurou a maior fábrica de equipamentos e acessórios para piscinas da América Latina, em Taquara. Investimento de R$ 50 milhões.

Consórcios

Apesar da diminuição de 12,1% no interesse pelos consórcios, segundo a Associação Brasileira de Consórcios, a Racon Consórcios garante que, com ela, é diferente. Pelo segundo semestre consecutivo, superou sua meta de vendas. No primeiro semestre de 2016, o resultado foi 14% maior no consórcio de imóveis e 21% no consórcio de veículos em comparação com o mesmo período de 2015.

Tosa

A tosa de cachorros se transformou em arte. A russa Irina Smirnova e a húngara Beatrix Megyesi, consideradas as duas melhores do mundo em tosa, estarão em Porto Alegre, dia 28, para realizar um curso e fazer o lançamento da Flavia Piva Escola de Grooming. Será no Swan Towers (avenida Cristóvão Colombo, 3.192).

Procon

Só no ano de 2015, o Procon de Porto Alegre registrou mais de 24 mil reclamações, o maior número referentes à telefonia (24,15%), seguida pelas empresas de TV a cabo (11,08%). De acordo com a advogada Ana Caroline Braun, da área de direito empresarial da Scalzilli.fmv, atualmente, não há empresa que ignore os custos das ações de consumo nos Juizados Especiais Cíveis ou reclamações no Procon. "Se o cliente estiver com a razão, oferecer um acordo pode ser menos oneroso que chegar ao final de uma demanda judicial. Por outro lado, se há convicção de que a empresa está certa, não promova a indústria de acordos. É possível fazer com que o Procon e o Judiciário sirvam como uma ferramenta de reconquista do cliente", destaca.

Fala candidato

A Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) promoverá, a partir de amanhã, o Fala, Candidato!, ciclo de debates com os pré-candidatos a prefeito de Porto Alegre. O primeiro será Sebastião Melo, atual vice-prefeito, que concorrerá pelo PMDB. Em café da manhã, apresentará suas propostas e será questionado pelos empresários, que apresentarão reivindicações setoriais. Estão agendados Luciana Genro (P-Sol), dia 27 de julho, e Vieira da Cunha (PDT), dia 11 de agosto. Os encontros com os demais candidatos aguardam confirmação.

O Dia

  • O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em companhia da senadora Ana Amélia Lemos (PP) e do governador José Ivo Sartori (PMDB), visitará a região produtora de fumo no Estado. A visita começará em Venâncio Aires.
  • Às 11h, começará a operação de transferência de local do monumento Gaúcho Oriental, no Parque da Redenção. É um dos 32 que estão sendo recuperados por iniciativa do Sinduscon-RS.
  • A Universidade Feevale e o Feevale Techpark apresentarão duas ações de fomento e incentivo a novos negócios, às 14h, em Campo Bom (avenida Edgar Hoffmeister, 600): o Movimento 100 Open Startup e o Edital Sebrae de Inovação.
  • O advogado-geral da União, Fábio Medina Osório, fará palestra sobre novos paradigmas no combate à corrupção, às 9h, no Ministério Público Estadual, na Praça Marechal Deodoro, 110, 3º andar.
  • Jefferson Luiz de Freitas Lopes foi eleito presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande.
  • O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-RS) fará encontro sobre fortalecimento dos idosos, na avenida Borges de Medeiros, 328 - 8º andar.
  • A Softsul apresentará Patrícia Peck Pinheiro, doutora e especialista em Direito Digital, na rua Padre Chagas, 79/802, às 14h.
  • O Padre Alessandro Campos lançará, às 14h30min, na Saraiva do Praia de Belas Shopping, o livro Quer ser feliz? Ame e perdoe.
  • Hoje e amanhã, em Porto Alegre, a 2ª edição do Mesa ao Vivo-RS, com apoio do Senac-RS e chefes de cozinha como Thomas Troisgors, Carole Crema, Marcos Livi, Carlos Kristensen e Floiano Spiess. Aulas, palestras e jantares, na rua Coronel Genuíno, 130. Coquetel às 19h.
  • O economista André Carraro e o jornalista Diego Casagrande falarão sobre a economia da corrupção para o Conselho Regional de Economia, às 18h30min, no Hotel Plaza São Rafael.
  • Jaguar fará a apresentação do seu primeiro SUV de alta performance, às 19h30min, na concessionária da avenida Ceará, 724.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Sergio 20/07/2016 14h50min
Danilo, descanse, vais deixar um baita vazio. Minhas condolências a família. Perda inestimável, insubstituível. Primeiro partiu o Adão, agora você, lacunas que ficarão abertas. Seu leitor diário já com saudades.
Gilberto Esber Elias 20/07/2016 10h06min
Em primeiro lugar gostaria de parabenizar as sempre atentas palavras do colunista, muito antenado e super atualizado nos acontecimentos de nossa aldeia e do mundo. Quando a ideia do exit do RGS do Mercosul foi muito oportuna, pois este bloco econômico foi e sempre será fruto de uma fantasia burlesca. Inclusive se houvesse algum dia tal associação de países do cone sul, sua sede seria na cidade de São Paulo ou Buenos Aires. Longa vida a coluna! Saudações fraternas.n