Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 18 de julho de 2016. Atualizado às 22h27.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Danilo Ucha

Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 19/07/2016. Alterada em 18/07 às 20h04min

Mérito Atacadista ressaltou a importância do comércio

Odacir Klein foi vereador, prefeito, deputado federal, secretário de estado e ministro

Odacir Klein foi vereador, prefeito, deputado federal, secretário de estado e ministro


MARCELO G. RIBEIRO
Um concorrido jantar, no Porto Alegre Country Club, marcou a entrega dos troféus do Mérito Atacadista - Barriga no Balcão, na sexta-feira, em Porto Alegre. Sob o comado do presidente do Sindiatacadistas, Zildo De Marchi, foram homenageados o vice-governador José Paulo Cairoli (PSD), os empresários Julio Mottin (Grupo Dimed-Panvel), João Micelli (Fecomércio-RS) e Rosalvo Antônio Johann (Johann Alimentos) e a jornalista Rosane de Oliveira (ZH). Estavam presentes os dirigentes das principais entidades empresarias do Rio Grande do Sul, que elogiaram a inédita decoração do salão, transformado num antigo comércio atacadista, inclusive com o tradicional balcão e as balanças de antigamente. O Jornal do Comércio foi representado pelo seu presidente, Mércio Tumelero, e pelo diretor comercial, Luiz Borges. O Sindiatacadistas distribuiu aos participantes exemplares do caderno especial do JC sobre o Dia do Comércio. O presidente do Sindiatacadistas-RS, Zildo De Marchi, destacou a importância do comércio atacadista e de distribuição, responsável por fazer a ligação entre a indústria e o varejo, cumprindo função significativa em termos econômicos e sociais. A entidade congrega cerca de 13 mil empresas que geram 80 mil postos de trabalho.
 

70 anos

A indústria Dana, de Gravataí, comemorou 70 anos, dia 10 de julho. Fundada em Porto Alegre, por Ricardo Bruno Albarus, e hoje está entre as mais importantes do setor automotivo. Pertence à Dana Holding Corporation e foi seu primeiro investimento fora dos Estados Unidos. Possui plantas em Gravataí, Diadema e Sorocaba (SP), que empregam cerca de 2.150 colaboradores, produzem eixos dianteiros não-tracionados, traseiros, eixos cardans e componentes de suspensão.

Plataforma

A Saur Equipamentos, de Panambi, entregou a primeira plataforma de descarga para granéis de 30 metros no País. O "tombador" tem capacidade de elevar até 80 toneladas, podendo receber caminhões de 30 metros, e foi comprada pela Cooperativa de Paranaguá (PR) para seu terminal portuário, exportador de grãos e farelo a granel. A capacidade de descarga aumentará em 20%.

Laboratório

O Centro de Tecnologia e Inovação da Braskem, no Polo Petroquímico de Triunfo, investiu R$ 500 mil em novo laboratório. Trabalhará com EVA, resina utilizada principalmente no setor calçadista.

Fidelização

A vinícola Salton, de Tuiuty, iniciou projeto-piloto para fidelização de fornecedores. Quarenta produtores da Serra, Campanha, Campos de Cima e Serra do Sudoeste irão participar da iniciativa, que envolve 4,5 toneladas de uva. O diretor de operações, Maurício Salton, e o responsável técnico de Viticultura, Maurício Copat, receberam os produtores, na vinícola, para mostrar os detalhes da iniciativa, que garantirá acompanhamento técnico, prêmio de fidelização, garantia de compra de uvas por um período mínimo de 10 anos, suporte para redesenho dos vinhedos e adequação de variedades, garantia de preço mínimo, ouvidoria para demandas e orientações técnicas, além de plano diferenciado de pagamento de safra.

Vipal

A Vipal Borrachas, de Nova Prata, está comemorando o sucesso de seus produtos para recauchutagem de pneus na Bósnia-Herzegovina. Hoje, seus produtos estão em mais de 90 países.

Zonamerica

A Zonamerica, parque de negócios e tecnologia instalado em Montevidéu que opera em regime de zona franca, ou seja, com isenção de impostos, tornou-se a primeira zona franca do Uruguai certificada como Operador Econômico Qualificado. A certificação é uma iniciativa da Direção Nacional de Alfandegas do Uruguai destinada a facilitar o comércio internacional através da melhoria da segurança e controle de operadores individuais promovendo a transparência dos negócios, segundo informa Jaime Miller, CEO da Zonamerica.

Presidência do BRDE

Odacir Klein, que nasceu em Getúlio Vargas, onde começou a trabalhar na cooperativa tritícola local, e, depois, elegeu-se vereador e prefeito e fez carreira política nacional, como deputado federal, secretário da Agricultura do Estado e ministro dos Transportes, assumirá a presidência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) hoje, às 16h, na sede gaúcha do banco. Advogado e técnico em Contabilidade, também foi presidente do Banrisul e de muitas outras entidades. É vice-presidente do BRDE. Em cerimônia que contará com a presença do governador José Ivo Sartori (PMDB), receberá o cargo do atual presidente, Neuto Fausto de Conto, do Paraná. O cargo é exercido escalonadamente por representantes indicados pelos governadores dos estados que compõem o banco.

O Dia

  • Quinze palestrantes participarão do IV Seminário de Ovinos da Campanha, hoje e amanhã, em Santana do Livramento. Iniciativa da Associação Rural de Sant'Ana do Livramento, Farsul, Senar-RS, Sebrae, Programa Juntos para Competir e prefeitura.
  • A Bontempo Porto Alegre está trazendo o arquiteto uruguaio Carlos Ponce de León para palestra sobre arquitetura sustentável, às 9h30min, no Sindicato dos Engenheiros (Érico Veríssimo, 960).
  • O Sindiatacadistas realizará o curso Sped - Escrituração Contábil Fiscal (ECF), com Daisy Mara Marques Machado, às 9h, na avenida Julio de Castilhos, 440, 14º andar.
  • O diretor comercial da vinícola Justino's Madeira, Júlio César Silva Fernandes, estará em Porto Alegre, até 21 de julho, em visita a clientes. Fará palestra e degustação de cinco vinhos na Ecarta e visitará Novo Hamburgo e Caxias do Sul.
  • Nilton Molina, da Mongeral Rio, será o palestrante do almoço da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, no Hotel Plaza São Rafael.
  • No Hub Corretores Conectados, palestra gratuita sobre agenciamentos exclusivos, com Luis Portela, às 18h, na avenida Berlim, 628.
  • Coquetel de lançamento do evento Mesa ao Vivo, às 19h30min, no Senac. Apoio Fecomércio-RS e Senac-RS.
  • Rede de lojas Benoit inaugurou sua 208ª unidade, em Arroio dos Ratos.
  • O Grupo Rei do Mate abriu loja no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. São mais de 340 unidades no País.
  • As peças de roupas doadas por pessoas conhecidas do meio artístico, cultural, esportivo e político para a Campanha do Agasalho 2016 serão transformadas em cobertores para comunidades carentes. Serão leiloadas, às 19h, no restaurante Dado Bier, no Bourbon Shopping Country. São roupas de Ana Hickmann, Glória Menezes, Marcos Piangers, entre outros.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia