Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.
Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Porto Alegre, segunda-feira, 27 de junho de 2016. Atualizado às 00h41.
Jornal do Comércio
Porto Alegre, segunda-feira, 27 de junho de 2016. Atualizado às 00h41.
Notícia da edição impressa de 27/06/2016.
Alterada em 27/06 às 00h41min
Prefeitura da Capital inicia dia 14 a substituição de 1,2 mil contêineres
Parte dos equipamentos vindos da Itália já está estocada no Cais do Porto
BETINA CARCUCHINSKI/PMPA/JC
A partir do dia 14 de julho, 1,2 mil contêineres instalados em 2011 e localizados na região central de Porto Alegre serão substituídos. Esta é a data que começa a valer o contrato com a empresa RN Freitas, vencedora da licitação do primeiro módulo da coleta automatizada, com validade de cinco anos. Quem chega à Capital pela Avenida da Legalidade e da Democracia já pode ver as fileiras de contêineres que estão sendo estocados no Cais do Porto. A montagem dos equipamentos, que já ocupam 900 metros, foi iniciada em 29 de janeiro. Os contêineres são italianos e chegam ao País pelo porto de Itajaí, em Santa Catarina. O último lote será desembarcado no Cais do Porto amanhã.
O diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Gustavo Fontana, ressalta que a novidade deste atual contrato é o processo de lavagem dos equipamentos. "Está previsto, contratualmente, que cada um destes 1,2 mil novos contêineres deve ser lavado, pelo menos, uma vez por semana, o que ocorre também com o segundo módulo da coleta automatizada, cuja instalação foi finalizada em março deste ano. O atual contrato prevê uma lavagem a cada 15 dias, o que verificamos ser pouco, já que os resíduos orgânicos e rejeitos causam mau cheiro", explica.