Teve fim o surto de zika vírus na vila Tio Zeca, localizada no bairro Farrapos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Das 16 pessoas que apresentaram sintomas de doenças exantemáticas (manchas na pele), nove delas tiveram o diagnóstico positivo para a doença. O restante dos resultados foi negativo.
No final de abril, quando surgiu a suspeita de zika na localidade, o controle vetorial foi realizado na localidade, com o bloqueio de transmissão viral a partir da aplicação de inseticida, em um raio de 100 metros da residência dos pacientes. Segundo Anderson Lima, coordenador-geral da Vigilância em Saúde da Capital, nenhum outro caso suspeito foi registrado nas proximidades, e as armadilhas instaladas não detectaram o vírus nos mosquitos.
"Nós não consideramos mais que o local esteja em surto, mas que já esteve. Todas as pessoas com a doença moram muito próximas. Já fizemos o alerta para elas sobre a importância de usarem preservativo por dois anos, pois há a possibilidade de transmissão por relações sexuais", explica Lima. De acordo com ele, nenhuma das duas mulheres que tiveram exame positivo para zika eram gestantes.