Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 27 de dezembro de 2016. Atualizado às 17h24.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Danilo Ucha

Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 09/06/2016. Alterada em 27/12 às 18h27min

As geadas já secam os pastos gaúchos

Geada branqueou os campos em Unistalda, prejudicando o gado

Geada branqueou os campos em Unistalda, prejudicando o gado


RUY GESSINGER/divulgação/jc
As geadas já estão queimando os campos da Fronteira-Oeste e do Centro do Estado, onde as temperaturas, nos últimos dias, caíram abaixo de zero, chegando a menos 3 e 4 graus. Os mais afetados são os de Livramento, Uruguaiana, Bagé, Santa Maria, Pelotas, Santiago e Unistalda, como mostra a foto. Ao congelar a seiva dos vegetais e da grama, em particular, o frio destrói o alimento do gado. Também os produtores de milho estão preocupados. E o frio de junho recém está começando, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, que prevê mais geadas para os próximos dias, informando que o período até o dia 13 será o mais frio do ano.

MRV

A MRV Engenharia, especializada no segmento de imóveis econômicos, aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas, acordo coordenado pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional a desenvolver os negócios praticando valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A iniciativa une a companhia a mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo. A rede empresarial da ONU no Brasil alcança mais de 700 signatários e já é a quarta maior do mundo.

Plástico verde

O plástico verde desenvolvido no Rio Grande do Sul pela Braskem começou a ser utilizado no Japão. A Asahi Soft Drinks, fabricante de refrigerantes, adotou a tecnologia brasileira que utiliza cana-de-açúcar para produzir resina.

Publicitários

O Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul conquistou um benefício para os associados com a redução de carga tributária. As empresas estão liberadas do recolhimento da contribuição previdenciária de 15% incidente sobre a nota fiscal ou fatura de serviços prestados por cooperativas de trabalho. A decisão é do Supremo Tribunal Federal (STF) em ação coletiva movida pelo Sinapro-RS em 2014.

Craque

O presidente da Associação do Aço do Rio Grande do Sul, José Antônio Fernandes Martins, da Marcopolo, de Caxias do Sul, elogiou o novo ministro da Fazenda, Henrique Meireles. Disse que "é um craque, merece apoio e tem planos corretos para a retomada do desenvolvimento no País".

Planos de saúde

Os usuários de planos de saúde, principalmente os aposentados, estão reclamando do aumento de 13,57% que a Agência Nacional de Saúde autorizou para as companhias de planos de saúde. Consideram-no abusivo, pois supera a inflação do período em 4,29%. Conforme dados do IPCA - Preços ao Consumidor Amplo, o acumulado da inflação, nos últimos 12 meses, é de 9,28%.

Varejistas

A Câmara Brasileira do Comércio de Gêneros Alimentícios, coordenada pelo presidente do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros-RS), João Francisco Micelli Vieira, realizará, hoje, em Brasília, sua primeira reunião de 2016. Na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), serão discutidos temas de interesse da categoria econômica nas esferas política e econômica, independentemente do porte das empresas.

Tribunal de Contas 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) renovou sua estrutura de telefonia em projeto conduzido pela InfraTI, integradora com sede em Porto Alegre. Substituiu a plataforma antiga, baseada em PABX com mais de 20 anos de uso, que não oferecia possibilidade de expansão e apresentava dificuldade de manutenção, devido à falta de peças para reposição, por um sistema de Comunicações Unificadas baseado em IP.

Três vezes ouro

Os espumantes Garibaldi Moscatel, Garibaldi Prosecco e Garibaldi Chardonnay Brut foram consagrados na edição 2016 do Sélections Mondiales des Vins, em Quebec. A Cooperativa Garibaldi já contabiliza 11 distinções internacionais, incluindo a presença na lista dos 100 Melhores Vinhos do Mundo pelo quarto ano consecutivo.

O Dia

  • Paulo Manfroi, vice-presidente de serviços da área de negócios Elevator Technology da ThyssenKrupp para o Brasil, será palestrante do 2º Painel de Sustentabilidade Corporativa, no Unilasalle, em Canoas, às 8h.
  • Câmara de Vereadores de Porto Alegre votará hoje projeto de lei do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) que garante recursos para a construção e recuperação de pistas de bicicletas, como o velódromo do Parque Marinha do Brasil.
  • A Sucesu-RS reunirá CEOs de mais de 50 empresas no Vila Ventura Resort (rua Manoel Santana, 625), em Viamão, para discutir computação positiva - tecnologia a favor do potencial humano.
  • O procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, Fábio Bento Alves, será o palestrante do almoço do Instituto dos Advogados-RS, às 12h, no Hotel Plaza São Rafael. Falará sobre o Ministério Público e a função eleitoral.
  • A primeira turma do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal será apresentada à comunidade de Candelária, às 14h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Paulo, em Linha do Rio.
  • Às 20h, no Teatro Sinduscon-RS, o grupo Sindusom convida Nani Medeiros para prestar uma grande homenagem a Clara Nunes. Participação especial da flautista Camila Kramer, com composições do chorão gaúcho Plauto Cruz.
  • A artista Marilia Fayh inaugurará exposição e lançará livro sobre sua carreira no Margs, às 18h30min.
  • A empresária Cristine Soares fará palestra motivacional às 19h, no Novotel Aeroporto, avenida Severo Dullius, 2.055.
  • A World Study, que oferece mais de 700 cursos em quase 60 países, lançou a terceira edição do Mapa do Intercâmbio, que apresenta os destinos mais procurados pelos brasileiros.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia