Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 27 de Junho de 2016 às 19:07

As pragas da Capital

Carro estacionado na calçada da rua Comendador Rheingantz

Carro estacionado na calçada da rua Comendador Rheingantz


GILBERTO JASPER/DIVULGAÇÃO/JC
O Egito antigo teve suas famosas sete pragas, e Porto Alegre também tem as suas. Falta comentar quantas são, mas pelo menos duas estão nestas fotos. Uma é a praga com viés de epidemia de estacionar em cima da calçada, embora fosse sábado e a rua tenha permissão de estacionamentos dos dois lados. A outra imagem mostra a praga dos consertos mal-acabados, como este da rua Ernesto Alves. Órgão público não identificado deixou a calçada, os tapa-buracos vieram e deixaram o serviço pela metade.
O Egito antigo teve suas famosas sete pragas, e Porto Alegre também tem as suas. Falta comentar quantas são, mas pelo menos duas estão nestas fotos. Uma é a praga com viés de epidemia de estacionar em cima da calçada, embora fosse sábado e a rua tenha permissão de estacionamentos dos dois lados. A outra imagem mostra a praga dos consertos mal-acabados, como este da rua Ernesto Alves. Órgão público não identificado deixou a calçada, os tapa-buracos vieram e deixaram o serviço pela metade.
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2016/06/27/206x137/1_cco_8173-518528.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5771a222d57da', 'cd_midia':518528, 'ds_midia_link': 'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2016/06/27/cco_8173-518528.jpg', 'ds_midia': ' pg3 conserto mal feito na rua ernesto da fontoura - divulgação AJP  ', 'ds_midia_credi': 'AJP/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': ' pg3 conserto mal feito na rua ernesto da fontoura - divulgação AJP  ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '790', 'cd_midia_h': '591', 'align': 'Left'}
AJP/DIVULGAÇÃO/JC

Água de torneira

No mar de desrespeito ao consumidor, é comum observar que mesmo boas casas do ramo utilizam água da torneira sem qualquer filtro para fazer sucos e similares. Aliás, não à toa que essas máquinas italianas de café expresso tem atrás um suporte ou reservatório para colocar água mineral ou, pelo menos, água filtrada com filtros de verdade e manutenção como manda o figurino. Boas casas fazem isso, mas são minoria.

Feliz aniversário

Quase todos nós já usamos ou passamos na frente de um, de tal forma que faz parte dos móveis e utensílios de qualquer empresa ou simples escritório: o relógio ponto da Dimep. O professor Dimas de Melo Pimenta fundou a empresa em 1936, inicialmente com o nome de Tagus. Hoje, a empresa fabrica vários outros marcadores de pontualidade. São 80 anos de clang, onomatopeia do barulho feito quando o relógio era acionado.

Capricho no veterano

Por cautela ou pela falta de dinheiro, o consumidor pode não comprar carro zero mas está dando uma guaribada no antigo. A Courotec RS, especializada em revestimento automotivo especialmente em couro, amargou queda de 16% em 2014, 9% no ano passado e uma boa retomada no primeiro semestre, que "foram promissoras e nos permitem respirar", afirma a gestora Daniela Toniolo.

Sem o retrato do velho

Brasileiro que já tinha visitado a Casa Rosada voltou a Buenos Aires e levou o pai para conhecer o palácio onde o presidente argentino Mauricio Macri dá expediente. Comentou que lá estava exposta uma imagem de Getulio Vargas. Terminada a visita, decepção. Com a mudança de governo, a galeria de líderes latino-americanos foi substituída por fotos de personalidades argentinas. Aliás, por aqui, na sala da presidência da Assembleia Legislativa, o clássico retrato do velhinho foi deslocado para outro lugar.

Terra à vista? I

Há um ditado que diz o seguinte: cavalo ganha uma vez, sorte; cavalo ganha duas vezes, coincidência; cavalo ganha três vezes, aposte no cavalo. Uma série de indicadores locais e nacionais permite que se tenha, pelo menos, uma réstia de esperança no porvir.

Terra à vista? II

O percentual de inadimplentes em Porto Alegre caiu 1,6%; o Ipea detectou sinais de pequena melhora; a Fecomércio detectou leve avanço no Índice de Confiança do Empresário. Na indústria, a Fiergs assinala que há sinais de que a recessão perde intensidade e a falta de confiança começa a diminuir.

Há algo no ar...

O anteprojeto do novo Código Brasileiro de Aeronáutica que foi entregue no Senado Federal vai além do fim das restrições do capital estrangeiro nas aéreas de passageiros e carga. Entre outros, o anteprojeto prevê a desburocratização das atividades aeroportuárias, a adoção de um novo modelo de tarifas aeroportuárias e a regulamentação de drones.

...além dos aviões de carreira

O novo código prevê também maior apoio a familiares de vítimas de acidentes aéreos, a vedação da prática de balonismo - que é uma praga potencialmente assassina -, a punição rigorosa aos passageiros que se comportam mal nos aviões e o fim da indenização por cancelamento ou atraso de voos provocados por motivos climáticos, por exemplo.

Miúdas

  • EM apenas dois pregões, as principais bolsas europeias caíram mais de 10%, o que é uma enormidade.
  • RESTAURANTES que trabalham com menu mascararam o aumento dos preços nos pratos oferecendo um plus.
  • PLUS vem a ser a inclusão "grátis" de um refrigerante e uma minissobremesa que quase cabe numa colherinha.
  • EM matéria de consertos de eletrodomésticos e até de carros, observe bem se a peça trocada não é a antiga.

Finais

  • HOSPITAL Moinhos de Vento/ONG Doutorzinhos lançam uma campanha para incentivar o cadastramento no banco de doação de medula óssea.
  • ARTISTA plástico Gelson Radaelli (também dono do Atelier de Massas) expõe no Museu de Arte de Joinville.
  • JOSÉ Umberto Bracini Bastos, presidente da Fundação Escola Superior de Direito Tributário, preside a abertura do Congresso de Direito Tributário dia 1, no Serra Azul de Gramado.