Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 23 de junho de 2016. Atualizado às 11h09.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 23/06/2016. Alterada em 22/06 às 21h45min

Fixa e flutuante I

Espaços para pesca no rio Tramandaí

Espaços para pesca no rio Tramandaí


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
A Fundação de Economia e Estatística fez um alentado trabalho sobre o aumento das populações fixas e flutuantes de cidades do Litoral (base: janeiro de 2015). Entre outras, Capão da Canoa teve crescimento de 123% (47.558 fixa e 58.861 flutuante), Tramandaí (foto) registrou incremento de 101,3% (47.558 fixa e 48.181 flutuante). Em Imbé houve aumento de 196,1% (20.618 e 40.427, respectivamente).

Fixa e flutuante II

À primeira vista parece que a população fixa deveria ser maior, até pela sabida migração de urbanos em busca de sossego e, ao mesmo tempo, pelos serviços essenciais disponíveis, como escolas, hospitais etc. e, também, pelo elevado número de prédios novos erguidos em um ritmo que só arrefeceu em meados de 2015. Mas são dados atualizados do IBGE e outros coletados pela FEE com novas metodologias.
 

Sesi 70

O Serviço Social da Indústria (Sesi) completa, em 1 de julho, 70 anos de atividades. A data será comemorada dia 30, a partir das 17h, no Salão de Convenções da Fiergs, com o lançamento do livro Sesi-RS - 1946-2016, da historiadora Elizabeth W. Rochadel Torresini.

Férias extras

Os alunos espicharam o fim do movimento nas últimas escolas até hoje. Faz lembrar os versos do poeta pernambucano Ascenso Ferreira: "Hora de comer, comer/Hora de dormir, dormir/Hora de vadiar, vadiar!/Hora de trabalhar? - Pernas pro ar que ninguém é de ferro".

Zona do agrião

Nem tudo sobe de preço. Dos 35 principais hortigranjeiros analisados pela Ceasa na semana de 14 a 21, foram constados 17 produtos com preços estáveis, sete em alta e 11 em baixa. O campeão da baixa foi o agrião, seguindo de alface e cebola (nacional), morango, cenoura, beterraba, entre outros.

Unidos venceremos

Hillary Clinton está na corrida pela presidência dos EUA
Hillary Clinton está na corrida pela presidência dos EUA
J.D POOLEY/ GETTY IMAGENS /AFP/JC
Engraçado como alguns slogans políticos são praticamente iguais em todo mundo. A "presumtive", como os americanos chamam a candidatura de Hilary Clinton por enquanto, esteve em Columbus, Ohio. Juntos seremos mais fortes é um destes chavões internacionais, o nosso unidos venceremos. Presumivelmente.

Fácil assim

Cerca das 21h30min de terça-feira, quatro jovens entraram em um supermercado Nacional da zona Norte. Simplesmente fizeram um rancho, mandaram o segurança ficar quieto, anunciaram o assalto e saíram porta afora como se nada tivesse acontecido. O que mais incomoda é como é fácil ser assaltante hoje em dia. Não precisa nem ter a clássica prática, basta habilidade.

Mais um da série...

Tornou-se corriqueiro, nesta cidade, trancar o trânsito com a consequência óbvia de ferrar com o direito de ir e vir. Sejam por movimentos grevistas, especialmente de funcionários públicos, sejam por outros movimentos sociais. Ontem foi a vez dos taxistas protestando contra o Uber, trancando avenidas como a Ipiranga.

...de tiro no pé

O resultado foi a tranqueira e falta de táxis. Quem lucrou com isso foi o Uber, sem falar na antipatia que atraíram. Isso é tão claro, tão antigo que remete ao óbvio ululante de Nelson Rodrigues. Como dizia o filósofo prático-militante Ernesto Moser, antigo concessionário do Chalé da Praça XV, o homem é o único animal que cai no mesmo buraco duas vezes.

Miúdas

  • NUNCA uma criança teve tantos pais quanto a do acordo da dívida com os estados.
  • MAIORIA não chega nem perto de ter o DNA do recém-nascido. No máximo, são papagaios de maternidade.
  • MULHERES com roupas pesadas tiritando de frio, mas usando aqueles jeans rasgados. Vá entender.
  • ENTRA ano e sai ano e sempre vem o alerta sobre o risco de queimaduras com fogos de São João.
  • ENTRA ano e sai ano e a imprensa registra a grande quantidade de vítimas de queimaduras com fogos de São João.

Finais

  • GRUPO Eurobike, que representa a marca Audi no Estado, promoverá, sábado, test drive durante o Monterey Trophy de Golfe em Caxias do Sul.
  • TCE-RS realiza, dia 5 de julho, o Seminários sobre a Infraestrutura de Transporte Rodoviário no RS.
  • ESCRITOR e psicanalista Roberto B. Graña lança dia 30/Biblioteca Pública do RS, o primeiro volume da trilogia "A Psicanálise e a Crítica Filosófica - Heidegger ou as vicissitudes da destruição" (AGE)
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Paulo Tavares 23/06/2016 10h26min
Na verdade, complementando o que o Sérgio comentou a pouco, quem propor o fim da EPTC, ganha as eleições!
Sergio 23/06/2016 09h23min
Mais um da série...de tiro no pé! O ruim dos taxistas é que eles sabem os locais que mais causam transtornos. Mas o que é mais difícil de entender é que são PERMISSIONÁRIOS, de um serviço público e o órgão fiscalizador, no casa a EPTC assiste tudo de braços cruzados. Ainda bem que teremos eleições para prefeito / vereadores assim conseguiremos trocar os vereadores / prefeito que não tomam providencias. Essa eleição ganha que sugerir um plebiscito para diretores da EPTC, Carris, DMAE, DEP.