Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 12 de Maio de 2016 às 08:16

Bolsas asiáticas caem após fraco desempenho de Nova Iorque ontem, mas Tóquio é exceção

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta-feira (12), seguindo o fraco desempenho dos mercados em Nova Iorque ontem.
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta-feira (12), seguindo o fraco desempenho dos mercados em Nova Iorque ontem.
Nos negócios de quarta, os principais índices acionários de Wall Street tiveram perdas de 1% ou mais, pressionados por balanços trimestrais fracos de empresas como Walt Disney, que integra o índice Dow Jones, e Macy's, grande varejista e sinalizadora da tendência dos gastos dos consumidores nos EUA.
Na China, o Xangai Composto teve baixa marginal, de 0,04% hoje, a 2.835,86 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto também registrou leve declínio, de 0,1%, a 1.790,03 pontos.
Segundo analistas, pesaram nos negócios chineses preocupações de que Pequim torne mais difícil o processo de ofertas públicas iniciais (IPOs) de ações. A Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC, na sigla em inglês) vai alterar as regras para fechamento de capital para "melhor proteger os interesses dos investidores", de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua.
Nos últimos meses, várias companhias vêm abrindo capital na China após fechar acordos de fusão com empresas de fachada que já são listadas. As ações da Zhejiang Mizuda Printing & Dyeing e da Citic Guoan Information Industry, que são dois possíveis alvos de aquisição, caíram 2,7% e 2,2%, respectivamente, em meio a temores de que as fusões sejam interrompidas por regras mais severas.
Em outras partes da Ásia, o Hang Seng recuou 0,70% em Hong Kong, a 19.915,46 pontos, enquanto o Taiex registrou ligeira perda de 0,3% em Taiwan, a 8.108,05 pontos, encerrando o dia no menor nível desde meados de fevereiro, e o índice sul-coreano Kospi cedeu 0,13% em Seul, a 1.977,49 pontos. Em Manila, o filipino PSEi teve queda mais expressiva, de 0,97%, a 7.325,04 pontos, apagando parte dos fortes ganhos que acumulou nas duas sessões anteriores, na esteira de uma eleição presidencial considerada "tranquila". Nesta madrugada, o BC filipino decidiu manter seus juros inalterados pelo 20º mês consecutivo.
O mercado japonês foi exceção na região asiática e garantiu seu quarto pregão seguido de valorização, graças a resultados financeiros sólidos de algumas empresas do país. O Nikkei subiu 0,41% em Tóquio, a 16.646,34 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana interrompeu uma sequência de cinco sessões em alta, pressionada por ações do setor financeiro. O S&P/ASX 200, que reúne as empresas mais negociadas em Sydney, caiu 0,2%, a 5.359,30 pontos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO