Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 09 de maio de 2016. Atualizado às 22h40.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Agronegócios

Notícia da edição impressa de 10/05/2016. Alterada em 09/05 às 20h55min

Expoleite-Fenasul 2016 será lançada amanhã

Evento tradicional busca ampliar a integração da cadeia produtiva e proporcionar troca de conhecimento

Evento tradicional busca ampliar a integração da cadeia produtiva e proporcionar troca de conhecimento


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Luiz Eduardo Kochhann
A 39ª edição da Expoleite-Fenasul será lançada amanhã com uma série de novidades voltadas ao público. Pela primeira vez, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulo (Abccc) participará das atividades, inclusive com a realização da Classificatória ao Freio de Ouro. Na tradicional feira da cadeia do leite, devem participar mais de 100 animais e dezenas de expositores. Os bovinos começam a chegar ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no próximo dia 17 de maio, para o evento que acontece entre os dias 18 e 22 de maio.
O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês (Gadolando), promotora da Expoleite-Fenasul em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Marcos Tang, espera que a presença da Abccc aumente o número de visitantes. "No que se refere ao produtor de leite, é um evento com lugar cativo no calendário anual. O objetivo é integrar ainda mais a cadeia produtiva, proporcionando troca de conhecimento", afirma. Dentro da programação integrada, Tang destaca ainda a participação de novos expositores e a XIV Feira de Terneiros.
A indústria também vai marcar presença. No Mundo do Leite, por exemplo, o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat-RS) apresenta todo o processo produtivo, com direito a degustação de alimentos, especialmente para alunos de escolas da região. Além do tradicional concurso leiteiro, haverá o Concurso de Sólidos, com premiação em dinheiro para as amostras de leite com maior quantidade de gordura e proteína. "É ótimo que todo o setor agropecuário esteja reunido em um mesmo ponto, pois a edição, sem dúvida, agrega mais atrativos para o público", comemora Tang.
Questões técnicas, como qualidade do produto gaúcho e comercialização, terão seu espaço. Conforme Tang, a Gadolando quer novamente trazer a discussão acerca da abertura de novos mercados para a Expoleite-Fenasul. "Há muito tempo, temos uma bandeira que é a de ampliar horizontes em mercados externos. Quando se exigiu qualidade, o produtor fez sua parte, mas a cadeia toda precisa fazer sua parte. Nesse sentido, queremos mais indústrias gaúchas habilitadas a exportar, uma vez que, a rigor, só temos uma", adianta. A entrada no parque é gratuita.
O lançamento oficial da Expoleite-Fenasul 2016 acontece a partir das 9h, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, quando será oferecido um "Leite com Café" para autoridades e representantes das entidades participantes. O evento contará com exemplares da raça Holandesa, que serão levados ao jardim do Palácio Piratini para o "Brinde ao Leite".
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia