Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 09 de maio de 2016. Atualizado às 22h42.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Danilo Ucha

Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 10/05/2016. Alterada em 09/05 às 19h52min

Debate transparente

Prefeitura quer deixar tudo claro sobre a emissão de debêntures

Prefeitura quer deixar tudo claro sobre a emissão de debêntures


SECRETaRIA MUNICIPAL DA FAZENDA/divulgação/jc
A criação da empresa de gestão de ativos InvestePoa e a consolidação das operações a mercado que serão realizadas pela empresa foram debatidas na quinta-feira e sexta-feira por um grupo de servidores municipais que participaram de curso sobre securitização de recebíveis pelo poder público, promovido pela Procuradoria-Geral do Município e pela Secretaria Municipal da Fazenda da Capital. O objetivo é dar mais transparência à modelagem financeira da emissão dos títulos. Participaram profissionais que trabalharão diretamente com o tema, inclusive integrantes da Controladoria-Geral do Município. O curso foi ministrado pela advogada Carolina Dolabela Feitosa Chagas, que apresentou o modelo das operações realizadas pela PBH Ativos, de Belo Horizonte. Observar o exemplo foi importante não só para dirimir dúvidas, mas também para aperfeiçoar a construção das operações a serem estruturadas em Porto Alegre, evitando, sobretudo, a repetição de equívocos e atrasos.

A questão dos dados

Ricardo Cappra, cientista de dados brasileiros que trabalhou nas estratégias digitais das duas campanhas presidenciais de Barack Obama, além das pesquisas relacionadas ao ebola e zika virus, vai debater sobre dados e inteligência artificial, quinta-feira, na ADVB-RS. Será na reunião do Comitê de Marketing Digital, na rua Celeste Gobbato, bairro Praia de Belas.

Polo gastronômico

A tradicional culinária de Gramado, Canela e cidades vizinhas ganhou reforço de gestão. O Projeto Polo Gastronômico chegou à Região das Hortênsias a partir de uma parceria entre o Sebrae/RS e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Hortênsias. A iniciativa já conta com 17 empreendimentos inscritos, de vários segmentos, como restaurantes, cafés, bistrôs, temakerias e outras atividades do ramo da alimentação fora do lar.

Expo Supermercados

A 16ª Expo Supermercados - Feira de Negócios com exposição de produtos e equipamentos num supermercado modelo será realizada, dias 17 e 18, em Novo Hamburgo, na Fenac. É voltada para os pequenos e médios supermercados e lojas de bairro, segundo Clóvis Polese, diretor do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Empresarial.

Melhores da Terra

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Gerdau Melhores da Terra, a mais destacada premiação de máquinas e implementos agrícolas, cujos resultados serão apresentados na Expointer, em agosto, em Esteio. Os inscritos serão avaliados em três categorias. A Novidade Expointer premiará produtos lançados há menos de um ano e presente na Expointer 2016, em Agricultura de Escala e Agricultura Familiar. A Destaque premiará equipamentos já em uso no campo e a Pesquisa & Desenvolvimento destacará estudantes acadêmicos e profissionais de ciências agrárias.

Leite

Em mais uma tentativa para acabar, ou diminuir, as fraudes no leite, como as registradas no Rio Grande do Sul, no ano passado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento criou a Comissão Técnica Consultiva para Monitoramento da Qualidade do Leite. Vai avaliar a atual produção e qualidade do leite no Brasil; propor ações de curto e médio prazo para a melhoria da qualidade do leite, com base na avaliação realizada; construir uma proposta para institucionalização de um Plano Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite, de ampla abrangência; implantar um Comitê Gestor e a cadeia de comando do PNQL; e implantar um sistema informatizado para monitoramento da qualidade do leite.

O Dia

  • A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre inaugurará a casa de apoio Madre Ana, às 8h15min, na rua Vigário José Inácio, 741.
  • O Sindiatacadistas realizará os cursos Falando e Vendendo Estratégias de Comunicação para um Atendimento Eficaz e Relacionamento Interpessoal: Como Lidar com os Conflitos, com Fabiola Damin e Márcio Starling. Na avenida Júlio de Castilhos, 440 - 14º andar.
  • A campanha do 44º Prêmio Exportação, da ADVB-RS, será lançada hoje: Vence quem Pensa Longe.
  • O advogado Marcos Catalan falará sobre a desnaturalização dos laços de paternidade, às 12h, no Iargs, travessa Acelino de Carvalho, 21, 4º andar.
  • O leilão da Cabanha Santo Izidro, de Dilermando de Aguiar, foi antecipado para hoje, às 14h, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria, com 300 reprodutores das raças Angus e Charolês.
  • Famílias do mundo são o tema do 9º Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, no Centro Cultural CEEE, na rua dos Andradas, 1.223.
  • Começará, na Feevale, o Trame 2016 - Trabalho e mercado.
  • Abertas inscrições para o Vestibular de Inverno da Universidade Feevale.
  • Trabalhadores demitidos da GM, em Gravatai, terão reunião, às 14h, no Tribunal Regional do Trabalho, em Porto Alegre.
  • A assessoria de imprensa Acesso Projetos Integrados, de Carla Andrade, comemora 18 anos com novo cliente, o Sindicato dos Auditores do Estado do Controle Interno do Rio Grande do Sul - Sindicirgs.
  • Palestra de Cleonice Lima Bertolucci, da Associação Brasileira de Alzheimer, sobre cuidados com os doentes, às 16h, no Hospital Moinhos de Vento, entrada pela rua Tiradentes.
  • Inauguração da nova unidade da Kangoo Top Team, às 18h30min, na rua Silveiro, 60.
  • Encontro mensal da Associação Sala de Arquitetos de Caxias do Sul, às 18h30min, na empresa Itaci Ulian Esquadrias, em Flores da Cunha, com palestra da arquiteta Silvana Thormann.
  • A especialista em gestão Lisete Frohlich lançará o livro @Pra ser feliz, às 19h, na Champanharia Miolo Natalicio do Shopping Iguatemi (2º piso).
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia