Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 05 de maio de 2016. Atualizado às 00h05.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Affonso Ritter

Observador

Notícia da edição impressa de 05/05/2016. Alterada em 04/05 às 21h06min

Tempo de azeitar a máquina

A crise pela qual passa o País está sendo usada por muitas empresas para azeitar sua máquina, via redução de custos e ganhos de produtividade. Foi o que fez a multinacional Gedore, de São Leopoldo, fabricante de ferramentas, com o Senai e CNI por meio do Programa Indústria Produtiva. E os resultados foram surpreendentes, por exemplo, na reorganização da linha de produção de chaves. Só para citar três itens: uma redução fantástica de 99% no tempo de produção, de 23 horas e 56 minutos para 1 minuto e 55 segundos pela eliminação de tempo ocioso de espera; de 60% no caminho percorrido na movimentação dos itens, de 241 minutos para 96; e de 24% no tempo padrão do gargalo, de 456 peças por hora para 556 peças.
Custos com saúde
Mesmo no furacão da crise, há empresas que se dão bem. É o caso da RS Saúde, que faz gestão em saúde corporativa. Seu diretor Christopher Roessler diz que organização vive excelente momento porque as empresas buscam redução de custos operacionais, entre eles, os dos planos de saúde e estruturas relacionadas, onde a RS Saúde apresenta soluções inovadoras.
Investir nos alemães
A Câmara Brasil Alemanha do Estado está fortemente engajada na atração de investimentos alemães para o Brasil. Sábado embarca para Berlim o diretor executivo Valmor Kerber para participar da Conferência da Rede das Câmaras Alemãs. E seu substituto Dietmar Sukop esteve na Feira Industrial de Hannover com o mesmo objetivo.
Corsan pelo celular
A Corsan adotou já algum tempo o saudável costume de comunicar por mensagem de celular algum transtorno no abastecimento de água. Foi o que fez ontem de novo a seus clientes de Viamão. O fato surpreende pelo ser inusitado quando deveria ser normal.
Realizar desejos de mãe
A promoção Desejos de Mãe do Bourbon Shopping, que oferece tratamento VIP nos espaços Hugo Beauty montados nos shoppings em troca de R$ 200,00 de notas fiscais, vai até segunda-feira. São serviços como design de sobrancelhas, maquiagem, penteado e esmaltação. Acontece também no Bourbon São Paulo.
TAM suspende distribuição de balas
Coincidência ou não, a entrada em vigor da nova marca Latam (no lugar da TAM e Lan) neste começo de maio, levou a TAM a cancelar um dos hábitos marcantes de seus voos que era a distribuição - antes de o avião decolar - das balas Butter Toffees, parceria com a fabricante argentina Arcor. Uma ideia do próprio fundador, o comandante Rolim Amaro. Era um símbolo do estilo da empresa, assim como o tapete vermelho e a recepção aos passageiros na porta do avião pelo comandante. A decisão adotada agora já se aventava pelo menos desde 2012, atribuída então ao estilo mais austero do chileno. Na época, a previsão era de que representaria uma redução anual de custos de R$ 1,5 milhão.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia