Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 24 de maio de 2016. Atualizado às 08h29.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 24/05/2016. Alterada em 23/05 às 21h33min

Encomenda expressa

Casa é transportada por caminhão na praia de Capão da Canoa

Casa é transportada por caminhão na praia de Capão da Canoa


BETO RODRIGUES/DIVULGAÇÃO/JC
Já que não dá para mandar uma casa inteira pelo Sedex, o negócio é pegar carona num caminhão, como fez o dono deste imóvel - perdão, móvel - de Capão da Canoa. São tantos os casos de casas transportadas em praias do Litoral que não é de duvidar que já exista por lá um serviço de telecasa. Nesse mercado, motoboy não tem como entrar.

Tudo explicado

"O brasileiro ainda marginaliza o sucesso. É um absurdo ser atacado por aquilo que fazemos bem. Não temos a cultura em que o sucesso é privilegiado." A opinião é da jornalista e escritora Patricia Lages, convidada da reunião-almoço de ontem da CIC Caxias do Sul. É uma grande verdade. Convivemos mal com o sucesso alheio.

Rumo ao feriadão

A Triunfo Concepa não prevê aumento expressivo no tráfego da BR-290, tanto em direção ao Interior quanto ao Litoral. Uma curiosidade: a previsão para a freeway é de 17 mil veículos amanhã e outro tanto no feriado de Corpus Christi. Quem pode fará feriadão, o que explica o movimento de quinta.

Zoneamento Ambiental

A Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) apresentará, às 14h de hoje, no auditório da Corsan, uma proposta de Zoneamento Ambiental para a atividade de mineração no lago Guaíba. A secretária Ana Pellini apresentará resultados consolidados de estudos ambientais, que resultou em um mapa com as restrições do zoneamento.

Música colorida

O juízo final dos fantasmas, efeitos espaciais, corais de apoio que cantam melhor que as estrelas. Foi isso que os que duvidam da qualidade melódica e das letras das músicas de hoje assistiram no Billboard Award 2016, ao vivo na TV por assinatura na noite de domingo. Chegaram à conclusão de que cada vez mais a voz e a música são meras molduras para o espetáculo em si. O meio é a mensagem.

Representação capixaba

Governador capixaba Paulo Hartung visita a Celulose Riograndense
Governador capixaba Paulo Hartung visita a Celulose Riograndense
ALAN NOBRE/DIVULGAÇÃO/JC
No seu périplo em solo gaúcho, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (de gravata azul) fez questão de visitar a fábrica da Celulose Riograndense em Guaíba. O cicerone foi o presidente da empresa, Walter Lídio Nunes, que viveu 33 anos no Espírito Santo e reuniu todos os capixabas que trabalham no empreendimento gaúcho.

Sobre Jucá

Admitindo não ter detalhes das denúncias contra o ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB), Paulo Hartung, que também é do PMDB, defendeu de pronto que Michel Temer (PMDB) afastasse o ministro e citou Itamar Franco, no pós-impeachment de Fernando Collor de Mello, que afastou o "amigo" Henrique Hargreaves, todo-poderoso chefe da Casa Civil e alvo de denúncias na CPI do Orçamento da época.

Manipulação de alimentos

O Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre está orientando seus associados para a correta manipulação dos alimentos destinados ao consumo, como a higiene pessoal, higienização de utensílios e equipamentos, controle de pragas etc. Louvável iniciativa.

Por falar em higiene...

O que precisa mudar nos restaurantes e congêneres é a questão das portas dos banheiros. Para entrar, bota a mão na maçaneta contaminada, faz o que tem que fazer, lava bem as mãos e sai botando a mão... na mesma maçaneta contaminada. O ideal seria o sistema de abrir portas com um pedal.

Visto do Olimpo...

As erratas do presidente Michel Temer (PMDB) não devem ser creditadas apenas ao fato de ele não ter experiência executiva. Depois de décadas de Olimpo, a visão da planície é como um binóculo ao contrário. Dilma Rousseff (PT) tinha o mesmo problema. Falta-lhe conversa de bar.

...o chão é longe

Se Michel Temer a tivesse suficiente, jamais teria escolhido Romero Jucá para seu ministério, e, se tivesse essa antena, não teria oferecido o flanco para inimigos, ao não contemplar mulheres no seu ministério. Estranho é que macacos velhos próximos a ele não o tenham alertado.

Miúdas

  • MODA: furtar as telas das cercas nas casas das praias do Litoral. Só deixa os postes - provisoriamente.
  • PALESTRA do secretário estadual de Segurança, Wantuir Jacini, no Tá na Mesa, amanhã na Federasul, promete lotar a casa.
  • NÃO é só peixe que morre pela boca. Político brasileiro também. Só costurando os lábios com arame farpado.
  • ALEXANDER Van der Bellen é o novo presidente da Áustria. É o primeiro ecologista chefe de Estado da Europa.
  • PROCURA-SE o Aedes. Sumiu dos radares. Em compensação, em novembro, será testada a vacina do zika.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Jorge Antonio Backes 24/05/2016 08h09min
Higiene em Banheiros... - Tem que ser colocado a lixeira próximo a porta, de forma que ela seja aberta com papel na mão. Segurado aberta com o pé e descartado na lixeira.