Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

JC Contabilidade

- Publicada em 20 de Maio de 2016 às 18:28

Comissão incentiva eventos sobre perícia contábil

A comissão para tratar do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do Sistema CFC/CRCs se reuniu pela primeira vez na quinta-feira (19/5), na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília. O objetivo era alinhar a atuação do grupo responsável por validar as inscrições dos interessados em participar do cadastro.
A comissão para tratar do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do Sistema CFC/CRCs se reuniu pela primeira vez na quinta-feira (19/5), na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília. O objetivo era alinhar a atuação do grupo responsável por validar as inscrições dos interessados em participar do cadastro.
O grupo é formado por 14 peritos de todas as regiões do País e de diversas áreas de atuação. Os profissionais da contabilidade interessados em participar do CNPC fazem seu cadastro no site, comprovam a experiência, e os participantes do grupo conferem a veracidade e pertinência das informações apresentadas pelos profissionais. "É um trabalho voluntário e de muita responsabilidade, mas toda a comissão tem um compromisso muito grande com a perícia. São pessoas que dedicam sua vida à profissão", afirma a conselheira Sandra Batista, coordenadora do grupo.
O CNPC foi criado em março, com o objetivo de oferecer à sociedade e ao Poder Judiciário uma lista de profissionais qualificados. "O Novo Código do Processo Civil determina que os tribunais mantenham um cadastro de peritos e, para construir esse cadastro, é necessário realizar uma consulta pública e uma direta aos conselhos de classe. O CFC se antecipou e criou o CNPC", afirma Sandra.
A coordenadora fez um breve relato sobre a participação do CFC na audiência pública do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no dia 11/5. Na ocasião, Sandra Batista apresentou o CNPC aos participantes do conselho e reforçou a pertinência e consonância com o novo Código do Processo Civil. Ela também informou que as contribuições do CFC à minuta do CNJ que regulamenta o cadastro do Judiciário foram encaminhadas conforme rito da audiência pública.
Os participantes da reunião sugeriram aprimoramentos no sistema de validação das inscrições e pediram que o grupo apoie e divulgue eventos relacionados à perícia contábil. "Hoje, conversando entre nós, ficamos sabendo de vários fóruns, simpósios e eventos relacionados à perícia, e é importante participarmos deles. Sugerimos, então, que essa comissão seja divulgadora e apoiadora desses eventos", disse a perita Grace Gehling. Sandra ressaltou que esses eventos são de fundamental importância para divulgação do CNPC. "Participei de alguns eventos falando sobre o CNPC, e o aumento de inscritos nos dias que seguem é significativo."
Hoje, o cadastro tem mais de 300 profissionais, e há 1.200 em fase de conclusão da inscrição. "Todos os estados já têm peritos aptos a atender. Em muitas comarcas, o Poder Judiciário tem dificuldade de identificar o perito e sua área técnica de atuação. Com o CNPC, o juiz terá, em três cliques, essa identificação", afirma Sandra.
Participaram da reunião Adilson Silva, da Bahia; Adriel Ziezeinr, do Rio Grande do Sul; Edson Rodrigues, coordenador de Registro do CFC; Fernando Guarany, do Distrito Federal; Grace Gehling, do Rio Grande do Sul; Julio Cesar Carlos, do Goiás; Marcelo Barreto, do Distrito Federal; Paulo Cordeiro de Mello, de São Paulo; Ril Moura, do Rio de Janeiro; Sandra Batista, do CFC; Sandra Elvira, de Sergipe; e Suely Serrati, de São Paulo.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO