O Festival de Balonismo de Torres, que é uma das atrações mais badaladas fora do veraneio no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, registrou incidentes com pelo menos três participantes, cujos balões tiveram de ser resgatados do mar na manhã desse domingo (24).
Durante o voo, os equipamentos foram surpreendidos por correntes de ventos e fizeram pouso forçado (ou caíram, segundo salva-vidas) na praia de Itapeva, conforme o Corpo de Bombeiros. Um deles, pilotado pelo veterano de São Paulo Carlos Augusto Marques, campeão da edição de 2010, acabou sendo parcialmente incendiado.
O salva-vidas Marcelo França disse que o socorro chegou a tempo para evitar que Marques tivesse ferimentos mais graves. Ele teve escoriações. Mas o prejuízo ao balão foi grande, segundo Marques. Outros dois participantes acabaram tendo o mesmo destino, mas não houve maior dano. França disse que havia anos que não eram registradas quedas e lembrou que Marques é um dos mais experientes.
O mau tempo foi outro adversário do evento, que é organizado pela prefeitura. O voo da tarde deste domingo acabou cancelado devido à chuva. O festival começou no dia 20 e se encerrou dia 24, com 45 balões que se concentraram no Parque do Balonismo.