O maior clássico do futebol gaúcho pode deixar de ser exibido na TV por assinatura. O fato ocorre em razão do imbróglio envolvendo dois canais da TV por assinatura. SporTV e Esporte Interativo vem travando uma disputa pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2019.
Até o momento, o SporTV, atual detentor dos direitos de transmissão, assinou contrato com 13 times da Série A do Brasileirão, entre eles o Grêmio. Porém, o Internacional, principal rival do tricolor gaúcho, assinou contrato com o Grupo Turner, proprietário do Esporte Interativo. Além do Inter, outros 12 clubes assinaram com EI.
Como Internacional e Grêmio assinaram com emissoras diferentes, as partidas disputadas entre eles não poderiam ser transmitidas no SporTV e muito menos na tela do Esporte Interativo. Isso porque a Lei Pelé determina que uma emissora só pode transmitir uma partida da qual tenha os direitos de transmissão de ambos os clubes. A situação só pode ser resolvida caso haja um acordo entre os dois canais.
Lembrando que os novos contratos valem a partir de 2019, até lá, as transmissões seguem sob a tutela do canal do Rede Globo. Outro adendo, os contratos não interferem nas transmissões de jogos em TV aberta, que ainda são de responsabilidade da Globo, ou pay-per-view, atualmente sob tutela dos canais Premiere.
Quem assinou com quem
O SporTV, canal de esportes da Globo, surgiu em 1991, e controla as transmissões do Brasileirão na TV fechada desde então. Já o Esporte Interativo é propriedade do grupo americano Turner. Está no país desde 2007.
Na corrida pelos direitos de transmissão, o SporTV já tem na lista Corinthians, São Paulo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG, América-MG, Grêmio, Sport, Vitória, Chapecoense, Avaí, Náutico, Goiás e Londrina.
O Esporte Interativo fechou com Santos, Inter, Atlético-PR, Coritiba, Bahia, Ceará, Joinville, Sampaio Corrêa, Paysandu, Ponte Preta, Criciúma, Fortaleza e Paraná. O canal está ainda em negociação com o Figueirense, de Santa Catarina. O canal do grupo Turner tem contrato com grande parte dos clubes do nordeste do país. Entre as competições transmitidas pelo canal está a Copa Nordeste.
Entre os grandes, o Palmeiras é o único que ainda não assinou com nenhuma das duas emissoras.