Porto Alegre, quinta-feira, 28 de abril de 2016. Atualizado às 00h30.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
10°C
17°C
5°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,5190 3,5210 0,02%
Turismo/SP 3,4500 3,6300 0%
Paralelo/SP 3,4500 3,6300 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Painel Econômico Danilo Ucha


Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 28/04/2016

Os gigantes chegam ao campo brasileiro

IH /DIVULGAÇÃO/JC
Plantadeira e trator gigantes semeiam 200 hectares num só dia

Duas das novidades em máquinas agrícolas que mais chamaram a atenção na 23ª Agrishow, que terminará amanhã, em Ribeirão Preto (SP), foi o trator Case IH Quadtract 550, de esteiras, um dos maiores do mundo, e uma plantadeira Easy Rider de 48 linhas, que leva 30% mais sementes que as demais que existem no mercado. Dá para plantar 200 hectares num só dia, segundo Giancarlo Rocco, especialista de marketing da Case IH. Plantando mais área em menos dias, diminui os custos e os riscos com o clima. O conjunto custa R$ 2 milhões, e o único que estava exposto na feira foi comprado, no primeiro dia, por um produtor baiano de soja, cujo nome não foi revelado.

Chineses

Os chineses também descobriram o potencial da agricultura brasileira e, a cada ano, fazem novos lançamentos de máquinas, implementos e serviços agrícolas nas feiras do setor. A chinesa XCMG apresenta nesta edição da Agrishow uma linha agrícola e florestal, composta por máquinas ultra modernas. As máquinas de uso florestal tem design à prova de detritos advindos da operação, o que aumenta sua vida útil. São destinadas à colheita, áreas de processamento, agricultura e logística, com garantia de eficiência, versatilidade e qualidade. Os chineses levam muita fé na integração lavoura-peucária-floresta, que está começando em várias regiões do País.

Precisão

Em tempos da busca para obter a máxima produtividade e rentabilidade nas propriedades rurais, fazer uso de tecnologias que elevem estes índices é cada vez mais necessário e competitivo. A Agritotal, empresa de tecnologia agrícola, trouxe para os agricultores durante a Agrishow 2016 o que existe de mais novo no mercado de pilotos automáticos para colheitadeiras, tratores, pulverizadores, entre outras máquinas. Os modelos apresentados são compatíveis em comunicação com qualquer marca de trator, colheitadeira ou implemento.

Pneus agrícolas

A francesa Michelin, pioneira na fabricação de pneus radiais para veículos, lançou uma nova marca na Agrishow, trazendo para o Brasil pneus radiais para uso na agricultura. Os pneus radiais Taurus são destinados a tratores de 60 HP a 180 HP e garantem, segundo Christian Mendonça, diretor de comércio e marketing de pneus agrícolas da Michelin América do Sul, mais rentabilidade, conforto, produtividade e tração. "Enquanto, na Europa, 85% dos pneus agrícolas vendidos são radiais; no Brasil, este número é de apenas 6%. A chegada da Taurus oferece de forma acessível esta tecnologia de ponta aos usuários de tratores de baixa e média potência que desejam usufruir destes benefícios", explicou o executivo. O produto tem mais durabilidade que os pneus convencionais, economiza combustível e reduz a compactação do solo.

Falker

Uma nova geração de GPS voltada à coleta de dados para agricultura de precisão é a novidade que a Falker, de Porto Alegre, apresenta em seu estande na Agrishow 2016. A empresa desenvolve equipamentos e softwares para o meio rural, inclusive tecnologia para levar as informações do campo aos mapas que mostrarão as condições químicas e físicas do solo, controle de irrigação com ferramentas para medição de umidade e análise de compactação do solo, e instrumentos para pesquisa agronômica.

Sem pão de queijo

Uma das maiores indústrias mundiais de máquinas e implementos agrícolas e uma das pioneiras no Brasil, a Case IH preparou-se para enfrentar os tempos difíceis que previa para 2015 e 2016. "Cortamos, inclusive, o pão de queijo nas reuniões da diretoria", brincou o italiano Mirko Romagnoli, vice-presidente para a América Latina. Explicou, porém, que os cortes foram feitos internamente, para não prejudicar as atividades externas da empresa.

Equívoco

A Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Trabalho-RS admitiu que houve erro em sua informação sobre as condições de trabalho nas arrozeiras gaúchas, sobre uma pessoa transportar 100 toneladas/dia de arroz, e que o leitor Bruno Pedro Rech tem razão. Pedimos desculpas aos leitores, por não termos sido mais atentos.

O Dia

  • Strategos Consultoria Empresarial, Allcon Consultoria de Resultados e o escritório Scalzilli.fmv Advogados realizam, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, o seminário Cenário de Crise: Caminhos e Soluções.
  • O consultor em franchising, marketing e vendas Gilmar Gianni será o palestrante no café da manhã, às 7h50min, na CIC Caxias do Sul, sobre empreendedorismo.
  • O comportamento do consumo diante da crise será o tema de encontro do Sindilojas Porto Alegre, às 8h30min.
  • Gilmar José Borscheid, diretor da empresa Girando Sol, será o palestrante do almoço da ADCE, às 12h, no restaurante Laçador, avenida Brasil, 1.095.
  • O bispo auxiliar Antônio Brustolin será o palestrante de jantar da ADCE Caxias do Sul, às 19h, sobre ética e o bem comum, na CIC Caxias do Sul.
  • Inauguração do hotel Super 8, em Bento Gonçalves, na entrada do Vale dos Vinhedos, às 19h30min. Integra a maior rede de hotéis do mundo e que pretende instalar 200 hotéis no Brasil até 2022.
  • Aula inaugural dos MBAs da Unisinos Serra, às 19h30min, com palestra do professor Luciano Pires, Teatro São Carlos, na rua Feijo Jr., 778 - 2º andar.
  • Jorge Almeida da Silva tomará posse na presidência da Associação Comercial de Pelotas.
  • A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) entregará o Prêmio Direções, no Espaço TAO, em Novo Hamburgo, para empresas e o jornalista com melhor matéria setorial escrita em 2015.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Impostos prejudicam o carro elétrico no Brasil É melhor não falarde improviso PPPs são fundamentais para a infraestrutura Condições de trabalho nas arrozeiras gaúchas

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo