Porto Alegre, segunda-feira, 25 de abril de 2016. Atualizado às 22h54.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
9999°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,5470 3,5490 0,64%
Turismo/SP 3,4700 3,6800 1,07%
Paralelo/SP 3,4800 3,6800 1,07%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Painel Econômico Danilo Ucha


Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 26/04/2016

É melhor não falarde improviso

AGRISHOW/OFÍCIO DA IMAGEM/DIVULGAÇÃO/JC
Fábio Meirelles, presidente da Faesp, discursa na abertura da Agrishow

A situação está tão tensa entre autoridades governamentais e empresários, em consequência da crise política e econômica no País, com grande parcela da população, inclusive líderes empresariais apoiando o impedimento da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), que o presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Fábio Meirelles, preferiu ler do que fazer de improviso seu discurso de abertura da 23ª Agrishow, a maior feira do setor na América Latina, aberta ontem, aqui em Ribeirão Preto (SP). Ele é o presidente da feira. E explicou: "É a primeira vez que faço tal discurso por escrito. Sempre fiz de improviso. Mas, diante da preocupação de amigos com o que poderia dizer, preferi escrever. Vou ler, para não intranquilizar ninguém". Lamentou a situação difícil que vive o País, mas limitou-se a defender "a manutenção da ordem, o respeito à lei e à Constituição".

Lições para mudar

O consultor PC Bernardes decretou que o conceito de crise é "qualquer desequilíbrio que nos tire da zona de conforto", e, neste conceito, o vocábulo "perder" está muito ligado a ela, seja esta perda referente a dinheiro, rumo, emprego, paciência etc. Deixou uma lição: a maior distância que o ser humano deve percorrer tem em média 45 centímetros, que é do cérebro para o coração e vice-versa. "Ou seja, a grande mudança é a interior. Por isso, cuide de quem pode mudar, e não da mudança, e quem pode mudar é você. A maior crise que o mundo vive é a moral, não financeira".

Equívoco

O leitor Bruno Pedro Rech surpreendeu-se com a informação publicada na coluna do dia 22 de abril de que "são transportadas 100 toneladas de arroz por pessoa diariamente". Como estou viajando, prometo esclarecer o caso na próxima semana, mas antecipo que a informação foi obtida, literalmente, com a Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul. Ei-la: "Além disso, uma das características mais penosas do trabalho, o carregamento de cargas acima de 50 kg, é considerado normal pelos entrevistados. A quantidade carregada diariamente pode chegar a 100 toneladas por pessoa por dia. As áreas do corpo que concentram as dores são costas, joelhos e pescoço". Concordo com o leitor que deve haver um erro e eu não me dei conta. Vamos ver e dar uma explicação.

Valtra e AGCO

A Valtra e a AGCO, duas empresas multinacionais que têm unidades no Rio Grande do Sul, fabricantes de tratores, máquinas e implementos agrícolas, estão mostrando importantes novidades aqui em Ribeirão Preto. A linha de produtos Valtra inclui tratores de 50 a 375 cavalos, colhedoras de cana, colheitadeiras, implementos e pulverizadores. A Valtra é uma das cinco marcas pertencentes ao Grupo AGCO, líder mundial em concepção, fabricação e distribuição de soluções agrícolas. As demais são Challenger, Fendt, GSI e Massey Ferguson. Em 2015, a AGCO teve receita líquida de vendas de US$ 7,5 bilhões.

Vants

Como aconteceu no ano passado, os drones ou Vants, veículo aéreos sem piloto, dominaram os céus da Agrishow. Entre as novidades, a Eficiente mostra o DT18 e o 3WDM8-18. O primeiro, realiza o mapeamento de áreas agrícolas e ambientais. Com sensor de orientação integrado, antena de rastreio motorizada e software de controle de voo, possui autonomia de voo de aproximadamente 120 minutos, sem interrupções, podendo gerar registros fotográficos ou até mesmo gravações de voo, em formato RGB ou Infravermelho. O 3WDM8-18 é voltado para pulverizações localizadas em agricultura de precisão, utilizando ultrabaixo volume de água, com menor impacto ambiental no uso de defensivos e otimização de recursos hídricos no controle de pragas, doenças e plantas invasoras.

Pecuária

A Agrishow sempre foi voltada mais para máquinas e implementos destinados à lavoura, mas, neste ano, a pecuária - talvez pelo bom momento vivido pelo setor - ganhou mais destaque. Empresas estão mostrando lançamentos para aumentar a produtividade, como um programa que prevê redução de até 30% na incidência das principais enfermidades do rebanho, como mastite, metrite, cetose, laminite, retenção de placenta e paratuberculose. O Immunity foi desenvolvido pela Semex com um grupo de touros geneticamente imune à herdabilidade. Há inovações sobre manejo, alimentação e cuidados com os animais.

Aldo Rebello

O ministro da Defesa, Aldo Rebello (PCdoB), também falou pouco. Foi anunciado, apenas, como ministro e não como representante da presidente da República, Dilma Rousseff. Disse que a agricultura e a pecuária contribuem para gerar um setor mais dinâmico de empregos na economia. "Nestes dias difíceis, são esses setores que respondem e carregam nas costas o Brasil e fazem com que o agronegócio seja o único segmento, além do aeroviário, com superávit", afirmou. "São eles continuou responsáveis por uma democratização na mesa com a redução do preço da cesta básica e dos alimentos a uma escala que tornou acessível o grão e a proteína na mesa dos pobres." E concluiu que "as dificuldades de hoje podemos superar com o mesmo espírito, consciência e persistência".

O Dia

  • Até o dia 29, a Secretaria Estadual da Agricultura promoverá o Salão do Azeite Gaúcho, na Feira Brasil-Alimenta, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Serão degustados azeites de 11 produtores do Rio Grande do Sul e haverá palestras sobre a atividade produtiva.
  • O frigorífico Marfrig, de Bagé, interditado pelo Ministério Público do Trabalho por riscos à saúde dos trabalhadores, deve se manifestar, hoje, sobre assinatura do termo de adequação das irregularidades.
  • O Sebrae-RS promoverá a 1ª Rodada de Mídia, às 8h30min, na Associação Comercial de Pelotas.
  • Temas como marketing digital, humanização e estratégias para o terceiro setor estarão em debate no seminário de marketing da Serra gaúcha, no Teatro da UCS, em Caxias do Sul. Começará às 9h30min.
  • O advogado Conrado Paulino da Rosa falará sobre o novo CPC e a advocacia de família, às 12h, no Iargs, na travessa Acelino de Carvalho, 21, 4º andar.
  • A Associação Riograndense de Propaganda promoverá debate sobre licitação do mobiliário urbano de Porto Alegre, às 19h, na sua sede, localizada na rua Tobias da Silva, 120.
  • A Tidelli e a Import Plus inaugurarão novo espaço, às 19h, na rua Amélia Teles, 390.
  • A Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, em parceria com a Arkema, realizará palestra R427A: a melhor opção para retrofit do R22, às 19h, na rua Arabutan, 324.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
PPPs são fundamentais para a infraestrutura Condições de trabalho nas arrozeiras gaúchas Grupo Paquetá tem mais de 18 mil empregados Se aumentar o preço do aço, desemprego crescerá

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo