Porto Alegre, segunda-feira, 18 de abril de 2016. Atualizado às 02h38.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
27°C
33°C
25°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,5240 3,5260 1,43%
Turismo/SP 3,4700 3,6600 1,38%
Paralelo/SP 3,4700 3,6600 1,38%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Painel Econômico Danilo Ucha


Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 18/04/2016

Sucesso gaúcho em alta tecnologia

DANILO UCHA/JN/ESPECIAL JC
Antonio Gobbi, sócio da Full Gauge Controls

Aquela história de empresa de alta tecnologia que começou com dois jovens numa garagem e transformou-se em sucesso em seu setor não acontece apenas nos Estados Unidos. Antonio Gobbi e Flávio Perger, de Canoas, começaram assim (eles tem fotos deles na garagem, em 1985) e, hoje, sua Full Gage Controls transformou-se na maior empresa do segmento de controladores de temperatura e refrigeração do Brasil, líder no País e com grande penetração no mercado externo, de onde vem 50% do faturamento, com exportações para Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Austrália, Colômbia, África do Sul, México, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Equador e países do Oriente Médio. Um de seus equipamentos mostra o importante papel na operação de grandes empreendimentos internacionais. Mais de 100 câmaras frias no aeroporto de Dubai, Emirados Árabes, dependem dos instrumentos da Full Cauge para garantir a qualidade da comida, medicamentos e outros produtos perecíveis. Gobbi e Pergher não se assustam com a crise. Instalados em três prédios que ocupam área de 5.400 m2, no bairro Niterói, adquiriram terreno ao lado, de 1.150 m2, e estão ampliando a área de produção de equipamento de refrigeração, aquecimento, climatização, aquecimento solar e administração remota. "Independentemente do que acontecer, nossos investimentos seguirão e o ideal é que todos os empresários pensassem assim, pois as crises passam e fortalecem quem soube enfrentá-las", conclui Gobbi.

Bom outono

Os pecuaristas do Rio Grande do Sul, que vem vivendo bons momentos nos últimos dois anos, com valorização e demanda de gado, acreditam que este outono também será bom para o setor. Quem confirma isso é Marcelo Silva, diretor da Trajano Silva Remates, garantindo que a temporada vai manter a pecuária em alta, com preços estáveis, aumento da demanda de animais e boa comercialização.

Novidade médica

Um tratamento inovador promete solucionar feridas crônicas e agudas (tecnicamente chamadas de úlceras). O serviço está sendo oferecido pela Hospitalar ATS em parceria com a empresa SmartCare, que fornece a tecnologia alemã genericamente conhecida como Curativo à Vácuo ou Terapia por Pressão Negativa. A Hospitalar ATS está no Shopping Total.

Farmacêuticos

O Sistema Unicred RS firmou convênio com o Conselho Regional de Farmácia-RS (CRF-RS) para que os associados ao CRF-RS se beneficiem das vantagens de uma instituição financeira cooperativa: taxas de juros mais atrativas, condições mais amigáveis em empréstimos e financiamentos, conta-corrente, cheque, cartão de crédito entre outros serviços. A assinatura ocorreu durante sessão plenária do Conselho, no Anfiteatro Bruno Hammes, da Escola de Direito da Unisinos, em São Leopoldo, com a presença do presidente do CRF-RS, Maurício Schüller Nin, o superintendente da Unicred Central RS, Rodrigo Borges, e o presidente da Unicred Região dos Vales, Paulo Rech.

Doação de chuveiros

A Rio Grande Energia (RGE) investiu R$ 890 mil para reduzir a conta de consumidores de Santa Rosa que estão enquadrados na tarifa social. Desde outubro do ano passado, a concessionária, por meio do Programa da Eficiência Energética, instalou 1.295 chuveiros econômicos em residências da cidade. O chuveiro convencional é um dos principais responsáveis pelos gastos das famílias com energia. Em média, ele corresponde a 35% da fatura de energia elétrica mensalmente.

Ceasa

Interessados em alugar boxes, lojas, espaços para instituições financeiras, escritórios, farmácia ou correspondente bancário nos espaços das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS) poderão participar de licitação para novos empreendimentos. Documentação e proposta deverão ser entregues no próximo dia 9 de maio, às 10h, quando ocorrerá a abertura dos envelopes, no auditório da Ceasa/RS, localizado na avenida Fernando Ferrari, 1.001, em Porto Alegre.

Saque e Pague

A empresa gaúcha Saque e Pague, especializada em autoatendimento e multisserviços financeiros, assunto da abertura da coluna na sexta-feira passada, tem mais uma perspectiva de crescimento. A Stefanini, empresa multinacional brasileira especializada em serviços de TI com atuação em 39 países, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, adquiriu 40% do capital da Saque e Pague. A própria Stefanini, que já é grande e está entre as 100 maiores empresas de TI do mundo, vai crescer mais, através de uma joint venture com uma das maiores empresas de defesa israelense, a Rafael, para oferecer um conjunto de soluções de combate ao crime cibernético e ao terrorismo, bem como soluções avançadas de inteligência.

O Dia

  • Nelly Oelke, da escola de enfermagem da universidade British Columbia, Clarice Dall'Agnol e Elisiane Lorenzini, da Ufrgs, falarão sobre segurança do paciente, às 9h, no hospital Centenário, em São Leopoldo.
  • Panorama geral do setor aeroespacial e defesa será o tema do almoço da CIC Caxias do Sul, às 12h, com o diretor da AEL Sistema, Marcos Osmar Arend.
  • Antonio Luiz Martins Jr., diretor da Dutra Internacional, de Novo Hamburgo, participará do Brazil Summit, em Nova Iorque, para debater o panorama do Brasil e possibilidades de investimento.
  • A final do campeonato gaúcho de futebol americano será no Estádio Beira-Rio.
  • Homenagem de escritores ao poeta Sérgio Napp, falecido em maio de 2014, às 18h30min, no Instituto Estadual do Livro, rua André Puente, 318. Entrada franca.
  • Lançamento da revista WE, de Luiz Jacintho Pilla, às 20h, na Reina, avenida Lajeado, 1.065, com mostra da Essere Joias.
  • Paulo Belegante falará sobre técnicas de influência e negociação para atingir metas, às 19h, no Sindiatacadistas, na avenida Julio de Castilhos, 440, 14º andar.
 

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Ganhando dinheiro com dinheiro Brasil precisa melhores acordos internacionais Importante negóciona área de ortopedia Muitas soluções podem vir das PPPs

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo