Porto Alegre, quarta-feira, 06 de abril de 2016. Atualizado às 22h48.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
30°C
22°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,6450 3,6470 0,89%
Turismo/SP 3,5900 3,8100 0,52%
Paralelo/SP 3,5900 3,8100 0,52%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Painel Econômico Danilo Ucha


Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 07/04/2016

Só 13,07% do Rio Grande está cadastrado no CAR

SOLANGE BRUM
Governo Federal quer a descrição das paisagens rurais

No dia 6 de maio, terminará o prazo para o Cadastro Ambiental Rural (CAR). É o registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, onde são cadastradas as informações ambientais das propriedades e posses rurais de todo o Brasil. De acordo com o boletim mais recente do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), 67,6% da área cadastrável do território brasileiro, num total de 2.436.014 imóveis, já se encontra regularizada. O Rio Grande do Sul detém o menor percentual de área cadastrada, somente 13,07%. As informações são da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), ressaltando que, quem não fizer o cadastro, ficará afastado do crédito rural.

Homenagem

Hoje é o Dia do Jornalista. Em homenagem à classe, o Grupo Boticário distribuiu livros, com a justificativa de que "quem conta boas histórias também faz beleza". Um dos livros é uma Antologia Poética, do gaúcho de Alegrete Mario Quintana, que viveu do jornalismo, de traduções e de seus poemas.

Barriga no balcão

A recuperação do varejo brasileiro não tem data marcada para ocorrer. "A saída para quem opera no setor é encostar a barriga no balcão e olhar para o futuro", afirma o diretor-geral da GS&MD - Gouvêa de Souza, Marcos Gouvêa de Souza, empresa especialista em varejo, marketing e distribuição. Segundo o executivo, é preciso buscar novas forças de eficiência, de produtividade, de atendimento no ambiente interno e, ao mesmo tempo, olhar para o mercado externo. Esses são alguns dos temas que serão apresentados aos varejistas gaúchos em evento, promovido pela GS&MD, em parceria com EKF Participações, dia 14, no Teatro do CIEE-RS, das 14h às 18h30min. As inscrições podem ser feitas em http://posbigshow-porto-alegre.instapage.com.

Desemprego

Em 12 meses, já foram demitidos 467,7 mil trabalhadores da indústria da construção civil no País. Os dados são da pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).

Agenda legislativa

Comitiva da Fecomérci-RS, liderada pelo presidente luiz CarlosBohn, esteve, ontem, em Brasilia, apresentando à bancada federal gaúcha, na Câmara Federal, sua Agenda Legislativa. Em sua quinta edição, a a elenca as proposições em tramitação em nível estadual e federal e que impactam o setor terciário. No total, são 24 projetos estaduais e 31 federais considerados relevantes e que ganham a manifestação da entidade. O presidente do Sindilojas de Caxias do Sul, Sadi Donazzolo, e o diretor Ivanir Gasparin, acompanharam a comitiva. Bohn pediu aos parlamentares um desfecho mais rapido possível para atual crise econômico-política que atrapalha o País.

Migração profissional

Em palestra realizada na Dupont Spiller Advogados, em Bento Gonçalves, o consultor e professor da Fundação Dom Cabral, Paulo Roberto Villamarim Gama, destacou que um jovem recém-ingressado no mercado de trabalho vai mudar de empresa de 10 a 11 vezes em sua carreira e ainda pode trocar de profissão até três vezes. Ao contrário do passado, quando a pessoa ficava muitos anos no mesmo emprego, entramos na era da migração profissional.

Devolução

A BV Financeira foi condenada pela Justiça de Minas Gerais a devolver valores cobrados a mais em operações de financiamento de automóveis em todo o País. Em ação movida pelo Instituto Mineiro de Políticas Sociais e de Defesa do Consumidor, o tribunal considerou abusivas as cobranças de registro de contrato, serviço de terceiros, custos de serviços recebidos, tarifa de emissão de carnê e tarifa de avaliação de bem, que aumentavam o valor dos contratos em até 28%. Os valores deverão ser devolvidos aos consumidores com correção monetária, informou Lillian Salgado, advogada que liderou a ação.

O Dia

  • A Farsul realizará, em Bagé, a 76ª Etapa do Seminário Para onde irão os novilhos, hoje e amanhã, às 8h, no Sindicato Rural do município e em várias fazendas da região.
  • Hoje e amanhã, convenção da CDL Porto Alegre, no hotel Continental, em Canela.
  • A Fundação O Pão dos Pobres realizará prestação de contas, apresentando os indicadores sociais da instituição em 2015, às 8h, na Rua da República, 801, em café da manhã.
  • A importante artista plástica gaúcha Maria Lídia Magliani será homenageada com uma rua com seu nome em Porto Alegre. Iniciativa da vereadora Mônica Leal (PP), instigada pelo marchand e amigo de Magliani Renato Rosa.
  • O juiz do Trabalho, titular da 2ª Vara do Trabalho de Estrela-RS, Clocemar Lemes falará no X Fórum de Relações Trabalhistas, da Associação Brasileira de Recursos Humanos-RS, sobre Home Office no Funcionalismo Público. Na sede da Amrigs.
  • O governo do Estado e a Junta Comercial-RS homenagearão 39 empresas gaúchas com mais de 100 anos, em almoço, às 12h, no Palácio Piratini. Iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia com apoio da Fiergs, Farsul e Fecomércio.
  • O presidente da OAB-RS, Ricardo Breier, será o palestrante do almoço do Iargs, às 12h, no Hotel Plaza São Rafael.
  • Alfredo Englert, provedor da Santa Casa de Misericódria de Porto Alegre, será o palestrante do almoço da ADCE, às 12h, no restaurante Laçador, avenida Brasil, 1.095, falando sobre o 213 anos da instituição.
  • A psicóloga Silvana Hartmann falará para familiares e pacientes em diálise, às 15h30min, no Hospital Moinhos de Vento, rua Ramiro Barcelos, 910 - 4º andar, Bloco C.
  • O Poker City Club Caxias, no hotel Intercity Caxias do Sul, completará hoje um ano de sucesso. É apontado como o Melhor Clube de Poker do RS, dirigido por Julio Cesar Lenz Trindade.
  • Arri Coser, proprietário da rede NB Steak e Maremonti; Guilherme Reischl, sócio-diretor da Egali Intercâmbio; Roberto Argenta, diretor-presidente da Calçados Beira Rio S.A.; e José Agnelo Seger, diretor-presidente do Grupo Herval, debaterão empreendedorismo, às 18h, com os jovens empresários da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, no Swan Tower NH.
  • O II Meetup Health Plus será às 18h, na Grow Plus, na rua Germano Petersen Junior, 508/501, sobre alocação de recursos para empresas de TI.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
O exuberante mercado pet Brasil pode acabar com a vacina contra a aftosa Nova parceria para recuperação de monumentos na Redenção A instabilidade político-econômica afeta mercado da soja no País

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo