Porto Alegre, quarta-feira, 27 de abril de 2016. Atualizado às 10h40.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
12°C
15°C
6°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,5260 3,5280 0,22%
Turismo/SP 3,4500 3,6300 1,35%
Paralelo/SP 3,4500 3,6300 1,35%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht


Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 27/04/2016

O caos do trânsito...

MARCELO G. RIBEIRO/JC

Um caminhão com pane mecânica na Edu Chaves, perto da Avenida dos Estados, bloqueou uma faixa da via, pouco depois das 7h de ontem. Com a chuva e o horário movimentado, foi o suficiente para engarrafar toda a Terceira Perimetral. Teve gente que perdeu voo, depois de levar duas horas e meia da Zona Sul ao aeroporto Salgado Filho. Isso é tempo suficiente para viajar de Porto Alegre a Torres.

...de cada dia

Quem ia da região central para o aeroporto podia optar pela alternativa da Avenida da Legalidade e pegar a BR-116. Mas muita gente teve essa ideia, e logo, logo, havia congestionamento (foto). A região do aeroporto não é caso isolado. Leitor conta que levou quase 40 minutos, no início da tarde, na Vasco da Gama-Irmão José Otão, em um pequeno trecho de oito quadras. Tudo parado. Da Ipiranga, nem se fala.

Bom de foto

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://jcrs.uol.com.br/_midias/jpg/2016/04/26/206x137/1_cco_8073-481787.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'571fdb3d44f04', 'cd_midia':481790, 'ds_midia_link': 'http://jcrs.uol.com.br/_midias/jpg/2016/04/26/480x320/1_cco_8073-481787.jpg', 'ds_midia': ' pg3 gramado zoo -casal_papagaio - foto jaim oliveira  ', 'ds_midia_credi': 'JAIM OLIVEIRA/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': ' pg3 gramado zoo -casal_papagaio - foto jaim oliveira  ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '480', 'cd_midia_h': '320', 'align': 'Left'}
Jaim Oliveira/Divulgação/JC
O Gramadozoo divulgou o resultado do Concurso Fotográfico Bicho Bom de Foto, que atraiu fotógrafos de todo o País, resultando em 40 finalistas. O primeiro lugar foi para este casal de papagaios-da-várzea, de Jaim Simões de Oliveira, de Maceió (AL). Merecido o prêmio - para os três.

Até que demorou

A produtora carioca New Group & Raconto promete levar às telas, ainda neste ano, o primeiro filme da trilogia "Polícia Federal - a lei é para todos", produção "fortemente inspirada" na Operação Lava Jato. Inclui uma série de TV e três livros.

Parabéns para você

Investindo na constante capacitação de seus colaboradores, a Guarida Imóveis possui uma universidade corporativa, a Unígua, que completa 14 anos. O conceito de universidade corporativa foi desenvolvido a partir de uma visão de negócio que a empresa valoriza e multiplica.

Código de Hamburabi

Segundo o ex-ministro Delfim Netto, "quando até regras matemáticas milenares têm que ser submetidas ao Supremo Tribunal Federal (STF), é evidente que a possibilidade de governança da União se esgotou". Delfim diz que juros compostos não são juros em cima de juros, como se diz, que se trata de "instituição implícita no Código de Hamurabi, na Suméria, há pelo menos 3,7 mil anos".

Um milhão

O projeto Guaíba 2, nova fábrica da Celulose Riograndense, que foi posta em marcha no dia 3 de maio de 2015, atingiu, às 21h23min de segunda-feira, a marca de 1 milhão de toneladas de celulose de eucalipto. A produção foi totalmente colocada nos mercados doméstico e internacional, com destaque para Austrália e Nova Zelândia, além dos tradicionais mercados da CMPC na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Indigestão aérea

Um Airbus A321 da TAM teve que voltar para o aeroporto de Guarulhos na manhã de ontem, logo depois de decolar. Uma ave entrou em uma das turbinas da aeronave, que viria para Porto Alegre. Nada anormal. Só em 2014, a Aeronáutica registrou 1.495 colisões de aves com aviões, o que dá cerca de quatro casos por dia, na média. O pior é quando a ingestão é na turbina, como foi neste caso.

Profetas do passado I

Os mocinhos ganharam duas em poucos dias, uma no Hospital Cristo Redentor e outra agora em Lomba Grande. O passivo criminoso foi de seis, no total. No primeiro caso, do hospital, aqui e acolá, se ouviram críticas quanto ao posicionamento sem cobertura dos PMs, que, aliás, têm ótima pontaria. Acertar um alvo correndo com uma pistola não é fácil, salvo no cinema.

Profetas do passado II

Esse negócio de ter sempre um parceiro cobrindo o outro funciona bem no cinema, quando o diretor pode parar de rodar e diz para o ator policial proteger o parceiro. Na vida real, é outro papo. Os quatro criminosos foram lá para matar os PMs, e matar com balas de um fuzil 5.56, viajando a 800 metros/segundo. Pode arrancar a cabeça do atingido.

Miúdas

  • DORMINDO nos guarda-roupas desde o ano passado, as camisetas de manga comprida ressuscitaram.
  • JÁ as suas primas de manga curta fazem o caminho de volta às gavetas.
  • NUNCA os vendedores de guarda-chuvas venderam tanto como nos últimos tempos.
  • DESEMBOLSOS do Bndes no primeiro trimestre caíram 46% em relação ao mesmo período de 2015. É uma senhora queda.

Finais

  • CONSULTORIA On-line do Sebrae/RS (http://goo.gl/AnPWYp) permite ao empreendedor acessar conhecimentos sem sair de casa.
  • MÉDICO comunitário Lindomar Antônia Possa será homenageado pela Assembleia dia 29/16h30min, proposição da deputada Liziane Bayer (PSB).
  • AFOCEFE Sindicato leva às ruas amanhã/11h/Assis Brasil, 4.101, o Sonegômetro ICMS, que mede em tempo real o prejuízo ao Estado.



COMENTÁRIOS
PETER ANDERSEN CAVALCANTI - 27/04/2016 10h00min
tens toda a razão também em relação ao trânsito de porto alegre. E vou um pouco mais longe. São obras necessárias nunca iniciadas. Obras terminadas, recebidas e em fase de conserto pq mal executadas... intermináveis, e obras iniciadas que também não há prazo previsto para término. O Fortunatti pela sua aproximação com Dilma perderá muitos eleitores, e o PMDB, em nível municipal, não terá chance alguma nestas eleições. O atual vice parece dissociado da realidade.

DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
A massa católica Ciclistas no Santuário O doutor Collares... O Último Samurai

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo