Porto Alegre, segunda-feira, 11 de abril de 2016. Atualizado às 09h17.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
21°C
25°C
22°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,5950 3,5970 2,59%
Turismo/SP 3,6200 3,8100 0,78%
Paralelo/SP 3,6200 3,8100 0,78%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht


Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 11/04/2016

Casa Augusto

fotos FREDY VIEIRA/JC

Explorando as ruas desta cidade de 244 anos, descobrem-se lojas que parecem estar aí desde sempre. É o caso da Casa Augusto, na rua Vigário José Inácio, 410, ao lado da Igreja N. S. do Rosário, no Centro Histórico. Há impressionantes 144 anos, o estabelecimento vende uma miscelânea de tapetes, artigos de couro e sua limpeza, plásticos até palmilhas e calçadeiras. A empresa familiar é tocada por Augusto Eurico Hecktheuer.
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://jcrs.uol.com.br/_midias/jpg/2016/04/10/206x137/1_cco_8052-471959.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'570aa50f59cfa', 'cd_midia':471962, 'ds_midia_link': 'http://jcrs.uol.com.br/_midias/jpg/2016/04/10/480x320/1_cco_8052-471959.jpg', 'ds_midia': ' ', 'ds_midia_credi': 'FREDY VIEIRA/JC', 'ds_midia_titlo': ' ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '480', 'cd_midia_h': '319', 'align': 'Left'}
Fredy Vieira/JC

Pergunta sem resposta

Leitor diz que gostaria de saber qual a justificativa para o fato de o Bolsa Família, "onde ninguém trabalha, ter o dobro do aumento dos 30 milhões de aposentados que trabalharam a vida toda".

Perigo real

Além de ter apenas um dos três guindastes funcionando (e tem que levar um gerador, porque a área está sem energia), o Cais Navegantes apresenta outro problema: os navios correm o risco de atolar - literalmente - por falta de dragagem no Guaíba.
 

Mobiliário urbano

O mobiliário urbano de Porto Alegre já viveu tempos bem melhores. Para ficar só em três exemplos: placas de rua, paradas de ônibus e relógios/termômetros públicos estão deteriorados, sem funcionar ou nem existem. Empresas do ramo dizem que há interesse, mas que as contrapartidas exigidas pela prefeitura inviabilizam o negócio.

Obter o PPCI...

Não passa um dia sem que alguém reclame da via crucis que é conseguir o PPCI dos Bombeiros. Um advogado de 86 anos faz longo relato do qual extraímos alguns pontos mais críticos, como uma fila para conseguir o boleto de pagamento da taxa e outra para conseguir a guia do depósito.
 

...é um calvário

O pagamento só pode ser feito no Banrisul, porque os boletos não tem código de barras. Então, outra fila. O horário de expediente varia conforme o dia, sem aviso-prévio, não há banheiros para o público, que dispõe de poucas cadeiras, e assim por diante.
 

Burocracia nos boletos...

A Federação dos Bancos determinou o fim da cobrança simples dos boletos que passarão a ser processados pelo sistema de cobrança registrada. Atinge muito as imobiliárias. Há toda uma nova burocracia que inclui o fornecimento obrigatório do CPF/CNPJ do titular da unidade.
 

...tem mais um capítulo

O condômino ou inquilino também terá sua dose. Quem não fornecer estes dados terá que ir até a imobiliária e efetuar o pagamento com recibo, sem código de barras. Ocorre que a maioria das empresas, por segurança, não possui caixa. Sai dessa.
 

Aí tem

Rumores sobre fraudes no Dpvat não são novos, mas agora surgem dados concretos. De 2012 a 2015, o número de mortes se manteve relativamente estável, mas os casos de invalidez permanente saltaram de 352 mil para 515 mil, com pico de 595 mil em 2014. O MP e a Polícia Federal estão de olho.
 

Por falar em fraudes...

...em se fraudando, dá. São mais de 500 mil casos de fraude na distribuição de terrenos da reforma agrária, tem essa do seguro obrigatório e, em vários outros programas, ainda existe um cemitério inteiro de esqueletos esperando a hora de sair.
 

Miúdas

  • ESSE vazamento de petróleo no terminal da Petrobras em Tramandaí também foi seletivo?
  • DESBLOQUEIO da RS-115 (Taquara-Gramado) deverá ser feito até o dia 30. Antes tarde do que nunca.
  • ROBERTO Jefferson, presidente de honra do PTB, é o entrevistado de hoje do Roda Viva/TV Cultura/22h.
  • DEPOIS de longa e tenebrosa ausência, cédulas novas de R$ 2,00 estão de volta. As moedas, nos mais diversos valores, seguem em falta.

Finais

  • TROTE Solidário 2016 do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) arrecadou 21,4 toneladas de alimentos e 569 bolsas de sangue na primeira etapa.
  • TOMA posse hoje o novo defensor público-geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt.



COMENTÁRIOS
Jorge A Backes - 11/04/2016 09h04min
"onde ninguém trabalha, .... dobro do aumento... que trabalharam a vida toda" Só não souberam trabalhar ???? Isto é uma falácia de um incompetente. Teve 30 ou 35 anos p/programar sua aposentadoria... negligenciou, ... é um aposentado fracassado... não soube programar, e a culpa é a culpa sempre é dos outros, no caso do governo...Resgatamos a dignidade dos BF ou o custo com segurança vai ser muito caro para todos.......é um programa que veio para ficar, resgata a dignidade esta certo. Abraç

DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Eu sou você amanhã! Dia do Jornalista Os momentos de Monteiro Os esqueletos imorríveis

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo