Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 14 de Março de 2016 às 18:47

Ex-ministro de FHC vira réu em ação por lavagem de dinheiro

O candidato do PSDB que perdeu as eleições para o governo de Minas Gerais em 2014, João Pimenta da Veiga, se tornou réu em ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) que o acusa de lavagem de dinheiro.
O candidato do PSDB que perdeu as eleições para o governo de Minas Gerais em 2014, João Pimenta da Veiga, se tornou réu em ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) que o acusa de lavagem de dinheiro.
O processo foi acolhido pela 4ª Vara Federal de Belo Horizonte no último dia 3 e é resultado da investigação que resultou no julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com a Procuradoria, Pimenta da Veiga recebeu, entre março e abril de 2003, quatro repasses das agências de publicidade de Marcos Valério, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach condenados pelo mensalão petista e réus no mensalão tucano que totalizaram R$ 300 mil.
O tucano é ex-deputado federal e foi ministro das Comunicações do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Caso condenado, pode pegar de três a 10 anos de prisão.
Em depoimento, Pimenta da Veiga disse que os recursos foram honorários advocatícios por prestação de consultoria empresarial. No entanto, de acordo com a denúncia, não apresentou pareceres escritos que comprovassem os serviços ou contrato formal.
Segundo laudo da Polícia Federal citado pelo Ministério Público, também não há qualquer documento que justifique o recebimento dos repasses, que não foram declarados à Receita Federal.
"Ao justificar o recebimento de dinheiro das empresas de Marcos Valério, respaldando-se em sua atividade econômica lícita, o denunciado dissimulou a origem e a natureza ilícita dos valores oriundos de crimes antecedentes", diz o texto da Procuradoria.
Em nota, o advogado de Pimenta da Veiga, Sânzio Nogueira, disse que recebeu a denúncia com "grande perplexidade" e que irá "corrigir a descabida acusação" na Justiça.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO