Porto Alegre, quinta-feira, 31 de março de 2016. Atualizado às 00h08.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
22°C
31°C
21°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,6200 3,6220 0,46%
Turismo/SP 3,6200 3,7800 0,52%
Paralelo/SP 3,6200 3,7800 0,52%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

artigo Notícia da edição impressa de 31/03/2016. Alterada em 30/03 às 22h37min

Obama em Cuba: o que pode mudar?

Paulo Franquilin

Cuba é um país pobre, sem infraestrutura para a população, organizado de forma a distribuir o pouco entre todos, com um sistema político socialista, sem eleições para os cargos do Executivo. O Estado é o responsável pela educação e saúde de forma universal, com taxa quase zero de analfabetismo e baixo índice de mortalidade infantil, mostrando competência nessas áreas. O parque industrial cubano é muito limitado, havendo necessidade de importar produtos industrializados de poucos países que são parceiros comerciais de Cuba, entre eles o Brasil. Os produtos agrícolas também são importados, pois Cuba não produz o suficiente para o seu consumo interno, sendo seus principais produtos de exportação o açúcar e o tabaco.
Esse cenário é resultado de uma opção ideológica do final da década de 1950, quando Fidel Castro assumiu o poder, ficando alinhado com a União Soviética, que manteve na ilha uma frente de ameaça aos Estados Unidos. Mas tudo começou a mudar em 1991, quando a União Soviética dissolveu-se e Cuba passou a depender de outros parceiros para manter a economia. Assim como outras ilhas do Caribe, Cuba tem no turismo uma importante fonte de receitas, com uma população que sobrevive com subsídios do governo. Um fato histórico pode mudar toda a realidade cubana, pois a visita do presidente Barack Obama ao presidente Raul Castro é o primeiro movimento para acabar com o embargo econômico imposto, há mais de 50 anos, pelos EUA a Cuba, que tinha por finalidade enfraquecer o regime socialista da ilha. A mudança será benéfica para ambos países, pois Cuba poderá aumentar seu parque industrial, enquanto os EUA lucrarão com um novo mercado de 10 milhõesde consumidores. O porto de Mariel, construído por empreiteiras brasileiras e com recursos do Bndes, terá um papel importante nessa nova parceria comercial, que poderá beneficiar também o Brasil.
Ten-cel da BM, jornalista e escritor
 
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Opinião econômica: Brasil ao cubo O golpe é contra os trabalhadores e o Brasil
Se ainda pairava alguma dúvida, tudo ficou bem claro com o embarque das federações empresariais na aventura do golpe do impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT)
Adoção consensual - Projeto de Lei 3.904/2015
Sob o ponto de vista teórico, o direito brasileiro, através do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), contempla um procedimento formal para a adoção
Manifesto
Não há como silenciar diante deste momento, em que nosso País vem enfrentando uma severa crise econômica e política

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo