Porto Alegre, domingo, 27 de março de 2016. Atualizado às 22h43.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
22°C
27°C
19°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,6800 3,6820 0,10%
Turismo/SP 3,6200 3,8600 0,78%
Paralelo/SP 3,6200 3,8600 0,78%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

artigo Notícia da edição impressa de 28/03/2016. Alterada em 27/03 às 19h15min

Em 1950, Pelotas tinha futebol feminino

Paulo Roberto Palombo Pruss

O tema "futebol feminino", em sites de buscas na internet, revela que o Araguari Atlético Clube (MG) é considerado o primeiro clube do Brasil a formar um time feminino e, em meados de 1958, selecionou 22 meninas para um jogo beneficente. O sucesso desta partida foi tanto que a revista "O Cruzeiro" fez matéria de capa sobre o acontecimento, pois até então, partidas femininas só ocorriam em circos ou jogos de futsal. No ano de 1959, a equipe feminina do Araguari foi desfeita por pressão dos religiosos.
Em 1950, em Pelotas, existiam dois times femininos organizados: Corintians Pelotense e Vila Hilda, de muito sucesso, haja vista a quantidade de jogos marcados. A origem destes times foram equipes masculinas de mesmos nomes. Os clubes possuíam boas estruturas com sedes sociais e campos próprios e ambas foram fundadas praticamente juntas. Detentora desse fato histórico, Pelotas foi inovadora no que se refere ao futebol feminino no Brasil, embora, este fato passe despercebido para promover a cidade como precursora.
O primeiro jogo de futebol feminino entre o Corinthians e o Vila Hilda foi realizado no dia 7 de junho de 1950, com a venda de ingressos, no Estádio Bento Freitas. Foi considerada uma "festa social-esportiva" cujo resultado foi empate de 1x1. A "Revista dos Esportes" destacou o ineditismo do futebol feminino na cidade. O encontro teve tamanha repercussão que atraiu a imprensa do Chile. Em Porto Alegre, o sucesso foi imenso. As partidas ocorriam no campo do Cruzeiro, a Montanha. A imprensa do Centro do País acompanhava as "pelejas". O entusiasmo dos jogos na Capital foi tanto que deu origem a vários times. Mas, em 23 de novembro de 1950, o Conselho Nacional de Desportos proibiu jogos de futebol feminino em todo País, com a justificativa de que "aquele esporte não combinava com a formação física do belo sexo". A notícia foi estarrecedora, acabando com todo o crescimento dos times femininos. Minha mãe, Madalena Palombo Pruss, que ousou jogando futebol em 1950 no Corinthians Pelotense, com todo preconceito da época, era considerada a craque do time.
Administrador de empresas
 
COMENTÁRIOS


DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Opinião econômica: Descontrole, recessão e desemprego O rei está nu
Hans Christian Andersen, entre tantas outras fábulas, publicou, em 1837, A Roupa Nova do Rei
A profissionalização do terrorismo
A descoberta dos primeiros documentos com a conscrição e cadastro de jihadistas impacta por eles mostrarem o nível de profissionalização com que, hoje, se recrutam os possíveis combatentes do Isis
Na crise, é preciso ser capitão de navio
Quem sobrevive à crise não é aquele empresário que não entra em crise, mas o que está mais bem preparado para superá-la

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo