Porto Alegre, quarta-feira, 30 de março de 2016. Atualizado às 08h23.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
20°C
30°C
19°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,6370 3,6390 0,33%
Turismo/SP 3,6200 3,8000 0,26%
Paralelo/SP 3,6200 3,8000 0,26%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Urbanismo 30/03/2016 - 08h23min. Alterada em 30/03 às 08h23min

Concurso capta ideias para melhorias urbanas em Porto Alegre até 2050

IVO GONÇALVES/PMPA/DIVULGAÇÃO/JC
Futuro de Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre aposta na colaboração para obter soluções urbanas em temas que vão de mobilidade, construção a meio ambiente. O concurso de urbanismo 35 Ideias POA 2050 – Pensando o Futuro da Cidade foi lançado nesta terça-feira (29), na sede do Executivo, e abordará três grandes temáticas: qualificação da paisagem urbana, infraestrutura urbana e cidade policêntrica.
Serão selecionadas 35 propostas que explorem a dinâmica da cidade, considerando quesitos de requalificação urbana de áreas degradadas, regeneração de áreas ambientais, reuso de edifícios subutilizados, soluções para habitação, edificações sustentáveis até a intervenção em áreas urbanas consolidadas e a proposição de mobiliários urbanos, soluções de mobilidade, dinâmicas que favoreçam a vitalidade, sustentabilidade e segurança das áreas urbanas, valorização dos espaços públicos, espaços públicos de expressão individual e coletiva, e problemas de infraestrutura.
O secretário de Urbanismo, Valter Nagelstein, aposta que a crise pode ser um terreno fértil para ideias criativas. “Quando melhoramos um bairro, resgatamos sua autoestima, também estamos investindo em segurança pública. Se fizermos uma cidade mais aprazível, com espaços públicos qualificados, estamos garantindo melhoria na saúde das pessoas", aposta Nagelstein.
O alvo são estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design de faculdades do Rio Grande do Sul e profissionais habilitados nestas profissões que estejam com registro regular nos conselhos de Arquitetura (CAU-RS) e de Engenharia e Agronomia (Crea-RS). Uma comissão com entidades dos segmentos e faculdades de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos, Uniritter, PUCRS, Ulbra-RS.
O edital com as regras do concurso deve ser publicado na segunda quinzena de abril. As inscrições devem abrir em maio. A prefeitura criou o site 35ideias.portoalegre.rs.gov.br com informações da iniciativa. Os vencedores serão conhecidos em novembro.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Quarto Distrito terá regime próprio para atividade econômica Propostas para o 4º Distrito avançam Vereadores aprovam nome de religioso para rua na Zona Sul
Área na Azenha é identificada como território quilombola

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo