Porto Alegre, domingo, 20 de março de 2016. Atualizado às 22h43.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
21°C
29°C
22°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,5810 3,5830 1,88%
Turismo/SP 3,6100 3,7700 0,78%
Paralelo/SP 3,6100 3,7700 0,78%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

contas públicas Notícia da edição impressa de 21/03/2016. Alterada em 20/03 às 22h33min

Fortunati decreta medidas de contenção de despesas em Porto Alegre

Um decreto publicado também na sexta-feira, em edição extra no Diário Oficial, confirma a preocupação do Executivo com o rumo das finanças neste ano. A medida formaliza a criação do grupo de trabalho que deverá elaborar um plano de redução dos gastos e estabelece ações imediatas no sentido de impedir órgãos da prefeitura de se comprometerem com novas despesas.
O grupo de trabalho integra representantes da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento, Procuradoria-Geral do Município, Secretaria Municipal de Gestão, Secretaria Municipal da Fazenda e Gabinete do Prefeito. Além dessa equipe, todos os órgãos municipais deverão criar grupos internos para construção de propostas de redução das despesas, que deverão ser encaminhadas pelo Grupo de Trabalho (GT) em 30 dias.
Por meio do decreto, o prefeito José Fortunati suspendeu, pelo prazo de 180 dias (podendo ser prorrogado por igual período), a abertura de concurso público ou processo seletivo que implique gastos ao Poder Executivo (com exceção dos que já estão autorizados ou em andamento); criação de cargos; criação, alteração ou reestruturação de quadro de pessoal; novas gratificações ou alteração daquelas já existentes; nomeação para cargos de provimento efetivo, salvo para serviços essenciais devidamente justificados; contratação de pessoal; afastamento de servidores e agentes públicos, com ônus para o município, a fim de participarem de cursos de pós-graduação, especialização, mestrado ou doutorado; realização de eventos, que não estejam previstos no calendário oficial; e qualquer espécie de cedência com ônus para o Executivo.
As razões para publicação do decreto se amparam nos números vinculados à recessão enfrentada pelo País. O documento elenca, entre outros fatores, a alta da inflação, o prolongamento da crise pelo segundo ano consecutivo, a queda do PIB (especialmente de serviços, que é o principal setor econômico da Capital) e a alta do desemprego.
"Considerando a opção do município de não aumentar impostos e a projeção orçamentária realizada sobre cenário mais favorável, o equilíbrio das contas públicas, neste momento, passa pela necessidade premente de reduzir despesas gerais e de custeio por meio de medidas de contingenciamento", justifica o documento, assinado pelo prefeito José Fortunati.
Até que o plano de contenção de gastos elaborado pelo grupo de trabalho esteja homologado, os órgãos do Executivo não poderão assumir compromissos que gerem gastos, como diárias e passagens aéreas; novos contratos de consultoria; prestação de serviços terceirizados; convênios; aluguel de imóveis e de equipamentos; aquisição de material permanente; contratação de obras e instalações.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Aprofundamento da crise deteriora o quadro orçamentário de Porto Alegre Feltes avalia proposta da União para a dívida Jaques Wagner descarta uso das reservas internacionais para fazer investimentos
"Se for o caminho, será para pagar dívida, mas não há nenhuma decisão a respeito", afirmou ministro da Casa Civil
Nova medida do governo eleva rombo nas contas

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo