Porto Alegre, domingo, 13 de março de 2016. Atualizado às 22h38.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
21°C
30°C
19°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,5880 3,5900 1,42%
Turismo/SP 3,5500 3,7900 0,78%
Paralelo/SP 3,5500 3,7900 0,78%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Painel Econômico Danilo Ucha


Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 14/03/2016

Agronegócio toma posição

FREDY VIEIRA/JC
Luiz Cornacchione é o diretor executivo da Abag

Até o agronegócio, que costuma ser muito prudente em seus posicionamentos contra governos, está contestando a gestão da presidente Dilma Rousseff (PT). A Sociedade Rural Brasileira defendeu a realização do processo de impeachment contra a presidente da República. Seu presidente, Gustavo Junqueira, escreveu: "O impeachment da presidente ou sua renúncia, em gesto de reconhecimento de que sua gestão causa mais danos que ganhos é um passo necessário para o País, apesar de não decisivo. Exigirá, para garantir nosso futuro, uma nova liderança comprometida com a governança, a abertura irrestrita à produtividade, a punição implacável dos malfeitos e o fim dos privilégios". A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), por sua vez, divulgou nota sobre a crise político-econômica do País e as investigações dos casos de corrupção. A entidade, que tem Luiz Cornacchione como diretor executivo, conclamou para que, em qualquer situação, se mantenha o Estado Democrático de Direito e o princípio da ordem pública constituída e reforça integral apoio à imprensa e ao trabalho da Justiça.

Tintas Killing

A indústria de tintas Killing, que tem matriz no Rio Grande do Sul e unidades na Bahia e na Argentina, lançou nova versão para o produto Bellacasa Pinta Mais. Garante que a mesma quantidade de tinta rende mais, atingindo cerca de 500 m2 por demão no balde de 18 litros.

Cartões de crédito

A taxa de juros dos cartões de crédito sempre foi alta. Agora, porém, chegou às nuvens. Em fevereiro, registrou 145,46%, a maior desde 1995. Foi a 17ª elevação consecutiva.

Ônibus

A Unesul de Transportes Ltda. adquiriu 14 unidades do modelo Marcopolo Paradiso 1350. Os veículos serão utilizados em rotas intermunicipais e interestaduais dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Já a Sociedade de Ônibus Gaúcha Ltda., empresa de transportes de Canoas, adquiriu 15 ônibus da Marcopolo. Os veículos, do modelo Torino, serão utilizados no transporte público da cidade e região.

Crescimento

A Central de Diligências (CDI) da Scalzilli.fmv Advogados, braço operacional da banca jurídica, totalizou crescimento de 41% em suas demandas no ano de 2015 em todo o País. A coordenadora da área, Dulce Martins, explica que o crescimento resulta do aumento do número de ações judiciais e do uso da central como ferramenta de trabalho.

Desemprego

Em fevereiro, Pelotas viveu dois episódios de desativação de empresas que aumentaram o desemprego na cidade. A rede de supermercados Pois Pois não conseguiu sair de uma recuperação judicial e encerrou atividades, desempregando 80 pessoas. E a Indústria Riograndense de Óleos Vegetais Ltda., Irgovel Rações, também parou suas atividades e desempregou 50 pessoas.

Malas extraviadas

Um pouco é distração, outro tanto incompetência e mau serviço dos aeroportos e companhias aéreas. No Brasil, mais de 7 mil passageiros perdem a bagagem anualmente em voos domésticos. O portal SeguroViagem.org (www.seguroviagem.org) lista medidas preventivas e o passo a passo do que fazer em casos de extravio ou violação.

Caso Varig

O piloto Marcelo Duarte Lins, que foi comandante de aviões da Varig e dirigente sindical na companhia, escreveu sobre a falência da empresa, a maior aérea já existente no País, e publicou o livro Caso Varig - a história da maior tragédia da aviação brasileira. O lançamento, em Porto Alegre, será dia 23, às 19h, na Livraria Cultura do Bourbon Country.

Nova vinícola

Depois, dizem que vinho que não dá dinheiro. O empresário argentino do setor do petróleo Alejandro Bulgheroni aplicou US$ 85 milhões na inauguração da vinícola Garzon, na região de Punta del Este, no Uruguai. Seu enólogo é o conhecido Alberto Antonini. Como milionário não joga dinheiro fora, Bulgheroni espera grandes resultados no mundo do vinho.

O Dia

  • Aniversário de 35 anos do hotel Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA, em Santa Catarina.
  • Entrevista coletiva do Cais Mauá de Todos, às 11h, no Ponto de Cultura Solar do IAB-RS (rua General Canabarro, 363), Centro Histórico de Porto Alegre.
  • O governador do Mato Grosso, Pedro Taques, estará no debate Brasil Competitivo, às 12h30min, na Fecomércio-RS, avenida Alberto Bins, 665, 15º andar. Coordenação da Capacitá.
  • A Planeta Viagem, agência de turismo, lançará, hoje, o Planeta Cultura, voltado para quem sente falta de saber mais sobre o roteiro escolhido. Além do acompanhamento durante a viagem da historiadora Claudia Damiani, os grupos contam com aulas sobre o destino escolhido. Contato pelo telefone 3342-6563.
  • Às 14h, na prefeitura de Canoas, lançamento do Canoas WiFi, acesso livre à internet disponível em vários pontos da cidade.
  • O Hospital Moinhos de Vento realizará encontro entre profissionais e familiares com os cuidadores de pacientes portadores da doença de Alzheimer, às 15h30min, com palestra do neurologista e presidente regional da Associação Brasileira de Alzheimer, Alberto Maia. Sala 02 da Educação Corporativa (rua Tiradentes, 333, térreo). Gratuito.
  • O presidente da SoftSul, José Antonio Antonioni, viajará a Bruxelas para participar do Projeto Conecta 2020. Reunião de prestação de contas final à Comissão Europeia.
  • A psicóloga Carine Alalan é a nova diretora do Senac Floresta.
  • Fábio André Kof, o presidente mais vitorioso do Grêmio, lançará o livro Memórias e confidências. O que faltou esclarecer, às 18h, no velho e glorioso Estádio Olímpico. O autor está com 84 anos.
  • A Microempa, coordenadora do Empreender RS, promoverá o lançamento do Empreender RS em Caxias do Sul, às 19h30 min, na rua Angelo Lourenço Tesser, 1.141.
  • Daniel Camargo deixará a Secretaria de Turismo de Nova Petrópolis para dedicar-se à vida privada. Será substituído pela secretária adjunta Fabiane Sehnem Haugg.
  • O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte fará reunião, às 20h, no hotel São Paulo, em Torres, para analisar os resultados da temporada de verão.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Normatização do design Perspectivas ruins, uma análise de conjuntura Nova fábrica da Fruki será decidida neste mês Sobre o projeto do Solo Criado na III Perimetral
O vereador Reginaldo Pujol (DEM), autor do projeto que dá estímulos à construção civil no entorno da Terceira Perimetral

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo