Porto Alegre, segunda-feira, 07 de março de 2016. Atualizado às 22h42.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
22°C
30°C
19°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,7940 3,7960 0,93%
Turismo/SP 3,6500 3,9500 2,06%
Paralelo/SP 3,6500 3,9500 2,06%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Painel Econômico Danilo Ucha


Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 08/03/2016

Sobre o projeto do Solo Criado na III Perimetral

O vereador Reginaldo Pujol (DEM), autor do projeto que dá estímulos à construção civil no entorno da Terceira Perimetral, através da venda de índices construtivos, aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito José Fortunati (PDT) com veto parcial, sobre o qual escrevemos sexta-feira, faz um comentário. Segundo ele, o veto compromete um de maiores objetivos do projeto, ou seja, a utilização do resultado proveniente da venda do Solo Criado na área, em projetos habitacionais de interesse social, "o que, a meu juízo, permitiria ao Demhab a realização de um grande projeto de habitação popular, com recursos próprios do município, e sem as amarras dos programas hoje existentes, altamente burocratizados e de difícil execução". O vereador quer salvar este objetivo na análise do veto pela Câmara. "No fundo explica , o que o projeto propõe são dois claros objetivos: adensar e revitalizar áreas importantes como a Terceira Perimetral e seu entorno e, também, propiciar que o desenvolvimento urbano da cidade se localize onde a infraestrutura já existente não recomenda a ociosidade de seus vazios e, de outro lado, o objetivo já amplamente confessado de ensejar o restabelecimento em Porto Alegre, de projetos de habitação popular, destinados a enfrentar o crescente e assustador déficit habitacional registrado no município e destinado a atender as camadas sociais de baixa renda que não encontram no mercado tradicional resposta para seus anseios."

Ousadia

O conselheiro de administração da Rede Plaza de Hotéis, Carlos Henrique Schmidt, anunciou que o grupo vai enfrentar 2016 com muita ousadia. Estuda novos empreendimentos em Curitiba, Gramado, Canela, Garibaldi, Ilhéus e Praia do Prado (BA), hoteleiros e residenciais, e prepara o desativado hotel Plazinha, em Porto Alegre, para nova destinação, mas também na área da hospitalidade. O Plaza Rio Grande ficará pronto em 2018.

Vinho fino

Um dos maiores especialistas em vinho brasileiro, o jornalista Rogério Dardeau estará amanhã em Porto Alegre para lançamento de seu livro Vinho fino brasileiro. Além de considerações sobre os vinhos, o livro apresenta um levantamento sobre todas as vinícolas brasileiras de qualidade.

Fechaduras

Mais de 1,1 mil fechaduras eletrônicas de alta segurança da Perto serão instaladas em bancos brasileiros. O Banpará é o mais novo cliente a adquirir o modelo HSL 5000. As fechaduras são para terminais de autoatendimento em cofres, que podem ser monitoradas remotamente pela Perto em um sistema de alta confiabilidade.

Mercado calçadista

De olho no mercado de solas, entressolas e palmilhas, que deve chegar a 30 mil toneladas neste ano, a gigante norte-americana de químicos Dow anunciou parceria com a Agile, empresa do grupo italiano PozziI, para competir no segmento. As empresas celebrarão o início do acordo durante a Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes), que acontecerá neste mês em Novo Hamburgo. O contrato prevê a comercialização de uma tecnologia para fabricação de solados de poliuretanos para calçados sociais e de segurança.

Néktar Design

A Néktar Design é uma das vencedoras da edição de 2016 do iF Design Awards na categoria comunicação, pelo projeto 365 dias para uma década. O prêmio é considerado um dos mais importantes e completos prêmios de design do mundo, reunindo anualmente os grandes destaques do setor.

O Dia

  • O Jornal do Comércio e a Qualidata apresentarão o Marcas de Quem Decide 2016 em sua 18ª edição, às 8h, no Centro de Eventos do hotel Plaza São Rafael, em café da manhã.
  • O Conselho Estadual de Turismo (Conetur) realizará a primeira reunião do ano da gestão 2015-2018 no auditório da Famurs, às 8h30min, com municípios que integrarão o novo Mapa do Turismo Brasileiro.
  • A ONG Mulher em Construção comemora 10 anos, no Dia Internacional da Mulher, formando mais duas turmas na Associação Cultura Vila Flores (rua São Carlos, 759). Nesta década, cerca de 4 mil gaúchas aprenderam ofícios da construção civil.
  • O Uso do Hidrogênio em grupo-geradores híbridos será o tema da palestra de Josely Rosa, diretor da Maré Brasil Energy, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, às 15h30min.
  • Com mais de 22 anos de existência e presença em 29 cidades do Estado, a Bellenzier Pneus inaugurará a 12ª loja, a segunda em Porto Alegre, na avenida Aparício Borges, Zona Sul, com a presença da empresária Nilva Bellenzier e seus irmãos Nilberto e Adriano.
  • A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq-RS) realizará visita técnica das empresas associadas à Expodireto em Não-Me-Toque. Participarão da Rodada de Negócios do Sebrae-RS, hoje e amanhã, e do lançamento do Projeto Tecnologia Embarcada no Setor Agrícola.
  • A escritora Claudia Tajes participará de encontro promovido pelo Hospital Moinhos de Vento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, às 14h, na rua Ramiro Barcelos, 910 - 4º andar, bloco C. Aberto ao público.
  • O Arquivo Público-RS comemorará 110 anos, às 18h30min, com lançamento de revista, orquestra Villa-Lobos e mesa de debates, na rua Riachuelo, 1.031.
  • Abertura da exposição Carmen Miranda, com telas do artista plástico Maurício Porto, às 18h30min, na sala Majestic da Casa de Cultura Mario Quintana, na rua do Andradas, 736. Celebra a grande artista e marca o Dia Internacional da Mulher.
  • Eliana Azevedo, diretora da Capacitá Eventos, falará sobre empreendedorismo feminino, às 19h30min, na ESPM-Sul, que fica na rua Guilherme Schell, 350.
  • Flora Almeida abrirá o 4º Sesc Mulher com o show Com que Roupa, às 20h, no Teatro Sesc (avenida Alberto Bins, 665 - 2º andar).

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Caminhoneiros prometem nova paralisação nacional A boa situação da cultura do milho Vitivinicultores cobram promessa do ministro Agora, setor portuário vai se modernizar

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo