COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Painel Econômico Danilo Ucha


Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 07/03/2016

Caminhoneiros prometem nova paralisação nacional

MIGUEL SCHINCARIOL/afp/jc
Os caminhões são os maiores transportadores de carga no Brasil

Os caminheiros do movimento Comando Nacional do Transporte marcaram para o dia 11 uma paralisação nacional dos caminhões no País, mas prometem que não haverá bloqueio de rodovias. Reivindicam melhores condições de trabalho, mais segurança nas rodovias, aposentadoria para motoristas aos 25 anos de trabalho, piso salarial nacional e redução de 40% no preço do óleo diesel. Segundo Luiz Fernando Conceição, do Task Force de Logística do escritório A. Augusto Grellert Advogados, a paralisação, se ocorrer, afetará indústria e comércio do País.

Paralisação II

Mais de 7 mil analistas tributários da Receita Federal suspenderam todas as atividades até o dia 9 em protesto contra o que chamam restrição de suas atividades pela administração. Certamente, vai atrasar a análise das declarações do Imposto de Renda.
 

PIB

O recuo do Produto Interno Bruto (PIB) em 3,8% aumentou a preocupação com o futuro da economia brasileira. Os analistas do banco Itaú, liderados pelo economista Ilan Goldfajn, afirmam que "os indicadores e fundamentos continuam apontando para novas contrações do PIB nos próximos trimestres".
 

Aeromóvel

A Aeromóvel Brasil recebeu o Prêmio Pini Obra de Destaque Editorial na categoria Obra de Infraestrutura, com o aeromóvel de Porto Alegre, que liga o Trensurb ao aeroporto Salgado Filho. O diretor da Aeromóvel Brasil, Marcus Coester, recebeu a premiação na abertura do Fórum do Construtor, na Expo Revestir 2016, em São Paulo. Além de Porto Alegre, o aeromóvel já opera desde 1989 em Jacarta, na Indonésia, e atualmente está em fase de implantação no município de Canoas.
 

Intercâmbio

Vai acontecer em Porto Alegre a Eduexpo, maior feira de intercâmbio do mundo, que já acontece em 30 cidades, de Londres a Dubai. São apresentadas opções dos melhores cursos de quatro continentes, em diferentes áreas. Dia 11 de março, às 16h, no BarraShoppingSul.
 

Gerenciamento

A Sepco1, construtora chinesa especializada no setor de energia, está utilizando a solução Colaborativo na nuvem para gerir obras das subestações da CEEE-GT. O sistema gerencia de maneira automática a troca de informações e o processo de aprovação entre os projetistas da Sepco1 e da CEEE. A ferramenta já contabiliza mais de 3 mil documentos armazenados, entre projetos e estudos para três obras: Santo Ângelo 2, Passo Real e Guarita, esta última com previsão de entrega para maio de 2016.
 

Mulher

Depois de palestrar no Fórum Econômico de Davos no início do ano, Alexandra Lora, consulesa da França no Brasil, virá a Porto Alegre, dia 17, para participar do Virando o Jogo: Mulher, Liderança e Negócios, evento promovido pelo Jogo de Damas, no auditório da UniRitter. A consulesa falará sobre como o resgate da autoestima e da aceitação podem ajudar no empoderamento econômico e profissional das mulheres.
 

Prêmio Sebrae

Mulheres gaúchas destacaram-se no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Yara Bento Pereira Suñé, da Estância Querência, de Lavras do Sul, conquistou o vice-campeonato na categoria Produtora Rural, e Thais Sainara Peretto Picaz Bilhalba, da Diraça Distribuidora de Rações, de Gravataí, chegou ao segundo lugar como Microempreendedora Individual.
 

Empreendedoras

As Faculdades Integradas São Judas Tadeu realizarão, amanhã, encontro para depoimentos de cinco mulheres sobre seus empreendimentos: Miriam Frandoloso Pereira, da Finger - Móveis Planejados; Sabrina Rosa, da De Sírus Cosméticos; Daiane Grassi, gestora de projeto junto ao Google; Jéssika Gob, especialista em realização pessoal para mães; e Hilda Liana Diehl, da Associação Pro Desenvolvimento de Pilotos Amadores e Profissionais do Automobilismo Gaúcho. Às 19h30min, na rua Dom Diogo de Souza, 100.
 

Crescimento

A seguradora Prudential do Brasil obteve crescimento de 64%, em 2015, apenas no Rio Grande do Sul, segundo informação da Superintendência de Seguros Privados. Garantiu a primeira colocação entre as empresas do mercado de planos individuais de seguros de pessoas, com 27,2% do mercado local. O número de clientes no Estado cresceu 46%. O lucro líquido, no País, foi de R$ 121,4 milhões e os prêmios de seguros atingiram R$ 952 milhões.
 

O Dia

  • A partir de hoje, o Bndes está liberando refinanciamento para médias e grandes empresas transportadoras.
  • Lojas Americanas prorrogaram até hoje seu saldão de descontos.
  • A Sol Maior, de Maria Teresa Campos e Cesar Franarin, reiniciará atividades com 350 crianças nas oficinas instrumentais, canto coral e dança. É inclusão social através da arte.
  • Yêda Fernal, vice-presidente da Câmara Estadual da Mulher Empreendedora, será a palestrante do almoço da CIC, em Caxias do Sul.
  • A Câmara Técnica de Nefrologia do Cremers promoverá o II Fórum de Tratamento Integral do Paciente Renal, às 14h, na rua Bernardo Pires, 415. A Sociedade Gaúcha de Nefrologia apresentará minuta de projeto criando o Dia Estadual do Rim, à deputada Lisiane Bayer (PSB).
  • O 8º Fórum Nacional do Milho ocorrerá, às 14h, na Expodireto, em Não-Me-Toque, tratando de conservação, políticas de incentivo e dinâmica dos preços globais.
  • A Valtra lançará, na Expodireto, em Não-Me-Toque, a plantadeira Frontier CFS.
  • A Massey Ferguson também apresentará linha completa de colheitadeiras e tratores na Expodireto. Desempenho e economia de combustível são as apostas.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
A boa situação da cultura do milho Vitivinicultores cobram promessa do ministro Agora, setor portuário vai se modernizar Governo atrasa pesquisas para inovações farmacêuticas

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo