Porto Alegre, quinta-feira, 17 de março de 2016. Atualizado às 23h31.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
25°C
28°C
23°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,6500 3,6520 2,32%
Turismo/SP 3,6100 3,8000 4,28%
Paralelo/SP 3,6100 3,8000 4,28%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht


Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 18/03/2016

Família Sartori

FREDY VIEIRA/JC

No lançamento do Plano Energético do Estado, ontem, no Palácio Piratini, o governador José Ivo Sartori (PMDB) esclareceu a dúvida se seria parente do presidente da Rio Grande Energia (RGE), Roberto Sartori. O governador lembrou que uma vez perguntaram sobre a relação entre os dois, e ele questionou se o executivo era gente boa. Como a resposta foi positiva, o político emendou: "Então não é meu parente".

Fusca azul

O Bloco Fusca Azul promove, neste sábado, movimento cultural na Praça Tamandaré, no bairro Petrópolis, a partir do meio-dia até às 17h, quando se desloca até a Praça da Encol. A confraternização será pró-Instituto do Câncer Infantil.

Rir é o melhor remédio

A tradição brasileira de rir de tudo está viva. No Whatsapp, correu um comentário de que se Dilma Rousseff (PT) cair, Celso Roth assume. Só que o salário é bem menor e o risco, muito maior.

Exército Brancaleone

Custa crer que, em todo esse tempo em que governou o Brasil, a cúpula petista do governo tenha tropeçado tanto nas próprias pernas (e palavras). O Olimpo tem essa desvantagem: os pés perdem contato com o chão.

Sem gás

Era nítido o desconforto de Lula na cerimônia da sua posse como ministro da Casa Civil. Enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) parecia estar com todo o gás, ele parecia estar murcho. E deve ter sido a primeira vez que os brasileiros viram o loquaz Lula silente.

Combustão espontânea

A massa que foi engrossando na medida em que descia a avenida Independência rumo à Praça da Matriz na noite de quarta-feira foi de impressionar. Primeiro houve o buzinaço/panelaço espontâneo no final da tarde. Mais tarde, quando a ponta da multidão chegava na esquina com a Garibaldi, a outra ponta recém passava a Ramiro Barcelos.

Lá e cá

O juiz Sérgio Moro comparou o caso Watergate com as escutas autorizadas das conversas do ex-presidente Lula (PT). O caso Watergate também permite fazer outras ilações. Richard Nixon se enrolou todo, porque mentiu. Bill Clinton quase se estrepou no caso Monica Lewinsky, porque mentiu, seguindo a moral calvinista. Fosse lá, Lula estaria fora há muito tempo.

Intimidade zero...

A epidemia de caradurismo na política brasileira lembra uma história pós-1964. Um líder ferroviário do interior foi preso e levado ao 19º RI, em São Leopoldo. Perguntaram a ele se fazia parte do Grupo dos 11, de Leonel Brizola, organização de resistência ao regime militar. Perguntaram qual era seu grau de intimidade com o governador. Ora, nenhuma, espantou-se.
 

...com a cobra

O ferroviário jurou por todos os santos titulares e reservas que não conhecia nem os 11 nem Leonel Brizola. Exasperado, o interrogador mostrou a ele uma foto onde ele aparecia colado com o governador em um comício. "Esse sou eu", falou convicto. O outro é Brizola, redarguiu o militar. "Virge Nossa Senhora, esse é o Brizola? Fosse uma cobra tinha me picado!"
 

Ping...

Trecho da nota do ex-governador Olívio Dutra (PT): "Com essa atitude, nas bordas da vilania política, de mandar grampear e, depois, divulgar as conversas, insidiosamente gravadas pela PF, o juiz Sérgio Moro assumiu explicitamente sua personalidade de tiranete que escondia sob a toga austera de Templário do Bem contra o Mal. Tornou-se uma síntese caricata do estado de direito fascista, estalinista e nazista".
 

...pong

Trechos da nota do ministro João Otavio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), referindo-se aos comentários de Lula: "Essa Casa não é uma Casa de covardes, é uma Casa de juízes íntegros, que não recebe doação de empreiteiras (...) mostra a pretensão ditatorial, o caráter, a arrogância de quem pronunciou tais palavras. A atitude do juiz Moro, gostem ou não, certa ou errada, revelou a podridão que se esconde atrás do poder".
 

Miúdas

  • CLASSE média que turbinou o PT nos anos 1990 é a mesma que agora quer vê-lo pelas costas.
  • NÚMERO de mulheres nas manifestações contra Lula-Dilma é muito grande, como mostram as imagens.
  • MUITA gente pasma com aquela frase de Lula no telefone dizendo que tinha arrumado peões "pra encher eles de porrada".
  • COM sua matraca ao celular, Lula conseguiu a proeza de se indispor com todo o universo legal do País.
  • FRASE do ministro Celso de Mello do STF: "Foi uma reação torpe e indigna, típica de mentes autocráticas e arrogantes".

Finais

  • CAMPANHA da nova fábrica de panelas da Tramontina com novidades tecnológicas de ponta é da agência J.Walter Thompson.
  • MÉDICO João Sabino (Insemine) representa o Brasil no Congresso 2016 SRI do Canadá, que divulgará pesquisas da ecografia 3D de reserva ovariana.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Arquitetura neoclássica Coelho comunitário Mamãe eu quero A opção

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo