Porto Alegre, quinta-feira, 17 de março de 2016. Atualizado às 23h32.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
25°C
28°C
23°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,6500 3,6520 2,32%
Turismo/SP 3,6100 3,8000 4,28%
Paralelo/SP 3,6100 3,8000 4,28%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Lançamento Notícia da edição impressa de 18/03/2016. Alterada em 17/03 às 20h00min

Nova Saveiro estreia em abril nas revendas VW

VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO/JC

Oferecida em três opções de carroceria (simples, estendida e dupla), a picape compacta assume, pela primeira vez em sua história de 33 anos, um design diferenciado em relação ao do Gol, do qual é derivada. Seu estilo ficou mais robusto e refinado.
Na parte frontal da carroceria, tudo mudou. O capô, por exemplo, foi elevado na comparação com a geração anterior e ganhou dois vincos que se conectam aos faróis. O conjunto ótico dianteiro também é novo, assim como o recorte do capô que margeia os faróis.
Uma grade maior e mais alta se apoia no para-choque dianteiro, o qual também difere do utilizado no Gol e no Voyage. Conforme a versão, o para-choque da Saveiro traz dois frisos cromados que cruzam a grade e têm ligação direta com os faróis. A entrada de ar na parte inferior da peça foi ampliada e exibe aspecto mais geométrico e esportivo.
Os faróis de neblina passam a ter formato trapezoidal e são envolvidos por uma moldura preta. Com faróis e para-choques novos, consequentemente os para-lamas dianteiros também são inéditos na Saveiro.
Na parte traseira, as lanternas se tornaram tridimensionais e reproduzem a nova assinatura visual da Volkswagen. A tampa da caçamba da picape apresenta traços mais retilíneos e conta com o dispositivo de abertura embutido no logotipo Volkswagen. Para completar, todas as rodas de liga-leve e calotas da nova Saveiro são exclusivas.
Dentro do veículo, também há evoluções estéticas. Desenvolvido com orientação para o motorista, o novo painel, de arquitetura mais horizontal, deixa o interior da Saveiro contemporâneo, além de viabilizar combinações de cores e acabamentos. Uma faixa inferior, que percorre o painel de um lado a outro, varia de tonalidade conforme a versão da picape.
As saídas de ar no painel agora possuem formato angulado, com benefícios à funcionalidade. O novo volante multifuncional, semelhante ao do Golf, acentua a proposta de sofisticação da cabine da Saveiro. O quadro de instrumentos, também novo, emprega iluminação branca de LEDs.
O grande acréscimo no habitáculo da Saveiro é a central multimídia App-Connect da Volkswagen. O sistema possibilita o espelhamento de smartphone em sua tela sensível ao toque, sendo compatível com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.
Os equipamentos têm telas coloridas de alta definição com cinco ou 6,33 polegadas. A tecnologia App-Connect permite a leitura de mensagens de texto SMS do celular por meio dos alto-falantes e respostas através de comando de voz dos recados, que são enviadas no mesmo formato.
É possível parear via conexão bluetooth dois celulares simultaneamente com a tecnologia App-Connect. A nova Saveiro ainda disponibiliza, como opcional, um suporte para o telefone móvel, posicionado na parte superior central do painel, no qual se consegue carregar o aparelho.
Na mecânica da Saveiro, não houve modificações. Ela segue usando os motores 1.6 MSI (120 cv de potência com etanol e 110 cv com gasolina) e 1.6 Total Flex (104 cv e 101 cv, respectivamente). O câmbio é manual de cinco marchas. Alterações nas suspensões e novos pneus deixaram a picape compacta mais alta em relação ao solo.
A gama da Saveiro incorpora um novo modelo destinado ao trabalho. Batizada de Robust, ele está disponível somente com cabine simples. As demais versões são a Trendline, Highline e a aventureira Cross, totalizando sete configurações na combinação com os tipos de cabine. Ar-condicionado só é item de série a partir da Highline, e apenas a Cross inclui recursos como controle eletrônico de estabilidade e assistência de partida em rampa.
 
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Citroën Aircross ganha novo design Positivo renova portfólio com o modelo destacável Renault Duster Oroch aposta no meio-termo GeraçãoE é lançado com debate sobre empreendedorismo na Pucrs

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo