Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 03 de Fevereiro de 2016 às 16:43

Silvana Covatti é primeira presidente mulher na história da AL

Silvana é primeira mulher a assumir a presidência da ALRS

Silvana é primeira mulher a assumir a presidência da ALRS


Vinicius Reis/Agência ALRS/JC
Tomou posse nesta quarta-feira (3) a a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para 2016. Pela primeira vez na história do Parlamento gaúcho, em 180 anos, uma mulher estará na presidência, a deputada Silvana Covatti (PP).
Tomou posse nesta quarta-feira (3) a a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para 2016. Pela primeira vez na história do Parlamento gaúcho, em 180 anos, uma mulher estará na presidência, a deputada Silvana Covatti (PP).
A Mesa será integrada ainda por Adilson Troca (PSDB, 1º vice-presidente), Álvaro Boesio (PMDB, 2º vice-presidente), Zé Nunes (PT, 1º secretário), Juliana Brizola (PDT, 2ª secretária), Marcelo Moraes (PTB, 3º secretário) e Liziane Bayer (PSB, 4ª secretária), como titulares.
Ao fazer seu primeiro pronunciamento da tribuna como presidente da Assembleia, Silvana Covatti falou sobre sua trajetória política nos últimos 23 anos, com destaque para questões sociais e saúde pública. Ela também exerceu a presidência do coletivo Mulher Progressista, no Rio Grande do Sul.
"Pretendo igualmente levar a atividade institucional do Parlamento ao encontro das comunidades, para que possamos, cada vez mais, aproximar a produção legislativa da origem física das demandas", observou, defendendo um ano legislativo de harmonia entre os Poderes de Estado.
Quanto à atual situação do Estado, observou que nos momentos crucias, “a responsabilidade de cada deputado deve superar o dualismo e as rusgas naturais ao embate político. Na dificuldade, somos todos gaúchos”, disse.
No início da solenidade, o deputado Edson Brum, que presidiu a Assembleia em 2015, apresentou Termo de Renúncia, conforme acordo entre as bancadas que prevê um ano para cada presidente à frente do Legislativo, uma vez que o Regimento Interno da Assembleia prevê um período mínimo da dois anos de mandato na presidência.
Ao deixar a presidência da Assembleia, Brum disse que em sua gestão predominou o diálogo com a sociedade, o aprimoramento da transparência e o aprofundamento da gestão. Finalizou salientando que, com o mesmo sentimento de gratidão pela oportunidade “que me foi proporcionada para a condução da Assembleia Legislativa, transmito agora o cargo à primeira mulher a presidir este Poder desde sua fundação”.
Também participaram da sessão solene, ocorrida no Plenário 20 de Setembro, além dos parlamentares estaduais e do presidente da Casa, deputado Edson Brum (PMDB), o governador José Ivo Sartori (PMDB); o esposo de Silvana Covatti, também ex-presidente da Assembleia, Vilson Covatti (PP); o filho, deputado federal Luis Covatti (PP/RS), representando a Câmara dos Deputados; a senadora progressista Ana Amélia Lemos, representando o Senado Nacional; a primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori, o prefeito de Porto Alegre em exercício, Sebastião Mello (PMDB), além de inúmeras autoridades estaduais, prefeitos e representantes da região da deputada (Frederico Westphalen), além de lideranças eclesiásticas. Entre os familiares o pai, Antônio, e as filhas Viviana e Franciele.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO