Porto Alegre, quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016. Atualizado às 23h27.
Dia do Atleta Profissional.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
27°C
32°C
21°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,9340 3,9360 0,63%
Turismo/SP 3,7500 4,0300 0,24%
Paralelo/SP 3,7500 4,0300 0,24%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Palavra do Leitor Roberto Brenol Andrade


Palavra do Leitor

Notícia da edição impressa de 11/02/2016

Poderes do Daer

Há tempos noto que empresas de ônibus e vans de turismo e fretamento se desdobram em burocracia para atender exigências do Daer. Numa viagem de ônibus que fiz até o Litoral Norte, sofri um atraso de quase uma hora, porque, na localidade de Morro Alto, havia parados no acostamento ônibus e vans com destino às praias. O motivo era a fiscalização do Daer, exigindo nota fiscal, carteiras de saúde, carteira profissional, lista de passageiros e outras. Daí eu pergunto às autoridades competentes, sejam quais forem, quem e quando foi delegado ao Daer tais poderes, que substituem o Ministério do Trabalho, Secretaria da Fazenda estadual e municipal, Secretaria da Saúde e ainda poderes de Polícia, uma vez que eu vi os fiscais apreenderem um ônibus por não portar uma destas exigências. Gostaria que o Ministério Público Estadual investigasse para onde, afinal, vai o dinheiro arrecadado com as multas aplicadas em tais fiscalizações. Outrossim, gostaria de saber dos órgãos que supostamente delegaram tais poderes ao Daer se o fizeram por incapacidade de fiscalização em suas áreas de atuação. (Glenio César Feres)
Frio nos cinemas
Como sou crítico de cinema, chamou-me atenção o comentário de Sonia Mentgues na edição de 10/02/2016 do Jornal do Comércio, coluna Palavra do Leitor, sobre a temperatura baixa nas salas do Bourbon Ipiranga. Infelizmente, não é somente lá, pois os cinemas do Barra, Total e Moinhos de Vento exageram com o ar-condicionado em dias muito quentes. Já ouvi reclamação de pessoas que saíram doentes, cujas salas estavam na temperatura de 15°C ou até menos do que isso. (Marcelo Castro Moraes)
Lula
O ex-presidente Lula (PT) não tem que ser defendido por discursos ou postagens nas redes sociais, mas sim por provas e contraprovas no devido processo penal. A militância não tem que nos pedir que tenhamos fé na inocência do Lula! (Augusto César Martins de Oliveira, coronel da reserva do Exército e advogado)
Auditores
Os auditores da Receita Federal julgaram que receber "apenas" R$ 13 mil no início da carreira é pouco. Querem receber 90% do que recebem os ministros do Supremo Tribunal Federal. É isso aí: para pagar o mesmo índice do salário-mínimo aos aposentados que ganham acima, não tem dinheiro. É o País-paraíso das corporações. E o orgulho com que os auditores alertam para o prejuízo que podem causar ao Brasil, sem fiscalização em aeroportos, portos e outros locais? Irresponsabilidade grotesca. (Maria Carmen Raiz, São Leopoldo/RS)
Cervejas
Do jeito que estão colocando nomes em cervejas, daqui a pouco teremos as marcas Vagabunda, Vadia e outras. Também sempre são nomes femininos. Dirão que a cerveja é palavra feminina. Mas por que não colocam o nome de "O Borracho"? Ficaria de acordo com a baixaria atual. (Marcos Antônio Feller)
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Segurança
Para combater a criminalidade é muito simples, pode ser até reduzido o efetivo policial, não é necessária a construção de novas casas prisionais, basta somente o seguinte: Judiciário sério e comprometido com a aplicação do Código Penal

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo