Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 23 de Fevereiro de 2016 às 18:09

Cisne Branco entra na etapa para voltar a flutuar no Lago Guaíba

 Operação para nivelar  o barco Cisne Branco no rio Guaíba é lenta e cuidadosa. Operários trabalham com cautela para não danificar o casco da embarcação.    Na foto: Operários fazem amarras para nivelar o  barco com a ajuda das embarcações Grega I e  Grega III.

Operação para nivelar o barco Cisne Branco no rio Guaíba é lenta e cuidadosa. Operários trabalham com cautela para não danificar o casco da embarcação. Na foto: Operários fazem amarras para nivelar o barco com a ajuda das embarcações Grega I e Grega III.


ANTONIO PAZ/JC
O barco Cisne Branco, que virou na supertempestade de 29 de janeiro em Porto Alegre, está prestes a emergir. Os proprietários da embarcação informaram nesta terça-feira (23) que os trabalhos estão voltados ao processo de reflutuação.
O barco Cisne Branco, que virou na supertempestade de 29 de janeiro em Porto Alegre, está prestes a emergir. Os proprietários da embarcação informaram nesta terça-feira (23) que os trabalhos estão voltados ao processo de reflutuação.
"A parte mais difícil já foi realizada que foi colocá-lo "em posição"", disse Adriane Hilbig. Segundo ela, a embarcação está "aprumada" (em posição) para ser trazida à tona, permitindo o bombeamento da água que está em seu interior.
A operação será feita com bombas de sucção de água, com vazão de 75 metros cúbicos por hora, para fazer o Cisne Branco voltar a flutuar. As equipes de trabalho dispõe de 14 bombas.
"Esta é uma etapa igualmente delicada e vagarosa que está sendo realizada com todo cuidado e técnica para que o casco da embarcação (parte estrutural) continue íntegro", esclareceu Adriane.
Na semana passada, foram colocadas 120 bombonas de ar no deck inferior da embarcação, diminuindo o volume de água interno e auxiliando na flutuabilidade. Desde essa segunda-feira (22), a empresa Grega Shipping está colocando quatro flutuantes de ferro (com 17 metros de comprimento e 1,2 metro de diâmetro) sob o casco. O material forma uma espécie de dique flutuante para permitir as próximas manobras.
O barco ficará suspenso a uma altura de aproximadamente 2,5 metros. Depois disso, as bombas de sucção serão colocadas em pontos estratégicos para retirar a água, permitindo a reflutuação. Não há previsão do número de horas que serão necessárias para a conclusão do processo.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO