Porto Alegre, terça-feira, 16 de fevereiro de 2016. Atualizado às 23h45.
Dia do Repórter.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
25°C
35°C
24°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0690 4,0710 1,85%
Turismo/SP 3,7500 4,1900 1,69%
Paralelo/SP 3,7500 4,1900 1,69%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

VAREJO Notícia da edição impressa de 17/02/2016. Alterada em 17/02 às 00h45min

Liquida Porto Alegre começa nesta quinta-feira

JONATHAN HECKLER/JC
Dirigentes lojistas apostam em campanha para amenizar os impactos da crise no setor

Leticia Bay

O comércio de rua é a grande aposta do Liquida Porto Alegre 2016, que começa nesta quinta-feira (18) e vai até o dia 28 deste mês. Na 20ª edição da maior liquidação do varejo porto-alegrense, as lojas que ficam fora de shopping centers devem representar 90% da adesão à campanha. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA) espera crescimento de cerca de 20% no faturamento dos estabelecimentos que aderirem, frente à campanha de 2015.
O presidente da CDL-POA, Alcides Debus, espera aumento de vendas mesmo com o cenário de crise econômica. O desempenho do setor não é dos mais animadores. A pesquisa de vendas do varejo, apurada pelo IBGE e divulgada ontem, mostrou que o comércio nacional acumulou queda de 4,3% em 2015 em relação ao ano anterior. Foi o pior resultado da série iniciada em 2001.
Com o slogan A Maior Liquidação da Cidade, a CDL-POA projeta descontos de até 80% nos itens. Até agora, são 2,4 mil empresas inscritas, número que supera a edição do ano passado. Debus explicou ontem, no lançamento da liquidação, na sede da entidade, que a supremacia do comércio de rua se deve às campanhas próprias desenvolvidas pelos shoppings. "As lojas tradicionais esperam sempre pelo Liquida para oferecer os descontos", observou o presidente da CDL-POA. Trio elétrico e caminhão de som nos bairros são táticas para atrair mais clientes. Haverá ainda um posto de plantão em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, com entrega de flyers aos turistas que ingressam no Estado. 
O prefeito José Fortunati espera que a temporada promocional amenize os prejuízos gerados pela tempestade de 29 de janeiro ao segmento. O coordenador da campanha, Carlos Frederico Schmaedecke, ressaltou que a iniciativa ganha dimensão social, ao ajudar a melhorar faturamento e evitar mais demissões e fechamento de pontos. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) apurou que mais de 100 mil lojistas fecharam as portas em 2015, 9 mil somente no Rio Grande do Sul. 
Em enquetes com consumidores, a CDL-POA identificou que 51% dos ouvidos aguarda o Liquida para fazer suas compras. O alcance da campanha é estimado em 1,2 milhão de pessoas.   
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Cesta básica começa o ano com alta de 1,94% em Porto Alegre, segundo o Dieese
O conjunto dos 13 gêneros alimentícios considerados essenciais passou a custar R$ 432,64 em janeiro de 2016
Liquida Porto Alegre começa quinta-feira com aposta de alta nas vendas Venda de ovos de Páscoa cairá 7,1% no Estado Vendas no varejo têm em 2015 pior resultado da série histórica do IBGE

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo