Porto Alegre, terça-feira, 23 de fevereiro de 2016. Atualizado às 22h32.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
26°C
35°C
23°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,9610 3,9630 0,30%
Turismo/SP 3,7500 4,1200 0,24%
Paralelo/SP 3,7500 4,1200 0,24%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Painel Econômico Danilo Ucha


Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 24/02/2016

Indicações de Procedência

MARCELO G. RIBEIRO/jc
O Vale dos Vinhedos é uma denominação de origem na Serra Gaúcha

O Fórum de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas para o Rio Grande do Sul, criado no final do ano passado, vai fazer sua primeira reunião no dia 4 de março, em Porto Alegre. Durante o encontro, serão eleitos o presidente e o secretário do colegiado, que surgiu a partir da articulação da Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul com instituições públicas e entidades do setor privado agrícola. Atualmente, o Estado tem 10 selos de indicações geográficas registradas no INPI. Oito são de indicações de procedência: Vale dos Vinhedos (vinhos tinto, branco e espumante); Pampa Gaúcho (carne bovina e seus derivados), Vale do Sinos (couro acabado), Pinto Bandeira (vinhos tinto, branco e espumante), Pelotas (doces finos tradicionais e confeitaria), Altos Montes (vinhos e espumantes), Monte Belo (vinhos) e Farroupilha (vinho fino branco moscatel, vinho moscatel espumante, vinho frisante moscatel, vinho licoroso moscatel, mistela simples moscatel e brandy de vinho moscatel). Outras duas indicações geográficas são de denominação de origem: Litoral Norte (arroz) e Vale dos Vinhedos (tinto, branco e espumante). Tais indicações valorizam os produtos nos mercados.

Social

A Associação dos Colunistas Sociais-RS, sob a presidência de Eduardo Bins Ely, do JC, fará reuniões, em março, no hotel Wish Serrano Restor & Convention, em Gramado. Entre os debatedores, Lalá Aranha, João Pulita e Flávio Mansur.

Sashiburi

A rede de restaurantes japoneses Sashiburi abriu unidade no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Funciona das 11h às 23h, com almoço,
happy hour e jantar, sob responsabilidade do chefe de cozinha Seninha.

Fórum da Liberdade

O jornalista e escritor Guilherme Fiuza será palestrante do Fórum da Liberdade, dias 11 e 12 de abril, na Pucrs. É autor dos livros Meu nome não é Johnny, 3.000 dias no bunker e Não é a mamãe Para entender a era Dilma.

SLC

A SLC Alimentos está presente na Gulfood, em Dubai, nos Emirados Árabes, grande feira alimentar mundial que irá até amanhã. A empresa gaúcha apresenta na feira os produtos do portfólio de exportação, que envolve a linha de arroz e o feijão Namorado.

Exatron

A Exatron, líder no País na produção de sensores de presença, relés de iluminação e automação residencial, com sede em Porto Alegre, vai mudar-se para o Parque Canoas de Inovação (PCI). Começará obras no segundo semestre deste ano. Das 21 empresas que manifestaram interesse na chamada pública realizada em 2015, cinco atenderam aos requisitos do cluster de automação e controle e darão início à primeira fase do PCI. Segundo o diretor-superintendente da Exatron, Régis Haubert, a localização e o potencial de crescimento foram os fatores que influenciaram na decisão da mudança.

Assaltos a bancos

O Sindicato dos Bancários está divulgando uma estatística tenebrosa. Entre 1 de janeiro e 22 de fevereiro, foram registrados 42 ataques a bancos, volume 23,5% superior ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros 53 dias de 2016, ocorreu um ataque a banco a cada 30 horas no Rio Grande do Sul. É também o maior volume de ataques a bancos da década para os dois primeiros meses do ano. E a Brigada Militar e a Polícia Civil estão ausentes das ruas.

Turismo

Isso é turismo: a Flórida recebeu 105 milhões de turistas em 2015. Há 1.199.200 moradores da Flórida trabalhando no turismo. Só para comparar, o Rio Grande do Sul recebe 800 mil turistas por ano.

Salários iguais

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, baixou um decreto que está sendo analisado como um golpe na hotelaria daquele país, principalmente nas grandes redes hoteleiras. Determinou que os hotéis com mais de 100 empregados apresentem relatório sobre os salários que pagam por raça, sexo e origem étnica. Ele quer acabar com as diferenças salariais porque cresceram as denúncias de que as grandes redes só contratam mulheres de origem estrangeira, pretas, asiáticas ou latino-americanas e pagam apenas 25% do que pagam aos empregados homens de raça branca.

O Dia

  • No Sindicato Rural de São Gabriel, reunião-palestra sobre seguro pessoal e plano de saúde para o produtor rural.
  • A Guarida promoverá sua II Convenção de Vendas, no GNC Cinemas do Shopping Iguatemi, às 8h.
  • Vários eventos marcarão os 62 anos do hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres.
  • Cézar Busatto, secretário de Governança Local da prefeitura de Porto Alegre falará sobre experiências e boas práticas no combate ao aquecimento global na II Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas, hoje e amanhã, em Fortaleza (CE).
  • A Baby Gym, primeira empresa gaúcha a oferecer aulas especializadas em psicomotricidade para bebês, está indo para novo endereço. Os sócios Lucas Gomes da Silva e Laura Bego Sarmiento levaram-na para o Centro de Atendimento à Gestante, o Nasce.
  • O presidente da apDesign e diretor de estratégia do Grupo Criativo, Rodrigo Leme, e a psicóloga Paula Pereira, especialista em Dinâmica de Grupos pela SBDG, mediam bate-papo sobre currículo, portfólio e comunicação para mercado de trabalho criativo, às 12h30min e às 18h30min no Hive In, rua Castro Alves, 1.081.
  • Leonardo Alvarenga, criador do programa Vá Mais Longe, e Renata Arrepia, criadora de um projeto sobre como ajudar os jovens em suas carreiras profissionais, serão palestrantes, on-line, sobre empreendedorismo, às 21h: no link http://conexaoprimeiropasso.com.br/webinarpreview.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Braskem dá o exemplo e movimenta hidrovia Abertura oficial da safra de azeitonas 2015/2016 Não compre cação por bacalhau Carne de cordeiro está muito cara

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo