Porto Alegre, quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016. Atualizado às 21h55.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
27°C
null°C
null°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0460 4,0480 1,35%
Turismo/SP 3,7500 4,1800 0,23%
Paralelo/SP 3,7500 4,1800 0,23%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Observador Affonso Ritter


Observador

Notícia da edição impressa de 19/02/2016

Reforma da Previdência I

Todos os países que adotam regime geral de previdência semelhante ao do Brasil, tiveram, em algum momento, que rediscutir as bases de concessões de benefícios, mesmo contra a vontade de quem espera ansiosamente pelo sagrado momento de desfrutar do descanso remunerado. Em outubro de 2010, só para citar um exemplo, os franceses saíram às ruas contra a mudanças na aposentadoria propostas por Nicolas Sarkozy. A medida, que acabou sendo aprovada, aumentou a idade mínima para a concessão do benefício de 60 para 62 anos de idade, e passou de 65 para 67 anos a idade mínima para pagamento do valor integral. Não somos a França, nem temos a mesma qualidade de vida dos franceses, mas o Brasil está se transformando em um país de velhos e a necessidade de recursos para atender a todos será cada vez maior. Se não for instituída uma idade mínima e encontrados meios de financiamento à previdência rural não haverá recursos para todos.
Reforma da Previdência II
Dois anos depois de mexer na previdência, Nicolas Sarkozy perdeu as eleições para François Hollande. Reside aí o grande temor do PT - um partido já bombardeado por escândalos que o afastaram de suas bases - em mexer neste abelheiro. O tema causa urticária aos caciques petistas. Tanto que em reunião, nesta quinta-feira, a bancada de deputados federais do partido avaliou que a reforma da previdência não pode ser a prioridade do governo neste momento. Dados do TCU divulgados em novembro do ano passado, no entanto, mostram que o déficit do INSS somado ao do regime dos servidores federais deve ficar próximo de R$ 200 bilhões, em 2016, algo como 3% do PIB. Não é justo que a sociedade banque este rombo.
Dado Bier
Eduardo Bier de Araújo Correa - o Dado Bier - assume a partir de março a presidência do Conselho de Administração do Hospital Moinhos de Vento. O empresário foi aprovado por unanimidade pelos demais conselheiros e associados para o exercício da função. Dado mostrou talento como empreendedor e gestor ao criar a microcervejaria Dado Bier e, depois, ao popularizar a marca de cerveja, hoje encontrada nas grandes redes de supermercados. Já o superintendente executivo Fernando Andreatta Torelly assumirá, no próximo mês, a direção executiva do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Torelly integrará o conselho de administração do Hospital Moinhos de Vento e continuará acompanhando a execução de projetos estratégicos.
IRB Brasil Seguros
Bradesco, Itaú Unibanco e BB Seguridade informaram, no início da noite desta quinta-feira, terem protocolado pedido de desistência do registro da Oferta Pública de Distribuição Secundária de ações ordinárias de emissão do IRB Brasil Resseguros. Em fato relevante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as três instituições alegam que a decisão ocorreu devido à "atual conjuntura desfavorável do mercado para a realização da oferta". O Bradesco tem participação indireta no IRB por meio da Bradesco Seguros. O mesmo ocorre com o Itaú Unibanco, por meio de suas subsidiárias Itaú Seguros e Itaú Vida e Previdência.
 
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
O inglês facilitado
Cnvênio engloba toda comunidade escolar (pais, filhos e funcionários) e oferece descontos nas mensalidades

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo