Porto Alegre, quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016. Atualizado às 21h55.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
27°C
null°C
null°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0460 4,0480 1,35%
Turismo/SP 3,7500 4,1800 0,23%
Paralelo/SP 3,7500 4,1800 0,23%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Notícia da edição impressa de 19/02/2016. Alterada em 18/02 às 21h33min

Biomateriais nos carros

A Ford está adiantada na pesquisa de biomateriais para aplicação na indústria automotiva e já utiliza vários desses produtos na fabricação de seus veículos, como soja, coco, casca de arroz, palha de trigo e sisal. Outras matérias-primas naturais também passam por testes finais para entrar nessa lista, como cana-de-açúcar, milho, bambu, dente-de-leão, algas e até fibra de tomate. A empresa tem como meta atingir, em todos os seus carros globais, um índice de 95% de materiais recicláveis e renováveis - que podem servir à geração de energia.
Janeiro memorável
A Jaguar Land Rover reportou seu melhor janeiro com a venda de 46.016 veículos globalmente, um aumento de 24% com relação ao mesmo mês do ano passado. Houve expansão de 65% na Europa, 36% no Reino Unido, 9% na América do Norte e de 5% na China. No mercado denominado internacional pela companhia, no qual a América Latina está incluída, ocorreu crescimento de 15%.
Executivo português
A Volkswagen do Brasil definiu o português Mário Manuel Rodrigues, de 51 anos, como o novo chefe da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), responsável pela produção dos modelos Jetta, Gol e Saveiro. Engenheiro de formação, o executivo era responsável pela unidade da marca em Pacheco, na Argentina, desde 2013.
Petróleo do futuro
Mineral necessário à fabricação de baterias de dispositivos eletrônicos e de veículos elétricos, o lítio está ganhando valor, impulsionado pelo aumento da demanda da indústria automobilística. Os preços do carbonato de lítio - produto químico industrial usado nas baterias de íon de lítio - aumentaram 47% em 2016 em relação à média do ano passado, segundo a Benchmark Mineral Intelligence. De 2015 a 2024, o mercado para fornecimento de baterias de íon de lítio para carros de passeio poderá totalizar US$ 221 bilhões, conforme a Navigant Consulting.
Jeitinho japonês
Considerado o lançamento mais importante da Nissan desde que a marca japonesa se instalou no Brasil, o crossover Kicks não será nacional logo de cara. Para cumprir com o prazo de disponibilizar o veículo durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em agosto, a marca irá trazê-lo inicialmente do México, para, só depois, produzi-lo em sua fábrica de Resende (RJ). Mesmo assim, o Brasil deve ser o primeiro mercado a receber o Kicks, antes mesmo do mexicano. A estreia do modelo "verde-amarelo" está cogitada para o começo de 2017.
Conectividade motorizada
Mais uma da Ford. A montadora anunciou uma parceria com a Pivotal, empresa de tecnologia de software na nuvem, para serviços gratuitos de orientação, aplicativos e soluções de mobilidade para os consumidores. Essa operação é um importante passo na introdução do FordPass, novo serviço de conectividade da marca, que deve ser iniciado em abril na América do Norte, antes de chegar a novos mercados, como o Brasil, no final do ano. Esse serviço é essencial nos planos da Ford de se transformar em líder na fabricação de automóveis e de soluções de mobilidade. O FordPass estará disponível tanto a proprietários de veículos da marca como de concorrentes. Sua proposta é oferecer, dia e noite, via smartphone, conveniências e orientação de assistentes pessoais. Os veículos Ford equipados com o Sync Connect ainda poderão utilizar o FordPass para partida remota; travamento e destravamento das portas; checagem do nível de combustível, óleo, bateria e pressão dos pneus; bem como localização de onde eles estão estacionados.
 
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo