Porto Alegre, segunda-feira, 11 de janeiro de 2016. Atualizado às 21h33.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
27°C
32°C
20°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0500 4,0520 0,29%
Turismo/SP 3,7000 4,2100 0,47%
Paralelo/SP 3,7000 4,2100 0,47%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO Notícia da edição impressa de 12/01/2016. Alterada em 11/01 às 21h11min

Acampamento da Juventude se iniciará na sexta-feira

Carolina Hickmann, especial para o JC

O Acampamento da Juventude, simultâneo ao evento comemorativo aos 15 anos do Fórum Social Mundial (FSM) em Porto Alegre, deve contar com a participação de 3 mil pessoas de 15 a 23 de janeiro, no parque Harmonia. Mesmo sem receber o FSM oficial, que neste ano acontecerá no Canadá no mês de agosto, a Capital gaúcha sedia, a cada dois anos desde 2010, o Fórum Social Temático (FST).
A organização do evento confirma que, até o momento, cerca de mil pessoas realizaram inscrição para utilizar a estrutura do acampamento, que contará com banheiros e cozinha coletiva. A segurança ficará por conta de uma equipe dentro do evento. Do lado de fora, a Guarda Municipal fará a proteção. São esperados ativistas de todas as regiões do País, além de uma delegação do Canadá, responsável pela organização do FSM na cidade de Québec.
O objetivo do Acampamento, além de ofertar pouso aos congressistas de outras cidades, é a construção de políticas para a juventude por meio da convergência de ideias. Com esse norte, uma das coordenadoras do acampamento, a secretária de juventude da CUT-RS, Letícia Raddatz, propõe a integração dos movimentos sociais. "É importante que todos participem para que possamos ver para onde convergerão todas essas pautas que existem por aí."
Assim como o FSM, o Acampamento tem uma organização descentralizada, formulada por sindicatos, centrais sindicais, movimentos estudantis, entre outros. Letícia iniciou sua participação junto ao evento ainda em 2012, no Fórum Palestina Livre. "A gente se inseriu nesse processo para levar o viés classista para essa organização", explica a santa-rosense, que viaja semanalmente para participar das reuniões de organização. "Esse coletivo tem pessoas de todas as linhas políticas", afirma.
O fórum é conhecido por ser um dos fatores que levaram às manifestações da era digital, como o Occupy Wall Street - movimento que surgiu em Nova Iorque denunciando a disparidade social e econômica do mundo. "Acreditamos que muitos daqueles ganhos que tivemos a partir do primeiro fórum, como as conquistas sociais na América Latina, precisam se mostrar sólidos em meio à conjuntura atual", explica Letícia.
A programação deste ano, que será divulgada na sexta-feira, será voltada à reflexão sobre a origem do evento e seus desdobramentos no mundo. Há espaço para a realização de trabalhos voluntários diversos durante o fórum. Interessados no acampamento ou em trabalhar no evento, devem entrar em contato com a organização por meio dos canais oficiais.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Evento fará balanço de ações dos últimos 15 anos do Fórum Social Mundial Movimento Negro quer construir projeto de ação no FSM de 2016

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo