Porto Alegre, terça-feira, 26 de janeiro de 2016. Atualizado às 21h30.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
21°C
28°C
22°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0670 4,0690 0,67%
Turismo/SP 3,8700 4,2600 1,38%
Paralelo/SP 3,9700 4,2600 1,38%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Artigo Notícia da edição impressa de 27/01/2016. Alterada em 26/01 às 21h15min

É tempo

Conceição Maria Rocha

Não sou economista, mas sobrevivo, com dignidade, mesmo com salário de professora (estadual), sabidamente, irrisório... Ora, quem ganha pouco ou muito pouco precisa ter senso prático, além de "boa dose de cautela", para fechar compromissos mensais. Segundo esta linha de raciocínio, não se admite que gestores (federais, estaduais ou municipais, "no alto de suas excelências", procedam com displicência, de forma perdulária, narcisista ou irresponsável, quando no trato dos bens públicos. Com efeito, para nossa desgraça geral, é comum a enxurrada de gastos, desordenados, repetitivos, com obras. Estas, na maioria das vezes, nem bem terminadas, logo exigem consertos, reparos, remendo, restauração! Uma vergonha! Acrescenta-se também que, não obstante a cobrança (majorada) de impostos e taxas, ainda se atrevem a fabricar, sob manto protetor de "Leizinhas, avulsas" (de encomenda), "Penduricalhos", concebidos e instituídos para tapar buracos ou rombos, com fonte e origem bem conhecida: Corrupção! Assim sendo, nós (pagantes compulsórios) devemos reagir! É tempo de fiscalizar (muito) e denunciar (sempre)! É tempo de botar, na rua, o 'Bloco da moralidade pública', com comissão de frente, adereços e "fantasia de justiceiro" (com figurinos originais, criativos e impactantes). Neste quesito, importa ridicularizar os corruptores e corruptos! Vale lembrar a expressão latina: "Ridendo castigat mores = Rindo, castigam-se os costumes!".
Professora
COMENTÁRIOS


DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Opinião Econômica: Pra frente, Brasil! Opinião econômica: 10 milhões A importância de investir em Gestão de Conhecimento Por que os empreendedores precisam fazer gestão?

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo