Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 25 de Janeiro de 2016 às 15:22

Onda atípica de frio mata mais de 60 na Ásia

 A woman rides a tricycle on a road at Tuntou village, on the outskirts of Shijiazhuang, Hebei province on January 22, 2016. Schools have been suspended and emergency workers put on standby in China as the country braces for historically cold weather, including 30-year lows in places, the government and state media said on January 21. The National Meteorological Center predicted temperatures would drop up to 10 degrees Celsius across much of the country over the next four days, according to a statement on its website.  AFP PHOTO / FRED DUFOUR

A woman rides a tricycle on a road at Tuntou village, on the outskirts of Shijiazhuang, Hebei province on January 22, 2016. Schools have been suspended and emergency workers put on standby in China as the country braces for historically cold weather, including 30-year lows in places, the government and state media said on January 21. The National Meteorological Center predicted temperatures would drop up to 10 degrees Celsius across much of the country over the next four days, according to a statement on its website. AFP PHOTO / FRED DUFOUR


FRED DUFOUR/AFP/JC
Uma onda incomum de frio no Leste da Ásia deixou, até o momento, mais de 60 mortos, interrompendo o serviço de transporte em Taiwan, Japão e China. Na cidade chinesa de Guangzhou, que possui um clima tropical, nevou pela primeira vez em quase 50 anos.
Uma onda incomum de frio no Leste da Ásia deixou, até o momento, mais de 60 mortos, interrompendo o serviço de transporte em Taiwan, Japão e China. Na cidade chinesa de Guangzhou, que possui um clima tropical, nevou pela primeira vez em quase 50 anos.
A temperatura na capital de Taiwan, Taipei, caiu para 4 graus o menor nível em 16 anos , matando 57 pessoas, a maioria idosos. A frente fria também deixou nove centímetros de neve em Taipei no sábado.
A maioria das casas em Taiwan, que possui um clima subtropical, não têm aquecimento central, e o frio tem causado problemas de coração e falta de ar em muitas das vítimas. Normalmente, as temperaturas em Taipei ficam em torno de 16 graus em janeiro, de acordo com o centro de Meteorologia de Taiwan.
Na China continental, a maioria das regiões enfrentou o clima mais frio em décadas no fim de semana. Ao Sul, a cidade tropical de Guangzhou viu neve pela primeira vez desde 1967. O frio levou a pelo menos quatro mortes, de agricultores que foram asfixiados por monóxido de carbono quando tentavam se aquecer em uma estufa de plástico, disse a Agência de Notícias Xinhua. No Japão, a neve pesada matou cinco pessoas no fim de semana.
A onda de frio coincidiu com a maior época de viagens, que dura cerca de 40 dias, em torno do dia do Ano-Novo Chinês, interrompendo a movimentação de carros, voos e trens. Mais de 11 mil passageiros ficaram presos no aeroporto de Kunming na província de Yunnan, ao Sul da China.
As temperaturas no final de semana, entre 6 e 8 graus, ficaram abaixo do nível médio histórico, de acordo com a Xinhua. A previsão do National Meteorological Bureau era de que as temperaturas no Sul chinês deveriam ficar em 3 graus ontem.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO