Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 12 de Janeiro de 2016 às 22:17

Marelli assume controle da moveleira Ingecon

 Ingecon - Parque Fabril crédito divulgação Ingecon

Ingecon - Parque Fabril crédito divulgação Ingecon


INGECON/DIVULGAÇÃO/JC
A Marelli, fabricante de mobiliário corporativo, com sede em Caxias do Sul, adquiriu 54% da Ingecon Móveis Comerciais, de Canoas. O anúncio da compra, concretizada em 16 de dezembro, mas negociada ao longo de todo o segundo semestre do ano passado, foi feito na segunda-feira, dia 11, aos funcionários da Ingecon e ontem ao mercado.
A Marelli, fabricante de mobiliário corporativo, com sede em Caxias do Sul, adquiriu 54% da Ingecon Móveis Comerciais, de Canoas. O anúncio da compra, concretizada em 16 de dezembro, mas negociada ao longo de todo o segundo semestre do ano passado, foi feito na segunda-feira, dia 11, aos funcionários da Ingecon e ontem ao mercado.
Com esse movimento, a Marelli expande seus negócios alinhada com o projeto de crescimento acelerado anunciado com a entrada da gestora de recursos NEO Investimentos, no final de 2014. "Também vamos diversificar nosso mercado", acrescentou Rudimar Borelli, acionista e presidente da Marelli, ao comentar a atuação da Ingecon no segmento de soluções mobiliárias comerciais para redes varejistas. O valor do negócio não foi informado.
Borelli destacou que o até então controlador, Elvio Passos, terá 46% do capital e continuará com função operacional da empresa, que ganhará um CEO, Rafael Müssnich. As decisões serão tratadas no Conselho de Administração do grupo Marelli, do qual fazem parte os três acionistas e fundadores, um representante e acionista da NEO Investimentos e dois conselheiros contratados. "Vamos levar para dentro da Ingecon várias ferramentas e sistemas de gestão que são sucesso na Marelli", observou.
De acordo com Borelli, a aproximação das duas empresas se deu a partir da necessidade da Ingecon de ter uma gestão profissional, já que o então sócio controlador não tinha sucessor. "A associação também representa aporte de recursos, expertise e governança corporativa para sustentar e acelerar o crescimento da controlada", assinala.
A Ingecon, com 29 anos de presença no mercado, tem parque fabril de 12 mil m2 de área construída em Canoas e emprega em torno de 270 funcionários. Entre seus clientes estão Renner, Zara, Paquetá, Coppel, Marisa e Tramontina.
Com a entrada da Marelli no negócio, a intenção é duplicar o tamanho da empresa canoense nos próximos três anos a partir da utilização de novas ferramentas e sistemas de gestão e da aplicação de melhorias de processos. Para este ano a meta é de crescimento de 30% sobre o resultado de 2015, que já foi de alta. "A Ingecon, ao longo do ano passado, fez uso de horas extras para atender as demandas", lembrou Borelli. O presidente da Marelli também anunciou que, ainda, neste semestre, a controlada terá sua primeira loja no exterior, em Assunção do Paraguai, dentro do programa de expansão de mercados na América Latina.
Ao contrário da Ingecon, a Marelli fechou o ano passado com redução de 20% no seu faturamento, que ficou em R$ 140 milhões. O principal recuo se deu no segmento público, que representa 40% da receita. Para 2016, a expectativa é de crescer 15% sobre o ano passado (sem considerar os ganhos com a Ingecon), impulsionado, principalmente, pela atividade corporativa. Mesmo com a queda na receita, Borelli destaca que a empresa pagará, aos seus 200 funcionários, participação nos resultados. "Será menor do que em anos anteriores, mas conseguimos, com medidas de ajustes, manter rentabilidade positiva", anunciou. A marca está presente no Brasil e América Latina com uma rede de mais de 40 lojas exclusivas.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO